sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Viagem Musical : Elegância

Existem certos cantores que criam uma marca registrada , reconhecida até mesmo por quem não é fã de seu trabalho . ELVIS PRESLEY , religioso e solitário , se transformava completamente no palco e com seu rebolado  marcou uma nova forma de fazer show e escandalizou a conservadora sociedade norte-americana da década de 50 ; FREDDIE MERCURY , além da imensa genialidade , tornou-se conhecido por sua teatralidade e extravagância  ; RAUL SEIXAS , por sua irreverência e jeito "maluco beleza" de ser ; TIM MAIA , pelo exagero , em todos os sentidos ............O personagem de hoje tem como sua marca a elegância , tanto no modo de se vestir e de ser  quanto em seu próprio trabalho artístico .

 BRYAN  FERRY nasceu na pequena cidade inglesa de Tyne and Wear  , em 26 de setembro de 1945 , e se não fosse por um de seus ex-colegas de  curso de belas artes , hoje provavelmente seria um modesto professor de cerâmica.......Corria o ano de 1970 e Bryan e seu ex-colega  GRAHAM SIMPSON descobriram que tinham vários gostos em comum . Então , por que não formar uma banda ? A eles se juntariam o tecladista BRIAN ENO , o flautista ANDY MACKAY , o  baterista PAUL THOMPSON  e o guitarrista PHIL MANZANERA  para formar em junho de 1971 a ROXY MUSIC . A banda tinha como uma de suas marcas registradas a elegância de seus membros ao se vestir e da próprias músicas . Suas letras abordavam temas como lirismo , futurismo e nostalgia e a banda foi uma das pioneiras no gênero new wave , um tipo de rock mais suave e próximo do pop .



 Em 1983 a banda chegou ao fim após ter gravado 9 discos , um deles ao vivo ( em 2001 a banda retornaria ) e ter mudado de formação diversas vezes . Antes mesmo do seu fim , Bryan já seguia carreira solo  ( assim como vários membros da banda )  , com o seu primeiro disco sendo lançado em 1973 , com o nome de THESE FOOLISH THINGS . O disco tinha covers de BEATLES , ROLLING STONES e BOB DYLAN . O grande sucesso da carreira de Bryan viria em 1985 , com a música SLAVE TO LOVE , presente no disco BOYS AND GIRLS . A música foi tema do casal interpretado por KIM BASINGER e MICKEY ROURKE  no filme NOVE EMEIA SEMNAS DE AMOR .



 Bryan retornaria para o posto de vocalista da  Roxy Music com o próprio retorno da banda em 2001 e entre seus trabalhos solos mais recentes merece destaque o disco DYLANESCA , de 2007 , e que como o próprio nome já indica  faz uma homenagem a Bob Dylan . Um dos vídeos postados há pouco é o clipe de SLAVE TO LOVE . VIVA A ELEGÃNCIA !



Nenhum comentário:

Postar um comentário