segunda-feira, 11 de agosto de 2014

É Calor Do Mês de Agosto

O ano de 1582 marcou o início de uma nova era , literalmente .........naquele ano , por determinação do papa Gregório XIII foi criado o  calendário que hoje seguimos , em substituição ao velho e impreciso calendário juliano , em vigor desde o ano 46 a.C  e criado pelo imperador romano JÚLIO CÉSAR . O mês de agosto , porém , é mais antigo até do que a própria Igreja Católica : ele era o sexto mês do calendário juliano e seu nome era SEXTILIS ou SEXTIL e já contava com 31 dias . No ano 8 várias modificações  foram feitas  no calendário  , a mando do então imperador CÉSAR AUGUSTO e em sua homenagem o mês SEXTIL passou a  ter o nome de AUGUSTUS . Tragédias , como o soterramento da cidade  romana de POMPÉIA pelas larvas do vulcão VESÚVIO , a NOITE DE SÃO BARTOLOMEU ( massacre de protestantes franceses , chamados de huguenotes , em 1572 ) e o suicídio do presidente GETÚLIO VARGAS e , ainda , a morte de personalidades como ELVIS PRESLEY , a atriz MARLIN MONROE e o ex-presidente JUSCELINO KUBTSCHECK  deram ao mês de agosto uma fama de mês do azar . Na crônica de hoje o jornalista ROBERTO SZABUNIA  desmente a essa má fama e nos dá uma verdadeira aula de História . CONFIRA :

"Tá, tá , tá ! Já olhei o calendário quando estava escrevendo , sei que hoje é dia 31 de julho . Mas amanhã é 1 de agosto , oras.......Podia escrever sobre dezembro , ou maio.........É o meu nome e minha fuça que estão ali encima , então o espaço é meu e escrevo sobre o que quiser . Como dizem lá na Ilha , ' quéich , quéich , não quéich , dich ' .

 Ei , não saia daí ! Tô brincando , não sou tão ranzinza - aliás , não sou nem um pouco . Só utilizei um linguajar meio azedo pra mostrar como é desagradável a velha cantilena do ' agosto , mês do desgosto ' , ' mês  do cachorro louco ' ,



 tempo de urucubaca , azar e o escambau . Os detratores logo vêm brandindo as efemérides do mal , com as tantas coincidências a deixar o pobre agosto realmente desgostoso . Ora , diremos nós , quer dizer que os outros onze períodos são inocentes ? Nada de mal , amargo , azedo , trágico , etc......aconteceu de janeiro a julho e de setembro a dezembro ? Em tantas centenas de séculos de história , só o visado do agosto é que se ferra ?

 Olhemos a parte , existente em contrapartida ao que não é bom em todos os meses do ano . Pergunte a um suíço ou descendente , se o mês de agosto já não começa com bons motivos para entornar uma caneca de chope . O Dia da Suíça ( FOTO ABAIXO )  é 1 de agosto - e nem entro em detalhes , pois a edição de amanhã trará matérias sobre o assunto .



 Sabe o aconteceu no dia 3 de agosto de 1492 ? Foi a gênese de nossa denominação de ' americanos ' , quando a frota de Colombo zarpou da costa espanhola - continua no dia 12 de outubro . ( ABAIXO , GRAVURA DA CHEGADA À AMÉRICA )



 No dia 6 , nossos vizinhos bolivianos é que comemoram a independência ( GRAVURA ABAIXO )  , conquistada em 1825 .

 


 Todo aquele que não vive mais sem internete tem um bom motivo para estourar um espumante no mesmo dia 6 . Pois foi nessa data , em 1991 , que Tim Berners Lee ( FOTO ABAIXO )



 distribuiu documentos descrevendo suas ideias sobre uma tal rede mundial ( é o www , meninos ) .

 No dia 10 é a vez do Equador comemorar seu grito de independência . ( GRAVURA ABAIXO )



 E o que mais tem nesse dia ? Ora , neste ano é o segundo domingo de agosto , dia de dar aquele abraço no papai - e , claro , ganhar mimos da filharada .

 O que mais ? Dia Mundial da Juventude , 12 de agosto . Fim da Segunda Guerra , dia 15 . Dia 16 , coloque ' Kiss Me Quick '  ou ' Love Me Tender ' na vitrola e relembre Elvis 9 ele morreu em 1977 ) .

 Dia do Cortador de Cana ! É , tem esta comemorativa , é 12 de agosto . Nesse dia , ao tomar um mercedinho no final da tarde , brinde aos profissionais que fizeram o trabalho pesado para você , agora , se deliciar com essa caninha .



 Enfim , paremos aqui e  deixemos ao leitor continuar a pesquisa e ver como agosto tem comemoração . Todo mês tem , depende de nós torna-los agradáveis .

 E agora , peque aquele disco do Chitão e Xororó e ouça ' Terra Tombada ' - não se atenha às queimadas  , elas são apenas o poema de fundo pro poema de amor .

 ' É calor do mês de agosto ........'  "

Nenhum comentário:

Postar um comentário