terça-feira, 7 de junho de 2016

Essencial

Você já ouviu falar no QUIRGUISTÃO ? Isto não é uma daquelas "pegadinhas" maliciosas : trata-se de uma daquelas 15 nações que até , oficialmente , o Natal de 1991 formaram a hoje falecida e nada saudosa UNIÃO SOVIÉTICA . País montanhoso ( mais de 90 % de seu território é ocupado pela cordilheira TIAN SHAN ) e cuja esmagadora maioria de sua população de aproximadamente 6 milhões de pessoas ainda sobrevive de um tipo de agricultura bem rudimentar ( as terras mais férteis do país estão na região mais especificamente na região de FERGANA ) , o Quirguistão - ou Quirguízia - está localizado no centro da ÁSIA , tem um território de 199.951 quilômetros quadrados ( equivalente mais ou menos ao tamanho do Estado do Paraná ) e como capital a cidade de Bisheque e é um verdadeiro caldeirão cultural : nada menos que 80 etnias distintas formam a sua população , predominando a etnia quirguiz , russos , uzbeques , ucranianos , alemães e tártaros . Nação milenar e de esmagadora maioria religiosa islâmica ( 91 % de sua população segue o islamismo do ramo SUNITA ) , fez parte da chamada ROTA DA SEDA ( uma vasta rede de estradas e caminhos  que durante séculos fizeram a ligação e o comércio entre Ásia e Europa ) e tem a sua longa história marcada por invasões : mongóis , turcos , russos , soviéticos e por fim , fundamentalistas islâmicos oriundos dos vizinhos Uzbequistão e Tadjiquistão ( nações que , a exemplo do Quirguistão , também formavam a União Soviética ) . Uma das mais pobres repúblicas soviéticas foi uma das que mais sentiram o fim do outrora colossal e poderoso império soviético : seu Produto Interno Bruto ( PIB ), ou seja a soma dos valores de tudo o que é produzido ao longo de um ano , caiu em média 5,4 % ao ano entre 1990 e 1999 ......
         Como se não bastasse o fato de ser pobre , o país ainda vive às turras como vizinho Uzbequistão e tem um velho litígio fronteiriço com esse país . Porém , esse país pouquíssimo conhecido acabou conquistando certo notoriedade em virtude de um feito literário incomum e curioso : um poema épico folclórico dividido em 3 partes e que tem cerca de .......500.000 VERSOS ! Pesquisando um pouco da história da pátria-mãe do Quirguistão , a União Soviética , nos deparamos com outro fato curioso e que no Brasil , infelizmente , é tido como impensável : apenas os jogos de futebol eram mais populares que as declamações públicas de poemas ! Certa vez , por exemplo , o poeta ANDREI VOSNECENSKY declamou seus poemas para um público de 10.000 pessoas ! Fatos como esses só ressaltam que a importância - VITAL , por sinal - que a POESIA tem , em algumas culturas mais e em outras menos . Vale sempre lembrar que A MÚSICA não deixa de ser uma forma de poesia , aliás , você já imaginou como seria o mundo SEM música ? E foi pensando nisso que os delgados presentes na trigésima conferência geral da UNESCO ( órgão da ONU ligado à educação e á cultura ) , em 16 de novembro de 1999 , declararam a data de 21 de MARÇO como o DIA INTERNACIONAL DA POESIA : o objetivo é justamente incentivar a leitura , a difusão e a criação dessa forma literária ( a palavra POESIA vem do grego POIESIS , que significa " CRIAÇÃO " ) , embora todos os dias sejam dias da poesia . E já que o tema é esse , agora deixaremos que um especialista o comente : o escritor corupaense  LUIZ CARLOS AMORIM.......CONFIRA :

"O dia 21 de março é o Dia Internacional da Poesia. 

E há que se comemorar produzindo e lendo poemas, pois o mundo atual, tão conturbado e tão violento, 

precisa da sensibilidade e do lirismo da poesia. O ser humano precisa cultivar a poesia, para não se deixar endurecer mais ainda.


O Grupo Literário A ILHA existe há trinta e seis anos ( ABAIXO , A ESCRITORA MARY BASTIAN , UMA DAS FUNDADORAS DO GRUPO ) com o objetivo principal de divulgar a literatura, principalmente a poesia, talvez o gênero mais produzido atualmente e, paradoxalmente, o que menos vende, ainda que não o menos lido.

 Através de meios como a publicação da revista Suplemento literário A ILHA, também prestes a completar o seu trigésimo sexto ano de circulação, do Varal da Poesia, depois Poesia no Shopping, do Recital de Poemas, do portal Prosa, Poesia & Cia, na internet (www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br ), 

do Projeto Pacote de Poesia, do Projeto Poesia na Escola, do Projeto Poesia Carimbada, do Projeto O Som da Poesia e da publicação de livros e antologias, através das Edições A ILHA, o grupo chega ao leitor ao longo de todos esses trinta e um anos, levando a obra poética de poetas já conhecidos e de novos autores.( ABAIXO , O "VARAL LITERÁRIO " , UMA INCIATIVA DO GRUPO E QUE ACONTECIA NA PRAÇA NEREU RAMOS , EM JOINVILLE , NA DÉCADA DE 80 ) 


Ao contrário do que alguns pensam, a poesia é necessária. Como deixar fluir a alma ( ABAIXO ) através das pontas dos dedos, a não ser pela criação de um poema ?

 A poesia é sentimento, é emoção, é alma, é coração.

 Como sermos humanos sem tudo isso ? É a poesia que traduz tudo isso.



A poesia é mágica, como já disse Quintana ( ABAIXO , O POETA GAÚCHO MÁRIO QUINTANA ) – e quem mais poderia dizê-lo ? – como neste poema que toma a liberdade de transcrever :


' Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. 

Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão.

Eles não têm pouso nem porto ; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. 

E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...'


Que mais posso eu dizer ? ( ABAIXO , LUIZ CARLOS AMORIM ) 

E viva a poesia mundial, e viva Quintana, e viva nós, poetas e todos os seres humanos. " 

Nenhum comentário:

Postar um comentário