segunda-feira, 20 de junho de 2016

Som de Joinville : Em Memória Ao Mestre

Ontem este escriba estava vendo televisão quando de repente apareceu um anúncio : trata-se de um DVD ao vivo , produzido no famosíssimo e badaladíssimo balneário mexicano de Cancún elançado pela poderosa gravadora SOM LIVRE . O DVD , que tem o título de " VAMO Q VAMO " ( assim mesmo , em legítimo "internês " ) , é o mais novo trabalho do pagodeiro THIAGUINHO ( ABAIXO ) , tem "clássicos " de sua ainda curta mas bem sucedida carreira musical , como " CARA DE PAU " e " CARACA MULEKE "  ( KKKKK!!!!!! )

e contou com as participações , entre outros , de LUCAS " Mozão " LUCCO e de um dos peso-pesados - literalmente - da música brasileira : o igualmente pagodeiro e ex-colega de EXALTASAMBA , PÉRICLES ( ABAIXO )  .......Além de certamente ser mais um provável sucesso do pagodeiro , vendo esse comercial fiquei pensando o seguinte :

 se hoje músicos de talento questionável , como os já citados Thiaguinho e Lucas Lucco ( ABAIXO ) , além de nomes como ANITTA , LUDMILLA , GUSTAVO LIMA , LUAN "Vesgo " SANTANA , entre - infelizmente - muitos outros ( caso você seja fã de um dos artistas  citados , um milhão de perdões , só que essa é a opinião deste limitadíssimo escriba ......)  ,

além de fazerem sucesso são tratados como verdadeiros reis e rainhas e levam um tipo de vida que qualquer um pediu a Deus , então como seria o tratamento dado ao PERSONAGEM sobre o qual comentarei em instantes ?

Em uma época em que as músicas não eram nem sequer gravadas em discos ( as primeiras gravações musicais em discos no Brasil datam de 1902 ) e em que as dificuldades de locomoção e comunicação eram gigantescas ( Belém do Pará , por exemplo , tinha uma ligação mais estreita com Lisboa do que com o Rio de Janeiro ) , ele foi mais popular talvez do que os célebres maestro-compositor CARLOS GOMES ( 1836-1896 - ABAIXO ) e a pianista-compositora CHIQUINHA GONZAGA ( 1847-1935 ) ......

Artista popular e genial , foi talvez o autor da primeira grande revolução na história da música brasileira  ao juntar a música erudita à popular , de raiz escrava ,  e a criar um jeito e um ritmo musicais genuinamente nacionais  : da mistura que fez de ritmos refinados e elitizados , restritos aos salões da alta nobreza europeia ( POLCA e VALSA ) , com a QUADRILHA ( um ritmo europeu de tom mais popular e de origem camponesa ) e ritmos trazidos , respectivamente , pelos antigos colonizadores portugueses e escravos ( MODINHA e LUNDU ) acabou surgindo o brasileiríssimo CHORINHO ( ABAIXO , UMA APRESENTAÇÃO DE CHORINHO - é provável que tenha recebido esse nome em virtude do tom lamurioso das canções , tendo sido também chamado em seus primórdios de CORTA-JACA e TANGO BRASILEIRO ) .......

E tudo isso começou ainda quando  ele nem sequer era nascido : seu pai tocava cornetim , era professor de música , mestre da banda SOCIEDADE UNIÃO DE ARTISTAS e ainda membro do bloco SOCIEDADE CARNAVALESCA ZUAVOS ......Com o pai tendo um currículo desse dificilmente ele deixaria de também ser músico e aos 8 anos de idade a vida de JOAQUIM ANTÔNIO DA SILVA CALLADO JÚNIOR começou a tomar um rumo : ele passou a ter as primeiras aulas de piano e flauta com seu pai , tendo também mais tarde aulas de composição e regência com o maestro HENRIQUE ALVES DE MESQUITA ( ABAIXO ) .

     Precoce , com apenas 15 anos já compunha a sua primeira canção ( " QUEROSENE " , de 1863 ) , com 18 anos realizou a sua primeira apresentação pública tocando FLAUTA ( a apresentação aconteceu em julho de 1866 , no teatro GINÁSIO DRAMÁTICO , no Rio de Janeiro , e diante de ninguém menos que a FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRA ! ) e com 19 anos alcançou o seu primeiro sucesso ( "CARNAVAL DE 1867 " ) . Ousado , em 1871 Callado organizou , pela primeira vez , um concerto de LUNDU ( ABAIXO ) , ritmo trazido pelos escravos e por isso mesmo tido como marginal e até mesmo maldito......

Felizmente a ousadia do músico acabou sendo recompensada : em virtude desse feito ele acabou sendo nomeado professor de flauta no IMPERIAL CONSERVATÓRIO DE MÚSICA . Callado costumava usar uma flauta feita de ÉBANO ( ABAIXO )  e tocava de uma maneira conhecida tecnicamente como SALTOS OITAVADOS , ou seja , dando a impressão ao ouvinte de duas flautas estavam sendo tocadas ao mesmo tempo......

Também  não se apresentava sozinho : geralmente o acompanhavam dois violonistas e um cavaquinista . A exigência de Callado para tocar com ele , além , é claro , de ser gênio : TER UMA BOA CAPACIDADE DE IMPROVISAÇÃO . O seu grupo era conhecido por todos como CHORO DO CALLADO e todas as festas e bailes da corte e da alta nobreza brasileiras tinham que quase obrigatoriamente ter a presença do grupo liderado por Joaquim Callado ( ABAIXO )  .........

A lista de músicos que tocaram com ele é enorme e inclui nomes como os dos violonistas JUCA VALE e CAPITÃO RANGEL , dos flautistas BACURI , INACINHO , LUISINHO e VIRIATO FIGUEIRA ( seu grande amigo pessoal ) , do cavaquinista ZUZU CAVAQUINHO e até da famosa e já citada CHIQUINHA GONZAGA ( ABAIXO ) , da qual era amicíssimo , foi protetor e  para a qual chegou até a compor uma música ( " QUERIDA POR TODOS " , de 1869 ) .

O grande momento da carreira de Callado , como músico , veio em 1879 : foi nomeado professor do LICEU DE ARTES E OFÍCIOS ( Rio de Janeiro  ; aí  entrou em cena o famoso QI , ou seja ,o " Quem Indica " ; ela acabou acontecendo por intermédio do marechal JOSÉ BASILEU NEVES GONZAGA- ABAIXO -  , ou seja o rigoroso e ultra conservador pai de sua amiga Chiquinha Gonzaga ......)

e , juntamente , com outros professoras daquela instituição , acabou recebendo a mais alta condecoração existente na época , a IMPERIAL COMENDA DA ORDEM DA ROSA ( ABAIXO ) .......Artista popular , famoso , de sucesso , com prestígio entre a família imperial brasileira e os poderosos da época , vivendo em pleno centro do Rio de Janeiro ( mais especificamente na rua Visconde de Itaúna , número 40 ) e ainda por cima ensinando música para uma seleta quantidade de alunos .......Diante desses fatos , talvez você pense : " ENTÃO ELE ERA RICO !  " . Lamentável engano .......

       No distante século 19 , e muito mais do que hoje , ser artista não era sinônimo de riqueza e o que é pior : era uma uma ocupação pessimamente vista pela sociedade , algo  igual a ser bandido ou viver da prostituição , mentalidade que por sinal muitas pessoas de pensamento tacanho ainda têm em pleno século 21  ........Outro fator pesava contra Callado : a cor da sua pele . Em uma época em que a infame escravidão ainda longe de ser extinta , raríssimos eram os negros e mulatos - como era o caso de Callado - que acendiam socialmente . Além de ter vivido em uma época errada , ele ( ABAIXO ) foi um sujeito azarado e esse azar acabou sendo fatal : uma epidemia de MENINGITE acabou tomando conta da cidade do Rio de Janeiro no início de 1880 e infelizmente ele acabou sendo uma das vítimas , vindo a falecer em 20 de março daquele ano , aos 31 anos de idade ( nascera em 11 de julho de 1848 ) e deixando uma mulher e 5 filhos .

A mesma família imperial , que tanto se lembrara dele e o prestigiara em vida , acabou se esquecendo dele na morte : acabou sendo enterrado em uma sepultura rasa no cemitério SÃO JOÃO BATISTA , no bairro carioca de Botafogo ......Só alguns anos mais tarde , mais especificamente em virtude do dinheiro arrecadado com um recital realizado por vários artistas no teatro DOM PEDRO II (  Rio de Janeiro ) em 27 de julho de 1885 , é que o restos mortais de Callado acabaram ganhando uma sepultura digna , dessa vez no cemitério São Francisco Xavier ( ABAIXO ) , no bairro carioca de Cajú .......

Oficialmente Callado compôs 70 músicas ( na verdade esse número foi muito maior : muitas de suas composições acabaram sendo perdidas ) , geralmente com títulos fazendo referências à figuras femininas ou tendo nomes de mulher e agradeça a um sujeito chamado JOÃO JUPYAÇARA XAVIER por estar lendo este texto : ex-aluno de Callado , à ele deve-se boa parte da preservação das obras e da própria memória do genial pai do Choro . Uma injustiça histórica : embora comprovadamente Callado tenha sido o pai do choro , o seu dia não é 11 de JULHO - data de nascimento de Callado - mas sim 23 de abril - data de nascimento do grande PIXINGUINHA ( 1898-1973 - ABAIXO  ) , que por sinal teve em Joaquim Callado uma de suas fontes de inspiração .......

O vídeo do dia com certeza deixaria o pai do Choro orgulhosíssimo : trata-se de uma apresentação realizada em 2009 , no Mercado Público de Joinville , e que fez parte da programação de eventos de uma das edições do hoje extinto JOINVILLE JAZZ FESTIVAL ( ABAIXO )  .

Para os jequeanos que por ventura estejam lendo este texto , um detalhe : entre os abismados espectadores dessa memorável apresentação , aparece no vídeo um senhor negro , calvo , de camisa vermelha e calça branca ......Trata-se do ex-jogador e hoje sambista FERREIRA ( ABAIXO ) , campeão estadual pelo JEC em 1976 .....VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário