quinta-feira, 30 de junho de 2016

Entrevista : ADEMAR SILVEIRA ( " POKRE " )

Está certo que muitos deles eram oriundos de famílias de classe média ou até alta . Está certo também que eles nunca foram um modelo de elegância e higiene , com suas barbas e cabelos longos , roupas velhas , surradas e até berrantes e que , para horror dos conservadores , puritanos e hipócritas de plantão , eles sempre se caracterizaram - e isso foi uma de suas marcas mais lembradas  - fazerem uso de substâncias , digamos , fortes e que , acreditavam , serviam para abrir a mente e como porta de entrada para incríveis viagens místicas......Para horror ainda maior desses mesmos puritanos , defendiam e faziam o AMOR LIVRE e encaravam o NUDISMO não como algo erótico e vulgar mas sim como algo mais natural , afinal nós não viemos ao mundo nus ? Tente contar a história social e comportamental do século 20 sem eles ? IM-POS-SÍ-VEL ! Aliás , mesmos tendo sido um tanto ingênuos e utópicos , fica difícil  não se impressionar e admirar  aqueles pessoas jovens ou de mentalidade eternamente jovem e de roupas vivas e coloridas ; extremamente místicos ( seguindo especialmente o BUDISMO , o HINDUÍSMO e religiões dos antigos povos indígenas norte-americanos ) ; amantes ( ou seriam casados com ela ? ) da LIBERDADE PLENA ; livres de qualquer tipo de preconceito ;  defensores de um mundo sem fronteiras , pacífico , igualitário e sem senhores e comandados ; críticos e questionadores ferrenhos do patriarcalismo , do capitalismo , das grandes e poderosas corporações industriais , do militarismo , do nacionalismo xenófobo , burro e sem sentido e de sentimentos tão mesquinhos e medíocres como a ganância , a inveja e a falsidade . Como se não bastasse tudo isso , ainda por cima são de uma criatividade maravilhosa , especialmente criando incríveis objetos artesanais e  fazendo música ( nomes que marcaram época na história do rock nacional e internacional , como JANIS JOPLIN , JIMI HENDRIX , JOHN LENNON , RAUL SEIXAS e OS NOVOS BAIANOS chegaram a abraçar o movimento ) .......Ao contrário do que muitos pessoas pensam o MOVIMENTO HIPPIE ( a palavra tem origem em um gíria norte-americana - HIPSTER - usada para pessoas que se envolviam coma cultura negra )  não surgiu no verão californiano de 1967, mais especificamente na cidade de San Francisco , mas é sim sucessor direto e legítimo do MOVIMENTO BEATNIK ( movimento surgido também nos Estados Unidos , no final dos anos 50 , e formado por um grupo de artistas , poetas e escritores que tinham uma postura muito semelhante ao dos hippies ) com o termo "HIPPIE " já tendo aparecido em uma edição de um jornal de San Francisco em 6 de setembro de 1965 ( o criador desse termo foi um obscuro jornalista chamado MICHAEL SMITH ) .....

        Também engana-se redondamente quem pensa que o movimento já não existe mais e que é algo que se perdeu nas longínquas décadas de 60 e 70 : existem comunidades hippies em várias locais  do Brasil , como TRANCOSO ( Bahia ) , Paraty (  Rio de Janeiro ) , SÃO TOMÉ DAS LETRAS ( Minas Gerais ) e GUARDA DO EMBAÚ ( em Palhoça ) e é , por sinal , nesse último lugar que acontece talvez um dos maiores festivais hippies do mundo , O PSICODÁLIA , que reúne em média um público de 5.000 pessoas ( ou seriam "bichos -grilos " ? ) . O velho e libertário espírito hippie também sobrevive em Joinville , mais especificamente na rua Copacabana - 1.374 (bairro Floresta ) e atende pelo nome de ADEMAR SILVEIRA ......Em virtude de um vício de linguagem , a repetição constante de uma expressão , aliás , tipicamente hippie ,e provavelmente de seu jeito zen e "bicho-grilo " de ser o apelido acabou surgindo e pegando : PODEKRE ......Nascido na cidade parananense de JARDIM ALEGRE no primeiro dia de 1965- filho do saudoso palhaço de circo RAIMUNDO SILVEIRA e da dona de casa OLGA MARIA -  , radicou-se em Joinville com a sua família 5 anos mais tarde e coube a diretora da escola em que estudava descobrir seu impressionante talento artístico quando mal havia chegado à " Manchester catarinense " : o desenho que o fez impressionou tanto a diretora , que ele acabou sendo posto em uma moldura e exposto  na recepção daquela escola por muitos anos ! Trabalhando duro desde os 14 anos de idade , Ademar - ou PODEKRE - chegou a viver e a trabalhar em várias cidades - inclusive no Paraguai - e fez de tudo um pouco , principalmente confecções de cartazes de supermercados , produções de outdoors e de vídeos , mas só foi se descobrir como artista quando já tinha 30 anos de idade ......Na pequena cidade sul mato grossense de MUNDO NOVO , onde viveu por 4 anos , tornou-se uma verdadeira celebridade : conhecido e querido por todos , chegou até a ter um programa de rádio e várias de suas maravilhosas , como um presépio em tamanho natural na praça principal da cidade , deram mais vida àquela pequena comunidade . Fazer parte de alguma associação de artistas e ter seus trabalhos expostos em grandes galerias : não , definitivamente isso não é com Ademar-Podekre .....Artista popular e sem estar envolvido com grupo de artistas , desde 1998 ele utiliza a internet como uma de suas ferramentas de trabalho e capaz de transformar um sisudo guarda-chuva ou um velho vinil em uma maravilhosa obra de arte ! Bom , agora chega de conversa : na entrevista a seguir você conhecerá um pouco mais do fantástico escultor , pintor e desenhista ADEMAR SILVEIRA ( ABAIXO ) , ou única e simplesmente PODEKRE .......CONFIRA :



1- QUANDO VOCÊ TEVE CONSCIÊNCIA DE QUE TINHA UMA VOCAÇÃO ARTÍSTICA ? COMO SUA FAMÍLIA ENCAROU ISSO ?

PODEKRE - Bem, desde criança sempre gostei de desenhar, aliás, eu sempre fui aquele que desenha pra turma, fosse pra estudo ou para piadinhas, aos 12 anos comecei a trabalhar, aos 14 meu primeiro contato com os pincéis, no extinto Supermercado Riachuelo ( ABAIXO ) , fui escalado para ajudar o Cartazista Reginaldo Vilela, meu primeiro Mestre.

Somei 17 anos nesta profissão, atuando em diversas empresas terminei como decorador pelas habilidades e criatividade.
Apesar de tudo não me colocava e nem me sentia Artista, as pessoas me convenceram disso, e quanto a minha família, sempre me apoiou.( ABAIXO , PODEKRE DIANTE DE DUAS DE SUAS MARAVILHOSAS CRIAÇÕES )


2 - COMO É O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE SUAS OBRAS ? DE TODAS AS OBRAS QUE JÁ FEZ , QUAL É A SUA PREFERIDA E COM A QUAL VOCÊ MAIS SE IDENTIFICOU ?

PODEKRE - Como trabalho por encomenda, e procuro sempre me superar de uma maneira geral as pessoas ficam encantadas e e muitos casos, emocionados, tenho a mania de querer surpreender e quase sempre consigo. ( ABAIXO , PODEKRE PRODUZINDO UMA DE SUAS OBRAS )
Fiz muitos trabalhos com os quais me identifiquei, o mais recente foi a série A Cara do Rock, 12 pinturas feitas sobre madeira reciclada, onde pintei personagens do Rock que marcaram minha juventude ( ABAIXO , PODEKRE JUNTO A UMA DESSAS OBRAS : UM RETRATO DA ETERNA RAINHA DO ROCK TUPINIQUIM , RITA LEE ) e comemorar o Dia Mundial do Rock, feitas para exposição no Conservatório Belas Artes e acabou indo para o Shopping Cidade das Flores também.


3 - COMO VOCÊ DEFINE , EM BREVES PALAVRAS , " SER ARTISTA " W QUAL É A SUA SENSAÇÃO NO MOMENTO EM QUE ESTÁ PRODUZINDO ALGUMA DE SUAS OBRAS ?

PODEKRE -  Ser Artista é um dom, viver de Arte é um desafio. ( ABAIXO , UMA ESCULTURA DE RAUL SEIXAS - UM DOS SEUS GRANDES ÍDOLOS - FEITA POR PODEKRE )

Quando vou começar uma pintura sinto calafrios, depois que começo me desligo ( ABAIXO , PODEKRE - Á ESQUERDA - JUNTO A UM ORGULHOSO AMIGO , EXIBINDO UMA DE SUAS OBRAS , FEITA EM TÉCNICA DE AEROGRAFIA )


4 - CASO NESTE EXATO MOMENTO VOCÊ NOMEADO SECRETÁRIO DA CULTURA DE JOINVILLE , QUAIS SERIAM AS PRIMEIRAS MEDIDAS QUE TOMARIA ?

PODEKRE - Não sou muito indicado para criticar ou avaliar a situação cultural em Joinville porque não participo. Caso ocupasse um cargo neste setor, a primeira ação seria na direção orientar e envolver as crianças no "mundo das Artes" : dança, teatro, músicas, enfim., não se pode pensar num futuro com mais Cultura, se não envolvemos as crianças.


5 - POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR AOS LEITORES DO "ALAMEDA CULTURAL " ?

PODEKRE - Quero agradecer a oportunidade e deixar a seguinte mensagem : " Valorize as artes e os artistas de nossa cidade " . Diria melhor : " Faça como o ' ALAMEDA CULTURAL ' , valorize a arte e os artistas da cidade ( ABAIXO , UM ARTISTA DE RUA DE JOINVILLE )











  • 21/6/2016 20:25


  • 21/6/2016 20:28



  • 21/6/2016 20:37



  • 21/6/2016 20:39


Nenhum comentário:

Postar um comentário