quinta-feira, 13 de março de 2014

Histórias do Hilton...............Meu testamento

O leitor do ALAMEDA CULTURAL já percebeu que todos os textos de HILTON GORRESEN são cheios de bom humor e leveza , porém desta vez o que veremos é uma retrospectiva da vida de alguém do alto dos seus 68 anos , com doses de filosofia , poesia , saudade , um tanto de indignação e muita emoção . CONFIRA : "Acabei de fazer meu testamento . Não pretendo deixar esta vida tão cedo , mas a gente deve se prevenir , não se sabe o que pode acontecer . Um motorista imprudente , uma bala perdida , um leitor descontente ..... Deixo para os filhos todos os livros , filmes , revistas , CDs de música , arquivos na internet , um livro inacabado e centenas de textos publicados . ( ABAIXO , FOTO DE HILTON GORRESEN E DA CAPA DE UM DE SEUS LIVROS ) Ao que parece , não gostaram muito da herança . Pombas , tirando os expurgos e as doações feitas a bibliotecas , aí está o patrimônio de toda uma vida . Anos e anos de revirar livrarias , sebos , de procurar edições quase inexistentes ; de alegrias , surpresas , decepções ; de buscar na internet , achados em viagens , até livrarias da França ( FOTO ABAIXO ) e da Espanha ( FOTO ABAIXO ) entraram com sua parte , primorosos álbuns e histórias em quadrinhos . Gibis da década de 1950 , ( FOTO ABAIXO ) filmes que alguém se lembrou de gravar da saudosa 'Sessão da Tarde ' . Aquele livro ou aquele filme que passou pela minha juventude . Grandes ícones do cinema . ( ABAIXO , FOTO DE ROCK HUDSON , UM DOS GRANDES ASTROS DO CINEMA NORTE-AMERICANO NAS DÉCADAS DE 40 E 50 ) Cantores da era de ouro do rádio . ( ABAIXO , FOTO DO CANTOR ORLANDO SILVA ) Coisas que não mais se encontram nem com a lanterna mágica de Diógenes . Talvez o destino disso tudo seja um sebo . Mas meus bens não se resumem nisso . Deixo o ouro de minhas lembranças . Deixo o espaço da porta de casa até a amplidão do mundo . A imensidão de quilômetros quadrados que trago nos pés , o tempo de construção do conhecimento a partir das primeiras leituras . Deixo o que deixei de fazer , o vazio das mãos , as opções equivocadas , as confianças traídas , a decepção pelas impunidades . Deixo a saudade de mim mesmo , daquele garoto magro , tímido , esperançoso do futuro . As árvores em que me balancei , as trilhas que segui , as peladas que joguei , os amores que não tive . A luta inútil contra o tempo . Deixo também a saudade dos tempos que não vivi , dos cavaleiros da Idade Média , dos mosqueteiros do rei de França , de algum lugar no passado , onde talvez tivesse encontrado a bela jovem de espartilho , vestido longo ,e cabelos em coque . Deixo a inércia de minha geração , permitindo que a ética e a honestidade se desvanecessem por entre seus dedos , criando um mundo no qual se plasmou o avesso da dignidade , em que o interesse pessoal suplanta os bons princípios . Deixo minha inútil indignação em posts , mails , páginas , tabuletas , outdoors , tambores , sinais de fumaça . Esse mundo já não me pertence . Deixo aquilo que nunca tive (mas que está em aberto para os que ficarem ) : fama , poder e fortuna - com a ressalva de que nunca deles necessitei e que não são necessários para se viver . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário