segunda-feira, 17 de março de 2014

Um nariz vermelho grandão

Na época de modernidade e comodismo em que vivemos , com iPhones , androides , facebook , twitter e outras coisas afins , os mais jovens mal sabem o que algo chamado CIRCO e , especialmente ,sobre aqueles que talvez sejam a alma de um espetáculo circense : OS PALHAÇOS . Já houve época em que a chegada de um circo a cidade , principalmente do interior , gerava comoção na pequena comunidade local e palhaços como ARRELHIA e CAREQUINHA , com todas as suas traquinagens , eram ídolos da criançada . Artistas como o cantor e dramaturgo OSWALDO MONTENEGRO e os saudosos TRAPALHÕES inspiraram-se nos espetáculos circenses , especialmente nos palhaços e esse é o tema da crônica de hoje de JURA ARRUDA , que rememora um pouco de sua infância . CONFIRA : "Ele subiu no picadeiro e de pronto tropeçou . Foi a primeira vez que ri de um palhaço . E a essa risada seguiram-se outras e tantas que eu mal podia respirar . Eu não devia ter mais do que oito anos . O palhaço era o Torresmo ( FOTO ABAIXO ) e seu bordão 'Assim eu não aguento' . Logo depois o vi na tv Bandeirantes fazendo dupla com Pururuca , que na vida real era seu filho . ( FOTO ABAIXO ) Desde então minhas idas ao circo ignoravam trapezistas , leões , mágicos e malabaristas . Eu ia ao circo mesmo para ver o palhaço . Recentemente assisti a um espetáculo incrível no Circo du Soleil , ( FOTO ABAIXO ) uma perfeição ! As cores , os movimentos , as músicas . Sem dúvida , o maior espetáculo da Terra ! Mas eu gostei mesmo , mais que tudo , das apresentações dos palhaços . O nome palhaço surgiu na Itália , vem de paglia , que significa palha , material de que eram feitos os colchões . A roupa do palhaço era feita com esse material : um tecido listrado , forrado com palha nas partes mais salientes do corpo , que amenizava as quedas . Ele era um colchão ambulante . Um palha ! ( GRAVURA ABAIXO ) Há outra denominação , vinda do inglês : clown . Para os teóricos , não se trata da mesma coisa . Veja essa definição de palhaço encontrada na internet : ' O palhaço é lírico , inocente , ingênuo , angelical e frágil . O palhaço não interpreta , ele simplesmente é . Ele não é uma personagem , ele é o próprio ator , expondo seu ridículo , mostrando sua ingenuidade .' Quem não tem em mente a imagem do palhaço que chora ? Que por trás da maquiagem sofre , sem contudo , deixar de expressar alegria ? Na Idade Média , quando ' o teatro teve um grande problema com a Igreja Católica no poder ( GRAVURA ABAIXO ) e a maioria dos teatros foram fechados , os artistas tomaram as ruas (.....) Enquanto os bobos da corte faziam suas graças para não perderem a cabeça , ( GRAVURA ABAIXO ) os artistas de rua faziam as suas para não morrerem de fome ' . ( trecho extraído da Wikipédia ) ( NA GRAVURA ABAIXO , DOIS MENESTRÉIS DA IDADE MÉDIA SE APRESENTANDO ) Chegamos ao século 21 e a figura do palhaço está cada vez mais viva em nossa cultura , ainda que haja menos circos visitando nossas cidades . Hoje o palhaço ganhou as ruas , o teatro , a tv e o cinema . Selton Mello interpretou com precisão um palhaço bobo e apaixonado no cinema . ( FOTO ABAIXO ) Em Joinville há vários artistas adotando a linguagem . A Cia . Cheios de Graça vem trabalhando em um novo espetáculo chamado 'Cosquinhas por favooor ' . ( FOTO ABAIXO ) Fui convidado para escrever a dramaturgia do espetáculo . Aceitei sem pensar . Vou precisar me aprofundar em diversas teorias , na essência do palhaço , e , acima de tudo , rever meus palhaços de infância , encontrar-me com Torresmo e Pururuca e resgatar o menino que ria deliciosamente . Afinal , quem de nós já não se encantou com a figura colorida e atrapalhada de nariz vermelho grandão ? Ao escrever serei eu também um palhaço e meu sonho se realizará . "

Um comentário:

  1. Caro amigo Luciano, lembrei hoje dos Palhaços Torresmo e Pururuca e ao pesquisar no Google encontrei sua postagem. Muito legal o seu texto, parabéns. A minha lembrança dos queridos artistas foi devido uma conversa em família, relembrando a infância, e acabamos falando deles.Eu morei durante 30 anos (1958 quando nasci, a 1988), na Av. Edú Chaves, no famoso bairro Jaçanã, na capital paulista. A poucas casas da minha havia uma residência onde moraram o Grande Ator Procópio Ferreira e sua filha Bibi Ferreira. Posteriormente essa residência foi o lar também de Brasil José Carlos Queirolo e seu filho Brasil João Carlos Queirolo, mais conhecidos como os fabulosos Palhaços Torresmo e Pururuca. A criançada ficava toda animada quando Torresmo saía de casa a bordo de seu Ford preto (acredito que ano 1928), porém sempre sem a maquiagem característica do grande Palhaço.
    Lembro que o carro, impecável e brilhante, tinha alguns avisos por dentro: "NÃO TOQUE NOS VIDROS". E todos obedeciam, ninguém ousava encostar a mão naquele magnífico automóvel.Isso foi em meados dos anos 1960, infelizmente não sei precisar a data correta, mas é uma lembrança eterna de todos com quem ainda tenho contato.
    Um grande abraço a você e parabéns novamente pela publicação.
    Benjamim Santos
    São José dos Campos

    ResponderExcluir