segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Bom Dia , Dona Cultura !

Qual foi a sensação que você teve ao ouvir pela primeira vez aquela sua música preferida ? Que reação teve ao assistir , pela primeira vez ,  o seu filme favorito ? Qual livro , até hoje , mexeu com você ?  Com raríssimas exceções , todos são atraídos por alguma forma de arte e se fossem esses "malucos beleza"  chamados artistas , o mundo seria chato e mais cinzento e triste do que já é . Geralmente confunde-se ARTE com CULTURA , quando o significado desta última palavra é bem amplo e engloba todo o conjunto de crenças , tradições e maneira de pensar e ser  de um povo , o que acaba influenciando a arte . E é sobre CULTURA que a crônica de hoje ,  de autoria do jornalista ROBERTO SZABUNIA , aborda . UM DETALHE IMPORTANTE : o veterano jornalista cita este modesto blog em seu texto..........CONFIRA :

"Dona Cultura , de todos os sobrenomes é uma senhora já veterana , nascida nos primórdios da humanidade desde que um hominídeo batucou um tronco caído utilizando como baqueta um fêmur petrificado - ou tamborilou a cabeça do companheiro ao lado , como uma das cenas iniciais de ' História do Mundo - Parte 1 ' ( FOTO ABAIXO )  , produção de 1981 do cineasta Melvin Kaminsky  , mais conhecido como Mel Brooks ( aliás , ele ainda nos deve a parte 2 ) .



 Testemunha cada vez mais viva da irmã História  , dona Cultura jamais envelhece . Não como o curioso caso de Benjamin Buton ( David Fincher , 2008 ) , que nasce idoso e morre bebê ( FOTO ABAIXO  )  .



 A idade da cultura tem ciclos que vêm e vão , levando-a de menina a adolescente ; de senhorita a senhora , de matrona a vovó  ; e de novo à flor da idade . Fica às vezes escondida , temerosa de ataques  à sua integridade , nas chamadas eras das trevas  - e também em lugar onde se torna frágil e indefesa frente à truculência de déspotas e de  radicais  e extremistas políticos e religiosos .



 Mas jamais esteve ela , dona Cultura , à beira da morte . Sempre conta com defensores , de variados matizes . De heróis anônimos a exaltados baluartes desfraldando estandartes , passando por pelotões seguindo a fanfarra e multidões em algazarra , Cultura tem mais aliados do que detratores .

 Entre os incontáveis soldados dessa pacífica armada , saúdo desde Margit Gneiding  , que no distante 1969  me recebeu  , ginasiano do São José , na recém inaugurada biblioteca pública de Rio Negrinho ( FOTO ABAIXO )



 e me apresentou o universo de Júlio Verne . Saúdo , neste contemporâneo 2014 , Luciano Oliveira Borges , criador do blog ALAMEDA CULTURAL ( festacultural . blogspot . com . br ) . Trata-se , explícito no nome , de mais um espaço para a divulgação das atividades da dona Cultura  , suas andanças pela cidade , as novidades que traz , as pessoas que compõem seu amplo ciclo de amizades ( dela , dona Cultura ) . Vejo-a , acenando diariamente  o citado blog , além de diversos outros de mesmo matiz , vejo dona Cultura num daqueles ciclos juvenis , esbanjando vitalidade e trabalhando febrilmente dia e noite . Em suas manifestações a amiga Cultura abre seu enorme e colorido leque - como aqueles que nossas artistas produziam no ateliê da Companhia Hansen , com a marca Minueto .



 Acesse o blog do Luciano , caro leitor e prezada leitora , e certifique-se do vigor da menina -moça Cultura por estas bandas .



 Aproveitando o tema cultural , convido o leitor e a leitora a visitar o site livronauta .com .br . Trata-se de um sebo virtual , talvez um dos maiores  e mais variados do país . Hoje ( quarta-feira , quando escrevo )  , por exemplo , um exemplar de 'São Bernardo'  , de Graciliano Ramos , está por três míseras pilas .



 Já que falei em sebo , não deixe de dar uma circulada pelos estabelecimentos reais da cidade . Ali , as boas ofertas vêm acompanhadas pelo inconfundível  cheirinho de livro usado . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário