quarta-feira, 29 de junho de 2016

Crônica do Crioulo Doido

Isso está em todos os livros de História do Brasil, todos repetem e mesmo aqueles que têm pouquíssimos conhecimentos da história do Brasil sabem : quem "descobriu " o Brasil foi o português PEDRO ÁLVARES CABRAL ( 1467 ou 1468 - 1520 ) , que liderou uma expedição composta de 10 naus , 3 caravelas e cerca de 1.500 homens e que desembarcou em Porto Seguro em 22 de abril de 1500 . Um fato curioso e contraditório e que no entanto não aparece em nenhum livro de história : ele jamais havia comandado uma expedição marítima e depois daquele histórico fato ocorrido em 1500 também jamais voltaria comandar alguma expedição.......Agora atenção para o nome da "fera " : Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon ( caraca !!!!! ) ......A história e o cargo que ocupou trataram de simplificar esse gigantesco nome para DOM PEDRO I : o futuro mulherengo , aventureiro , vaidoso , temperamental , autoritário , impulsivo e , dizem até , " pão duro " imperador nasceu no PALÁCIO DE QUELUZ - localizado nas proximidades de Lisboa - em 12 de outubro de 1798 e morreria , vítima de tuberculose no mesmo local em que nascera , em 24 de setembro de 1834. Então Dom Pedro I era português ? Mas não foi ele quem proclamou a independência do Brasil ? ...... Alagoano , o marechal  MANOEL DEODORO DA FONSECA ( 1827-1892 ) era uma das poucas pessoas ao então imperador DOM PEDRO II ( 1825-1891 ) , além de ter recebido várias condecorações por bravura durante a GUERRA DO PARAGUAI ( 1864-1870 ) e ser uma das mais prestigiadas figuras do Exército brasileiro . Ele costumava repetir a seguinte frase  para pessoas próximas , especialmente os seus sobrinhos ( ele não teve filhos ) : " A REPÚBLICA SERÁ UMA DESGRAÇA PARA O BRASIL ! " ......Caramba ! Mas ele não é o famoso proclamador da república ?....... 

          A história do Brasil está recheada de casos contraditórios como esses , o que mais uma vez prova que além de ser o PAÍS DO ABSURDO E DO SURREAL e também A MELHOR PIADA DE PORTUGUÊS ,  é um grandesíssimo " SAMBA DO CRIOULO DOIDO " ......." Samba do crioulo doido " ? Que raio é isso ? Essa expressão que sempre é usada para se referir a algo absurdo e sem sentido teve origem justamente com um dos maiores humoristas  que este país já teve : o escritor , cronista , jornalista, radialista , compositor e dramaturgo carioca SÉRGIO PORTO ( 1923-1968 ) . Famoso e célebre adotando o pseudônimo de STANISLAU PONTE PRETA ( tratava-se de uma bem humorada paródia de SERAFIM PONTE GRANDE , personagem criado pelo escritor e poeta OSWALD DE ANDRADE ) , boêmio assumido e de jeito sisudo , foi um dos primeiros a se levantarem contra os desmandos da nada saudosa ditadura militar , chegando a ousadia de até ridicularizá-la . Entre as suas obras ( escreveu 14 livros , dos apenas quatro com o seu nome verdadeiro ) tornou -se célebre o FEBEAPÁ ( Festival de Besteiras que Assolam o País ) , ou seja , histórias engraçadas e que eram escritas como se fossem notícias jornalísticas sérias ( algumas delas realmente aconteceram e foram protagonizadas pelos burros censores da nada saudosa ditadura militar ) . Em relação ao tal "samba do crioulo doido " , foi originalmente uma das músicas da peça teatral " PUSSY PUSSY CATS "  , de 1968  e que foi escrita pelo próprio Sérgio Porto . Interpretada pelo grupo ORIGINAIS DO SAMBA ( do qual fazia o futuro "trapalhão " e saudoso MUSSUM ) logo acabou chamando a atenção e conquistando popularidade , vindo a ser peça de teatro e também a ser gravada pelos próprios Originais do Samba ( em parceria com o grupo carioca QUARTETO EM CY ) e pelo antiquíssimo grupo de samba paulistano DEMÔNIOS DA GAROA . Nela o protagonista , o tal " crioulo " ,  compõe um samba-enredo completamente sem sentido e misturando datas e fatos históricos : era uma critica clara de Sérgio Porto à exigência de as escolas de samba cariocas só terem sambas-enredos abordando temas históricos ......É claro , hoje os tempos ão outros : a música provavelmente teria outro título - algo como " REQUEBRO DO AFRODESCENDENTE NEURÓTICO " - e mesmo assim Sérgio Porto teria seríssimos problemas ! E inspirado nesse clássico do humor nacional , HILTON GORRESEN nos brinda hoje com mais uma de suas impagáveis histórias ......CONFIRA : 

"Um amigo me telefonou logo cedo :

– Tenho más noticias !


O sangue me subiu rápido pra cabeça.

 E ele continuou com voz

compungida :

– A camélia ( ABAIXO ) ... caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu.


O cravo ( ABAIXO )  já se encontrava na UTI por causa de uma briga violenta com a

esposa, em que saiu despedaçado.

Tudo porque saiu por aí, violão debaixo do

braço; em qualquer esquina parava, em qualquer boteco,

bebia e, se houvesse

motivo, fazia mais um samba.

 Só imagino como a jardineira deve estar triste...


Na rua, um bêbado com chapéu coco fazia irreverências mil, e eu aqui,

nesta mesa de bar, na qual o garçom

já cansou de escutar diversos casos de

amor. Num belo passeio marítimo, há muitos anos, a canoa virou,

 foi pro fundo

do mar. Dizem que a culpa foi minha, que não soube remar.

 Eu devo ter atirado

o pau no gato quando criança pra me acontecerem essas coisas.


Minha vida não foi um palco iluminado.

No jardim da vida ( ABAIXO ) , procurei

colher as flores mais bonitas. As flores feias que me perdoem, mas a beleza é

fundamental.

Foi quando conheci Amélia, aquilo sim é que era mulher de

verdade.

 Às vezes passava fome ao meu lado, enquanto eu comia a última

bolachinha do pacote.


Com ajuda de uns amigos, o Mato Grosso e o Joca,

construímos nossa maloca.

 Mas Amélia morreu atropelada pelo trem das onze.


Lobão comeu a Chapeuzinho. Os caçadores não conseguiram pegar o

malfeitor,

 pois fugiu para o Paraguai, onde leva uma vida de nababo ( não leitor,

é nababo mesmo, uma espécie de governador na Turquia - ABAIXO , MAPA DO ANTIGO IMPÉRIO TURCO OTOMANO , DESTACADO DE VERMELHO ).

A vovozinha ( ABAIXO )

mandou confeccionar uma camiseta com a foto da neta e clama por justiça nas

redes sociais.


O pior aconteceu com o belo príncipe. Depois de atravessar montanhas

e florestas, encontrou a linda princesa que jazia numa cama de pedra.


Acercou-se dela e tacou um demorado beijo na boca. Infelizmente a princesa

não acordou, pois já havia falecido há mais de 20 anos. E que hálito, meu !


Fui convidado para o casamento de dona Baratinha ( ABAIXO ) . Depois que ficou

rica, resolveu escolher um marido, vejam só.

Na hora do casório, cadê o

marido, o senhor Dom Ratão ? Sumiu de vez, o sem-vergonha ( ABAIXO ) . Como não

houve mais casamento pelo pequeno inconveniente da ausência do noivo,


resolvemos ' estraçalhar '  a panela do feijão, que por sinal estava ótimo, apenas

com um gostinho mais esquisito. O que seria ?


Antes de você perguntar se eu não tinha nada melhor pra fazer do que

inventar essa barafunda, considere que é preciso, de vez em quando, adubar o

resquício que ainda temos de alma infantil. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário