quinta-feira, 21 de abril de 2016

Terra Nostra

A informação a seguir é da série " COISAS QUE EU NÃO SABIA QUE EXISTIA E QUE NÃO FAZIA A MÍNIMA IDEIA QUE EXISTIAM " : em razão de um convênio entre a Secretaria de Educação de Joinville , o Centro Di Cultura Italiana Paraná -Santa Catarina e o Circolo Italiano Di Joinville firmado em 2003 , a partir do ano seguinte o ENSINO DE ITALIANO passou a fazer parte da grade curricular das escolas públicas municipais de Joinville , tendo sido inicialmente ministrada por 20 professores em 12 escolas para 250 alunos........

Em uma cidade que faz questão de manter a velha imagem de " cidade germânica "e que é tão dita e repetida , praticamente como se isso fosse um mantra  -  apesar do expressivo número de imigrantes de outras regiões da Europa bem como de várias regiões tanto do Estado quanto do Brasil -a presença e a importância de outras etnias no processo de construção e formação da população de Joinville acabam sendo ofuscados e até ignorados e  informações como essa chegam a causar espanto .

 Para surpresa ainda maior , inclusive para quem é de origem italiana , a presença italiana em Joinville remonta a seus primórdios , mais precisamente quando em dezembro de 1856 cinco jovens imigrantes oriundos da portuária cidade de Gênova aqui chegaram após terem viajado a bordo do veleiro HAMBURG ( ver texto PEQUENA ITÁLIA , postado em 4 de março - ABAIXO , MODELO DE NAVIO VELEIRO SEMELHANTE AO QUE TROUXE ESSES IMIGRANTES  ) .

 Quase 100 anos mais tarde , mais precisamente em 1940 , os italianos constituíam o segundo maior grupo estrangeiro residente em Joinville , só perdendo obviamente para os alemães . Porém , entre as 45.582 pessoas que constituíam a população da Joinville de então ( ABAIXO , PRAÇA NEREU RAMOS EM 1940 )  , eles representavam um parcela insignificante ( sem contar os descendentes de italianos ) : apenas 19 pessoas ( 12 homens e 7 mulheres ) , sendo que desses 13 já haviam se naturalizado brasileiros .

Logo surgem várias perguntas : Quando essas poucas pessoas chegaram a Joinville ? Como era a relação deles com o resto da comunidade , principalmente os descendentes de alemães ? O que faziam ? Como era o seu cotidiano ? ......São perguntas difíceis e complexas  cuja frieza dos números não responde e que só um trabalho muitíssimo bem feito e completo de pesquisa e análise da comunidade de origem italiana em Joinville - algo que infelizmente falta no estudo na história da cidade - poderia responder......

Infelizmente não se tem um número exato de italianos natos e descentes que viviam em Joinville por ocasião de seu centenário e como uma das sinas das minorias é o silêncio e o esquecimento , durante aqueles 10 dias de intensas comemorações ( ABAIXO )  - entre 9 e 18 de março de 1951 - não houve qualquer menção aos italianos bem como a qualquer outra outra etnia presente em Joinville na ocasião .

Embora poucas , é verdade , naquela época e principalmente na ESTRADA BLUMENAU ( área rural do bairro Vila Nova ) e no então isolado Itinga , já viviam famílias que ostentavam sobrenomes , como POFFO, MACOPPI , BERTELLI , TOMELIN , BUSARELLO e CRISTOFOLLINI : eram quase todos filhos ou netos de italianos e oriundos de ASCURRA , RODEIO e RIO DOS CEDROS , localidades quase que totalmente povoadas por italianos e descendentes e situadas na região do Vale do Itajaí , a pequenas distâncias da "germânica " Blumenau . ( ABAIXO , A IGREJA MATRIZ DE ASCURRA )

Vale lembrar também que no já distante período entre 1936 e 1938 Joinville já havia tido um prefeito de origem italiana : ARISTIDES LARGURA ( ABAIXO )  , do Partido Integralista

 ( uma versão tupiniquim dos Partidos Fascista e Nazista e que tinha como marcas registradas uma bandeira verde oliva com um círculo branco com a letra grega SIGMA  as calças pretas , as camisas verde oliva e a saudação de origem indígena " ANAUÊ ! " , com um dos braços estendido - ABAIXO , INTEGRALISTAS EM MANIFESTAÇÃO OCORRIDA NA RUA DO PRÍNCIPE NA DÉCADA DE 30  ) .

         A etnia italiana só começou a se fazer notar em Joinville  a partir de 1988 , a princípio timidamente : eram grupos de amigos que se reuniam em bares e restaurantes da cidade em conversas , é claro , regadas a um bom vinho . Com o tempo essas conversas tornaram-se bastante concorridas , chegando a reunir entre 60 e 80 pessoas . Entre as décadas de 60 e 80 Joinville havia recebido um considerável número de descentes de italianos - principalmente oriundos do sul do Estado ( ABAIXO , SIDERÓPOLIS , CIDADE DE COLONIZAÇÃO ITALIANA VIZINHA A CRICIÚMA )  , Vale do Itajaí e Jaraguá do Sul e em grau menor do Rio Grande do Sul , Paraná e oeste catarinense - e já nessa época - fim dos anos 80 - eles se faziam presentes e tendo destaque em vários setores da sociedade joinvilense .

Pessoas como , MIRACI DERETTI ( 1942-2006 ; professor , dramaturgo e político ) , o padre LUIZ FACCHINI ( ABAIXO ) ,

 os empresários MOACIR BOGO e ARCELINO POFFO , o empresário da construção civil ORÉLIO CAMILOTTI , o artista plástico MÁRIO AVANCINI ( 1926-1992 - ABAIXO ) ,

 o comerciante NIVALDO DAMIANI , o sindicalista LOURIVAL PISETTA e até atletas como ex-jogador VILMAR PUCCINI ( goleiro do Caxias entre 1953 e 1963 ) e um paulista de Piracicaba , loirinho , bom de bola e vindo Guarani de Campinas chamado Reinaldo Antônio Baldessim , ou simplesmente NARDELA ( ABAIXO )

 ( o saudoso radialista LOURIVAL BUDAL - ABAIXO - , falecido em junho de 1987 aos 49 anos , em suas apaixonadas narrações dos jogos do JEC costumava chamá-lo de O ITALIANINHO ) .......

.Até mesmo na tão odiada política essa presença se fazia notar : no período entre 1983 e 1988 faziam parte da Câmara de Vereadores , ARCELINO POFFO , JOÃO LUIZ SDRIGOTTI , LAURO LORENZI , LIBERATO MARINELLI e NESTOR WESTRUPP . Daquelas conversas informais nos anos 80 acabaram surgindo a ASSOCIAZIONE VENETA DI JOINVILLE ( 1990 ) , o CIRCOLO ITALIANO DI JOINVILLE ( 1993 - ABAIXO - ver texto PEQUENA ITÁLIA , de 4 de março  ) e o CIRCOLO TRENTINO ITALIANO ( 1999 ) e ainda , por inciativa da Associazione Veneta surgiu um evento chamado VIN VENETO :

 realizado pela primeira vez em maio de 1992 , a princípio como um jantar festivo  para alguns poucos convidados , o evento foi realizado em vários locais - Sociedade dos Ginástica ( ABAIXO )  , Liga de Sociedades , Centreventos Cau Hansen , Expovillle e Cidadela Cultura Antárctica - e chegou a atrair um público de cerca de 30 .000 pessoas !


 É óbvio que a mais universal forma de arte - a MÚSICA - também é uma das maiores formas de manifestação de uma cultura : em 1989 , por exemplo , o grupo de músicas típicas italianas I PRIMI TEMPI . Tratava-se de um coral formado tanto por homens quanto por mulheres e que além de representar a cultura italiana na cidade também surgiu com o objetivo de representar Joinville em eventos de cultura italiana tanto no Estado quanto em outras regiões do Brasil . ( ABAIXO , CORAL DO CIRCOLO ITALIANO DI JOINVILLE )

E é justamente um afinadíssimo coral de música italiana - integrante do Circolo Italiano di Joinville - que aparece no vídeo do dia , em apresentação - vejam só - na "germânica " SOCIEDADE LÍRICA ( ABAIXO ) ......VALE A PENA CONFERIR E GRACIE ! ( Obrigado ! )

Nenhum comentário:

Postar um comentário