sexta-feira, 8 de abril de 2016

Viagem Musical : Arte Social

Se aquele indivíduo ainda fosse vivo , caso fosse questionado a respeito da importância do HUMOR  ( ABAIXO ) , para escândalo dos partidários do chatíssimo " POLITICAMENTE CORRETO " , a sua resposta teria sido essa : " Procuro dar mau recado através do humor . Humor por humor é sofisticação , é frescura . E nessa eu não tou : meu negócio é PÉ NA CARA . E levo o humorismo a sério . " ( declaração dada durante entrevista para a revista VEJA , em 1971 ) .

 Certa vez esse mesmo sujeito definiu a importância do FUTEBOL ( ABAIXO , A  MARAVILHOSA SELEÇÃO BRASILEIRA QUE CONQUISTOU A COPA DE 1970 ) na cultura brasileira da seguinte maneira : " Quando o Brasil ganha no futebol aí sai todo mundo numa grande alegria , mas todo mundo mesmo . O importante é TODO MUNDO e não a grande alegria " ( declaração dada para a revista PLAYBOY , em 1979 ) .

 Em 1978 , embora de maneira ainda muito tímida , a nada saudosa ditadura militar ( ABAIXO , O ENTÃO GENERAL-PRESIDENTE -DITADOR ERNESTO GEISEL ) começava aos poucos a se enfraquecer e a agonizar mas era uma época difícil : qualquer declaração contrária aos então donos do poder poderia ser fatal .......

Corajoso , esse sujeito - em uma bem humorada carta destinada a sua mãe e datada de 30 de agosto daquele ano - expôs tudo aquilo que pensava a respeito do então futuro ditador que tomaria posse da presidência da república em 15 de março do ano seguinte : JOÃO BATISTA FIGUEIREDO ( 1918-1999 - ABAIXO ) .

 Baseando-se em uma famosa e infeliz frase dita pelo nada saudoso futuro ditador - " PREFIRO O CHEIRO DO MEU CAVALO AO CHEIRO DO POVO " - ele encerrou a tal carta com as seguintes palavras : " Mas segunda-feira , sem falta , eu vou começar as minhas aulas de capoeira e kung fu . Tô tomando Toddy com seis ovos crus misturados na coalhada . Aí eu não quero nem ver . Vou pegar o Figueiredo ( ABAIXO )  e mostrar o cheiro que o povo tem . " ..........

Essas frases que acabamos de reproduzir são de autoria de ninguém menos do que Henrique de Souza Filho , ou simplesmente HENFIL ( 1944-1988 - ABAIXO  ) , um dos maiores cartunistas a terem surgido aqui em terras tupiniquins .

Mineiro , natural da pequena cidade de Ribeirão das Neves ( ABAIXO ) , Henfil fazia parte de uma típica TFM , ou seja , a TÍPICA FAMÍLIA MINEIRA : extremamente conservadora , cheia de tabus e preconceitos e tão ferrenhamente católica , a ponto de " comemorar  dia de santo por dia de santo "  , como próprio Henfil chegou a relembrar de maneira bem humorada muito tempo depois em uma entrevista ........

Mudou-se com a família para Belo Horizonte ainda na infância ( ABAIXO , VISTA AÉREA DE BELO HORIZONTE EM FOTO DA DÉCADA DE 50 ) e enquanto outras crianças brincavam e jogavam bola , ele desenhava e o que era uma diversão e uma brincadeira mais tarde transformou-se no seu ganha pão :

 Henfil trabalhou na revista ALTEROSAS e foi justamente que ele ganhou o seu apelido , dado pelo então diretor da revista , o jornalista e escritor ROBERTO DRUMMOND ( ABAIXO ) .

 Embora os seus desenhos já fizessem sucesso , Belo Horizonte ainda era uma cidade provinciana , com cara de cidade do interior e as perspectivas profissionais não eram muito amplas . Resultado : Henfil acabou mudando-se para o Rio de Janeiro .
     Parecia que Henfil já tinha nascido na "Cidade Maravilhosa " tamanha a sua paixão e identificação com o espírito bem humorado e informal dos cariocas ........( ABAIXO ,A BADALADA PRAIA DE COPACABANA EM 1967 )

Primeiramente ele trabalhou no tradicional JORNAL DOS SPORTS ( ABAIXO ) onde tinha uma sessão de quadrinhos e foi lá que o cartunista criou mascotes para cada um dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro , a partir de marcas registradas de cada um desses clubes como , por exemplo , a figura do Português para representar o Vasco ( como nem mesmo os gênios estão livres de cometer erros : Henfil era torcedor do Flamengo ......) .

 Pode-se afirmar que a RELIGIÃO mudou a sua vida : ainda na adolescência ingressou em um movimento político de esquerda que existia dentro da Igreja católica e que fora trazido e disseminado pelo Brasil através de frades dominicanos ( ABAIXO )  franceses .

 Inspirando-se nisso , em 1964 Henfil acabou criando aquele que viria a ser o seu primeiro personagem de sucesso e que , por sinal , era o preferido do próprio cartunista : FRADIM ( ABAIXO ) , um personagem irreverente e que em nada lembrava os sisudos e centrados frades franceses ........

Extremamente politizado , Henfil ganharia notoriedade nacional e faria parte da equipe responsável pelo histórico jornal carioca O PASQUIM , que circulou entre 1969 e 1979 ( ABAIXO )  : corajoso , irreverente , anárquico , diferente e ousado , o jornal foi um dos raros veículos de imprensa a terem batido de frente com a nada saudosa ditadura militar , fazendo do BOM HUMOR a sua grande arma nessa luta inglória .

Auto exilado nos Estados Unidos , Henfil foi ainda um dos fundadores do PT e um dos mais ativos participantes das DIRETAS JÁ ( ABAIXO ) , movimento ocorrido entre 1983 e 1984 e reivindicava a volta das eleições diretas para presidente da república .

Henfil , além do altíssimo grau de politização , tinha outras duas caraterísticas em comum com o seu irmão , Herbert de Souza , o famoso sociólogo BETINHO ( 1935-1997 - ABAIXO )
 : ambos era  HEMOFÍLICOS e em uma tranfusão de sangue acabaram sendo contaminados pelo vírus da AIDS .........

Logo no quarto dia do ano de 1988 o genial artista mineiro deu os seus últimos suspiros : a assassina doença fazia a sua primeira vítima ilustre em terras tupiniquins .......Henfil ( ABAIXO ) morreu deixando um legado respeitável e vasto : estima-se que em 26 anos de carreira tenha feito entre 20.000 e 30.000 cartuns !

Ainda naquele triste verão de 1988 um fato muito importante aconteceria : um verdadeiro timaço da música brasileira , capitaneado por ROSANA FIENGO ( ABAIXO -  na época célebre pela música COMO UMA DEUSA e tida como  A RAINHA DO BREGA por seus detratores )

 e pelo saudoso TIM MAIA ( 1942-1998 - ABAIXO ) gravou a música VIVER OUTRA VEZ , em prol da campanha na luta contra a Aids e sendo que o clipe da música foi produzido e ao ar pelo programa FANTÁSTICO , da TV Globo . COM VOCÊS UM DOS MOMENTOS MAIS MEMORÁVEIS TANTO DA MÚSICA QUANTO DA TV BRASILEIRA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário