segunda-feira, 18 de abril de 2016

Som de Joinville : Amém !

Ah se todos pudessem se dedicar de corpo e alma às suas reais vocações e paixões , imagine o quão diferente seria a humanidade !

 Em um país que lamentavelmente despreza a cultura e a considera " um artigo de perfumaria " viver exclusivamente de arte é algo restrito a alguns raros privilegiados .......Formada e exercendo a profissão de designer gráfico , o respeitável perfil da joinvilense MÔNICA POSSEL( ABAIXO )  por si só já responde qual é a sua real e grande vocação :

 formada ( ABAIXO )  em canto erudito , ex-soprano dos corais  da ORQUESTRA CIDADE DE JOINVILLE e da UNIVILLE ( chegou a gravar o segundo CD desse último coral na condição de  solista ) , soprano do coro de câmara da escola de música VILLA LOBOS  da Casa da Cultura de Joinville , professora de canto e atualmente também professora de canto e tendo aulas de piano erudito com uma excelente profissional , KARINA MENEZES , da Escola de Teatro Balé Bolshoi .......

Outra grande paixão de Mônica é a MODA e ainda na época da faculdade ela criou um blog a respeito de design , música ( especialmente rock ´n roll ) e moda : deu tão certo que ela o mantem até hoje , tendo parcerias , inclusive com a MTV britânica ! Certa vez durante uma entrevista para a jornalista LUDMILA GUIMARÃES não só a respeito de seu blog como também de sua carreira musical e suas visões como artista , Mônica ( ABAIXO ) , quando indagada a respeito a respeito do cenário do rock alternativo em terras de Dona Francisca , deu a seguinte resposta :

 " O cenário aqui é bem escasso, tanto é que tive que criar o blog para conseguir pesquisar as tribos, pois aqui as tribos urbanas são pouco vistas. Para quem quiser começar algum negócio alternativo aqui, precisa de muita força de vontade, pois até existem as tribos, porém são tímidas com relação a fazer movimentos na cidade e região. " ......

Coube a própria Mônica - muito bem assessorada pelo baixista GEAN CARLOS SOUZA , pelo tecladista JEAN CARLOS DOS ANTOS ,  pelo baterista TIAGO MELLO e pelo guitarrista CADU PUCCINI - dar uma contribuição para mudar essa pasmaceira : em 7 de novembro de 2013 eles formaram a banda HAMEN ( ABAIXO - atualmente a tecladista ALESSANDRA NUNES , que entrou no lugar de Jean Carlos dos Santos , e ALEXANDRE LAMIM , que toca guitarra-base  também fazem parte da banda )  ,

 uma brincadeira sonoro-gramatical com a antiga palavra hebraico-religiosa e também uma referência a uma banda a qual Mônica faz parte no início de sua carreira . Devemos confessar uma coisa : custamos a acreditar se tratar de uma Joinville ......

No fim de 2014 , depois de cerca de um ano de trabalho ,a banda ( ABAIXO )  já havia praticamente concluído o seu primeiro disco , chamado de ALTAR e que além da música-título tem apenas mais 3 outras músicas : 

trata-se de um minidisco no qual as 4 músicas se complementam e contam partes de uma mesma história , ou seja , uma pessoa ( ABAIXO ) que vive forte crise existencial ( essa pessoa vive um dilema entre os seus lados egocêntrico e melancólico )  e com as letras das músicas tendo interessantes mensagens filosóficas , reflexivas e existencialistas . ( Huuuummmm.........)

       As gravações aconteceram no ESTÚDIO RASTROS ( ABAIXO ) , tiveram a produção de Gean Carlos Souza e como a banda está longe dos grandes centros , segue um trabalho completamente autoral e independente ,

 cada um de seus membros teve que fazer de tudo um pouco durante a produção do disco : a cantora ( ABAIXO )  , por exemplo , foi responsável pelas letras , melodias e arranjos das músicas .

Embora o disco só viesse a ser oficialmente lançado em um show ( ABAIXO )  realizado no LET IT BE PUB - localizado na Via Gastronômica - em 2 de agosto de 2015 ( parte da distribuição dos disco foi feita pela gravadora SONY MUSIC ) , 

a música ALTAR foi lançada em 18 de dezembro de 2014 e , conectada com a modernidade , a banda tornou possível ouvir e baixar essa música via GooglePlay , iTunes e outros programas sites e programas musicais da internet , como DEEZER e SPOTIFY . Também em março de 2015 já era possível assistir ao clipe da música no Youtube : o vídeo ( ABAIXO )  é de autoria de MICHEL RIBEIRO , da DP1 Filmes , e foi feito ainda durante as gravações do disco .

 E se lhe dissermos que essa banda é de HEAVY METAL ? " Um bando de cabeludos loucos e drogados , mexendo as suas cabeças com vastas cabeleiras e tocando de maneira distorcida músicas barulhentas e de letras ininteligíveis "....... essa é a visão - DETURPADA - que muitos têm desse gênero do rock , ( ABAIXO , UM DE SEUS GRANDES ÍCONES : A BANDA BRASILEIRA "SEPULTURA " ) 

pois a banda joinvilense prova o contrário : trata-se de um tipo de heavy metal mais bem elaborado e trabalhado e com fortíssimas influências das músicas clássica , erudita , sinfônica e rock progressivo , tendo ainda por cima o luxuoso privilégio de ter a poderosa voz de soprano de Mônica ( ABAIXO ) ........

Como os bons bebem nas grandes fontes , uma das grandes inspirações da Hamen é a mitológica banda inglesa QUEEN , capitaneada pelo saudoso e genial show man  FREDDIE MERCURRY ( 1946 -1991 - ABAIXO  ) e que fazia com maestria a fusão do clássico e erudito com o rock ( a icônica opereta BOEHMIAN RAPHSODY é o maior exemplo disso ) .

 A Hamen também pensa grande e mira o mercado estrangeiro : por inciativa da revista britânica TERRORIZER MAGAZINE ( uma das autoridades mundiais quando o assunto é heavy metal ) , em parceria com a METAL MILITIA WEB RADIO ( rádio brasileira on line voltada a esse gênero musical ) , organizou e produziu um disco com músicas de 10 bandas de destaque  brasileiras e 4 bandas do México , Colômbia e Panamá ( sim , lá também existe heavy metal ! ) , com a Hamen ( ABAIXO )

 tendo a honra de participar através da música LAST DOUBT ( uma das músicas de seu minidisco ) . O CD foi lançado em março de 2015 , juntamente com a edição daquele mês da revista britânica ( ABAIXO )  .

Vida longa ao Hamen ( ABAIXO ) e a outras bandas joinvilenses autorias e independentes ! No vídeo de hoje os privilegiados leitores do ALAMEDA CULTURAL  terão a oportunidade de conferir um pouco do talento da banda joinvilense no clipe da música ALTAR .......VALE A PENA  CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário