sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Viagem Musical : Elton John Brasileiro

Parece brincadeira , mas não é : ao criar o piano , em 1709 , o italiano BARTOLOMEO CRISTOFORI ( 1665- 1731 )  pretendia criar um novo tipo de harpa ! ( ele chamava o piano de harpa com martelos ) . Com um poder quase que magnético sobre o público , o instrumento exige não "apenas" talento mas também disciplina e dedicação . E entre essas seletas pessoas que tocam o clássico instrumento estão GUILHERME ARANTES , nascido no tradicional bairro paulistano de Bela Vista em 28 de julho de 1953 . Filho de um médico que tocava cavaquinho nas horas vagas , com apenas 4 anos de idade ele aprendeu a tocar não apenas esse instrumento mas também bandolim . Típico caso de talento precoce , começou a tocar piano com  6 anos de idade e já aos 15 anos era músico profissional ! Em 1974 o rock brasileiro ainda estava à procura de uma identidade e engatinhava , quando ele , CLÁUDIO LUCCI  e mais um grupo de amigos formaram a banda de rock MOTO PERPÉTUO , fortemente influenciada por bandas inglesas como GENESIS e YES  . Com Guilherme Arantes no vocal e no teclado , a banda gravou um disco naquele mesmo ano , sem causar grande repercussão ( a banda retornaria em 1981 , com uma formação diferente e com Guilherme Arantes participando de 5 músicas do disco SÃO QUIXOTE , lançado naquele mesmo ano ) .



 Com o fim da banda , em 1975 , Guilherme teve que seguir o seu próprio caminho e no seguinte gravaria seu primeiro disco solo  e emplacasse também seu primeiro sucesso : OUTRO MUNDO E NADA MAIS , parte da trilha sonora da novela ANJO MAL , da TV Globo . Foi também a primeira das 33 músicas que o cantor gravou até hoje para trilhas sonoras de novelas e especiais infantis , quase todos para a TV Globo , incluindo  3 músicas para a trilha sonora do filme GAROTA DOURADA , de 1983 . Entre 1981 e 1990  viveu o grande momento de sua carreira , emplacando sucessos como DEIXA CHOVER , JEITO LEGAL , CHEIA DE CHARME , UM DIA  UM ADEUS e HERÓIS . De lá para cá o cantor tem se envolvido em vários projetos experimentais como um disco apenas de músicas que o influenciaram na adolescência ( o disco CLÁSSICOS , de 1995 ) ; um disco em que todas as músicas são tocadas ao piano , tendo sua filha mais velha , MARIETTA , como cantora ( NEW CLASSIC PIANOS SOLOS , de 2000 ) e até mesmo um rap , TRIBUTO ( presente no disco LÓTUS , de 2007 , e uma homenagem a grandes músicos negros ) . Em 1981 , o auge : concorrendo no saudoso festival de música , promovido pela TV Globo , teve a sua música PLANETA ÁGUA  ovacionada e aclamada pelo público . A música venceu o festival ? Errado , a vencedora foi a hoje esquecida música PURPURINA , da cantora e atriz LUCINHA LINS .........



 Além de piano e teclado , Guilherme toca dois instrumentos raros  : órgão e cravo . Compositor competente , teve músicas de sua autoria gravadas  por grandes nomes da música brasileira , como ROBERTO CARLOS , ELIS REGINA , CAETANO VELOSO e EMÍLIO SANTIAGO . Em 40 anos de carreira já gravou 27 discos ( quatro ao vivo ) e participou  de 18 músicas com outros cantores ou bandas , como BARÃO VERMELHO e 14 BIS . Radicado na Bahia desde 2000 , tem na cidade baiana de Jacuípe um estúdio-pousada , chegando a gravar dois discos lá ( LÓTUS e CONDIÇÃO HUMANA , de 2013 ) . Um dos vídeos postados há pouco é o clipe de AMANHÃ , presente no disco COM A CARA E A CORAGEM , de 1978 . OUÇA O ELTON JOHN BRASILEIRO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário