terça-feira, 19 de abril de 2016

Um Músico , Por Favor !

Depois de alguns dias "adormecida"  resolvemos acordá-la e fazê-la trabalhar : a nossa velha amiga chamada ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL .......E hoje acordamos com uma dúvida : qual é o significado da palavra FORTUNA ?

A sua resposta : " Sorte , felicidade , ventura , fatalidade , fado , destino , perigo " ......Para os antigos romanos , porém , esse nome não se resumia a uma meia dúzia de palavras mas significava algo muito maior : UMA DIVINDADE ( ABAIXO )  ......

Acreditavam os antigos os senhores de boa parte do mundo antigo que essa deusa era a responsável por todos os acontecimentos e personificava a SORTE , sempre caprichosa e muitas vezes injusta . Era representada como uma mulher sobre uma esfera , com venda nos olhos , sem cabelos , com asas nos pés atados nos tornozelos .

Em seu louvor existia uma quantidade quase que incontável de grandiosos espalhados por várias regiões do Império Romano e geralmente suas imagens eram feitas de vidro ( em alguns casos , de bronze e ouro - ABAIXO ) .

Para raiva e indignação das feministas que por ventura estejam lendo estas mal escritas linhas , a representação  feminina de tal divindade simbolizava a inconstância ( pelo menos era assim que os antigos pensavam....) , as asas nos pés simbolizavam a velocidade da mudança com que sorte e destino mudam , a esfera representa a falta de firmeza e o vidro , a fragilidade .......

Parece que essa curiosa figura mitológica não tinha entre os seus contemplados um sujeito chamado Manuel Pedro dos Santos ( ABAIXO )  e que era mais conhecido pelo apelido : BAHIANO ( sim , foi o que você acabou de ler : escrevia-se baiano com H.....) .

Natural de Santo Amaro da Purificação ( ABAIXO )  , local em que nascera em 5 de dezembro de 1870 e também berço de dois conterrâneos ilustres : CAETANO VELLOSO e MARIA BETHÂNIA , mudou para a então capital federal - o Rio de Janeiro - ainda muito jovem

e teria a honra de um feito então inédito e histórico : em 1902 tornou-se o primeiro cantor brasileiro a gravar um DISCO , mais especificamente o LUNDU (  ABAIXO - tratava-se de um tipo de música e dança então muito em voga , principalmente na cidade do Rio de Janeiro , e que teve origem nos batuques de escravos bantos vindos de Angola e em velhos ritmos portugueses )

ISTO É BOM - de autoria de XISTO BAHIA - e que teve como local de gravação a CASA EDISON , então uma afamada loja de discos e fonógrafos ( o aparelho toca-discos de então - ABAIXO ) do centro do Rio de Janeiro e que pode ser considerada também a primeira gravadora brasileira .

Agora imagine a seguinte situação : um cantor munido de violão próximo de uma enorme e esquisita "corneta " , sendo que hora da cantar as notas graves da música o técnico da gravação o empurra para perto da tal "corneta " e no momento de cantar as notas agudas esse mesmo técnico o empurra para longe , sendo que também na hora do coro todos se amontoam junto da "corneta ".........( ABAIXO , UM DISCO 78 ROTAÇÕES GRAVADO EM 1907 NA CASA EDISON )

       O que para nós hoje é tido com uma cena curiosa , e até engraçada , naquele remoto e romântico princípio de século 20 era considerado algo mais do que normal : as gravações dos discos aconteciam dessa maneira ( a tal "corneta " nada mais era do que o MICROFONE ) e certamente desse jeito foi gravado o primeiro SAMBA da história ( ABAIXO ) .......

Coube ao mesmo Bahiano a honra de também ter gravado o samba PELO TELEFONE , uma composição da dupla DONGA( ABAIXO ) -MAURO DE ALMEIDA , no longínquo ano de 1917 e na mesma Casa Edison .

 Contratado e principal nome da loja-gravadora ( ABAIXO , BAHIANO  )  , gravaria inúmeras outras músicas bem menos conhecidas e que logo caíram no esquecimento , geralmente lundus e modinhas , e faria "sucesso " até o final da década de 20 ( fazer "sucesso " naquele tempo significava ser um pouco mais conhecido do que os outros ......) .

 Fama , dinheiro , status , reconhecimento , mídia , eventos sociais ......naquele tempo  esses eram conceitos desconhecidos , pelo menos em se tratando de música , e ainda por cima a tacanha e absurda mentalidade da época via o artista  como " um sujeito preguiçoso , vadio , malandro , vagabundo ".......Já perto do término de sua carreira , Bahiano ( ABAIXO , CAPA DO JORNAL ERA PHONOGRAFICA , DE 1904 , QUE O HOMENAGEIA POR AQUELA GRAVAÇÃO DE 1902 ; BAHIANO É O DA FOTO SUPERIOR ) gravou a triste , melancólica , amargurada e autobiográfica QUEM EU SOU  e que tem versos como esses :

" Canto há tantos anos e nunca arranjei nada / Finalmente , consegui um empregozinho nesta casa / Com o que vou vivendo , graças à Deus . " ........Bahiano ( ABAIXO ) acabou tendo um final nada feliz : voltou para sua cidade natal e faleceu em 15 de julho de 1944  , pobre e completamente desconhecido .

Para azar ainda maior desse pioneiro da música brasileira , facilidades tecnológicas hoje tão triviais , como esta maravilha chamada INTERNET ,  e que com certeza seriam de extrema importância para o reconhecimento de seu trabalho  não existiam nem sequer nas fantásticas obras científicas do escritor francês JÚLIO VERNE ( 1828-1905- ABAIXO  ).......

Com o processo cada vez mais intenso de massificação e acesso à internet ( ABAIXO ) os famosos "quinze minutos de fama " deixaram há muito tempo de ser um privilégio reservado a alguns poucos sortudos : hoje é possível ter instantes de fama , mesmo que muito breves , por qualquer coisa , mesmo não sendo algo relevante e independente do fato de a pessoa ter ou não talento .

Você já ouviu falar em um cidadão joinvilense chamado ERIVELTO SOUZA ?

 Ele é um desses muitos indivíduos que buscam o seu momento de glória via mundo virtual : autor de várias composições dos mais variados estilos musicais , ele as postou no Youtube e ainda busca algum músico que goste de delas e aceite abraçar essa empreitada .......Se você fosse um músico , ou uma musicista , aceitaria essa causa ? E se por  acaso você que está lendo estas mal escritas linhas seja um , ou uma , profissional da música : ele leva jeito ? CONFIRA O VÍDEO DO DIA E DÊ O SEU VEREDITO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário