quinta-feira, 2 de junho de 2016

Uma Ajuda , Por favor !

É provável que muitas das pessoas que conheciam aquele menino já percebessem que ele tinha um talento raro e , mais do que isso , ali estivesse um futuro gênio ......Genialidade essa que começou a ser despertada ainda na infância ( ABAIXO , A CASA ONDE NASCEU )  , quando teve aulas de PINTURA com um argentino chamado MARCIANO MORENO .

Só que uma coisa é ter vocação , talento e outra é fazer com que esse brilho se torne cada vez mais intenso e seja visível à todos , ou seja , ter oportunidades para aprimorar e mostrar esse talento . Aliás , muito provavelmente , caso essa oportunidade não tivesse surgido na vida daquele garoto , ele seria apenas mais um anônimo , desperdiçado e esquecido talento , restrito aos limitados limites da então pobre e quase isolada ilha de DESTERRO , a atual Florianópolis ......( ABAIXO , DESTERRO , EM 1851 )

E aos 15 anos de idade sua vida começou a lhe sorrir : matriculou-se no curso de PINTURA HISTÓRICA da ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES , no Rio de Janeiro . Alguns anos mais tarde , em 1852 , aos poucos o mundo começou a conhecer e a se admirar com a arte daquele outrora garoto vindo da velha Desterro : uma tela de sua autoria , intitulada SÃO JOÃO BATISTA NO CÁRCERE ( ABAIXO ) lhe valeu uma bolsa de estudos na Europa , oferecida pela própria academia .

Radicado no Velho Mundo a partir do ano seguinte , após estudar e m Paris e em Roma , fixou residência em FLORENÇA ( ABAIXO )  . A histórica e especialíssima cidade italiana , berço e centro de um amplo movimento econômico , político , religioso , cultural , científico e social ocorrido entre os séculos 14 e 17 e intitulado RENASCIMENTO e que também fora cenário para obras de gênios das artes plásticas , como MICHELÂNGELO , DA VINCI , RAFAEL , BOTICELLI e GIOTTO ,

 também serviria de cenário para a maior obra daquele jovem gênio brasileiro : a tela PRIMEIRA MISSA NO BRASIL ( ABAIXO ) e que no mesmo ano em foi produzida - 1861 - participou , com destaque , do SALÃO DE PARIS , o que naquela distante época representava para qualquer artista plástico o ápice a realização da carreira .......

De volta a terras tupiniquins , foi imediatamente nomeado titular na cátedra de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes ( ele exerceu essa função até 1890 ) e algum tempo depois também lecionaria no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro . Revolucionário ( ABAIXO ) , não se limitava a repassar seus gigantescos conhecimentos a seus privilegiados alunos : como professor do Liceu de Artes e Ofícios , criou um novo método de ensino de desenho .

A nobre função de lecionar não impediu de continuar sua arte : produziu , entre tantas outras obras clássicas e admiráveis , as telas MOEMA ( 1866 ) , A BATALHA DOS GUARARAPES ( 1870 - ABAIXO  ) , JURAMENTO DA PRINCESA ISABEL ( 1875 ) , O COMBATE NAVAL DO RIACHUELO ( 1872 ) e A PASSAGEM DE HUMAITÁ ( 1872 ) , os dois últimos encomendados por ninguém menos que DOM PEDRO II ( 1825-1891 )........

       Foi também um dos maiores retratistas de sua época ( entre as pessoas que retratou estão o próprio Dom Pedro II - ABAIXO - e a imperatriz TERESA CRISTINA )

e produziu telas com temas sacros , como FLAGELAÇÃO DE CRISTO ( 1856 - ABAIXO  ) .

Visionário e à frente de sua época , a partir de 1885 iniciou a pintura de um panorama circular sobre a cidade do Rio de Janeiro  ( ABAIXO ) que permite a um espectador imóvel , através de cilindro giratório , contemplar as imagens .......Faleceu aos 70 anos de idade - idade avançada para a época - , longe da sua terra natal ( faleceu no Rio de Janeiro ) , triste e descontente com o fim da monarquia .......

Por trás de todo o imenso sucesso de VÍTOR MEIRELLES LIMA ( 1832-1903 - ABAIXO ) , incontestavelmente um dos mestres brasileiros da pintura histórica , esteve um homem ( ou seria bom samaritano ? ) rico e influente : o conselheiro JOAQUIM FRANCISCO COELHO , que custeou seus estudos no Rio de Janeiro e  teve a sensibilidade de perceber que ali estava um gênio que merecia uma oportunidade ( na verdade o conselheiro foi o líder de um grupo que financiou os estudos do artista )  .......

Sede de empresas - algumas delas até multinacionais - como AMANCO , EMBRACO , DOCOL , DOEHLER , TUPY , TIGRE e DATASUL ; o maior pólo industrial nacional do setor de ferramentaria ; o vigésimo quinto maior PIB ( soma dos valores de tudo o que se produz ao longo de um ano ) do Brasil ; sede de um dos maiores complexos industriais do país - PERINI BUSINESS PARK ( ABAIXO )  - e que sozinho movimenta mais dinheiro do que a cidade de Criciúma ( ! ).......

Isso é uma pequena amostra do gigantesco poderio econômico de Joinville , o que faria com que em tese existissem aqui em terras de Dona Francisca MECENAS tão ou mais generosos do que aquele que foi fundamental na gloriosa carreira de Vítor Meirelles . Só que lamentavelmente a grande maioria da classe empresarial da cidade jamais foi entusiasta da ideia de investir em projetos em prol da coletividade joinvilense , especialmente em PROJETOS CULTURAIS e os motivos são vários : mentalidade tacanha , atrasada e limitada ; falta de visão e consciência ; desconfiança ; crises econômicas ; falta de comunicação com a classe artística ou simplesmente  pão durismo ........( ABAIXO , A SEDE DA PODEROSA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE JOINVILLE - ACIJ )

Os CINEASTAS DE JOINVILLE que o digam : em um dos vídeos do dia - um trecho de um documentário produzido em 2013 e intitulado JOINVILLE EM CENA - esses verdadeiros e corajosos heróis ( ABAIXO , O CINEASTA FABRÍCIO PORTO ) comentam e dão depoimentos a respeito dessa questão ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário