Esse estranho modo de fazer música começou a mudar a partir de 1910 , mais precisamente na cidade de Nova Orleans , Estados Unidos : um percussionista alemão então radicado naquela cidade , WILLIAM LUDWIG ( 1879-1973 ) , criou um pedal de madeira para tocar o bumbo e mais tarde junto com seu cunhado , ROBERT DANLY , criou um novo tipo de pedal , feito de aço e que logo começou a ser comercializado ; nascia ali a BATERIA.......Aquele novo instrumento , a princípio estranho , só se popularizou definitivamente na década de 40 , quando as bandas de jazz passaram a utilizá-lo com uma maior frequência e a bateria passou a ter o formato que conhecemos hoje . Tecnicamente ela é um conjunto de pratos e tambores e é dividida em 6 peças - prato de condução , surdo , tom-tom , bumbo , caixa e chimbau - podendo o baterista utilizar ainda as seguintes peças : prato de ataque , prato chinês , pandeirola , bloco sonoro e campana . Em 1971 surgiu uma novidade : a BATERIA ELETRÔNICA , criada pelo baterista GRAEME EDGE , em parceria com o professor BRIAN GROVES e cuja primeira utilização aconteceu na música PROCESSION , presente no disco EVERY GOOD BOYS DESERVES FAVOR , da banda inglesa THE MOODY BLUES , no entanto ela só passou a ser comercializada a partir de 1976 . Você se lembra que há pouco comentamos sobre Karen Carpenter e Phil Collins ? Pois o joinvilense LUCIANO CAETANO ( ABAIXO ) , nascido em 28 de agosto de 1983 , faz parte desse seleto grupo de bateristas-cantores ......E tem mais : ele compõe suas próprias músicas e toca entre outros , com o cantor MÁRIO GHANNA , um dos destaques da música joinvilense . No vídeo do dia você terá a oportunidade de conhecê-lo um pouco melhor e , é claro , ouvir duas músicas compostas por ele mesmo . VALE A PENA CONFERIR !
terça-feira, 28 de julho de 2015
Som de Joinville : Som Na Batera
Você já pensou em uma banda de música sem um baterista ? Esquisito , não ? Essencial na música moderna , se o compositor é aquele formiguinha que trabalha para que o astro brilhe com intensidade , o baterista , mal comparando , seria o que no futebol se chama de "carregador de piano " , ou seja aquele que não parece muito para o público mas cuja boa atuação é FUNDAMENTAL para que tudo dê certo . Embora estejam ao mesmo tempo tão longe e tão perto dos holofotes e não tenham a mesma popularidade e visibilidade que os vocalistas e o guitarristas , é possível fazer uma longa lista de grandes bateristas que não só contribuíram para tudo desse certo como também acabaram a chamando a atenção do grande público e são até hoje lembrados . Nomes como os de JOHN BONHAM ( 1948-1980 , do Led Zeppelin ) , KEITH MOON ( 1946-1978) , CARMINE APPICE ( que tocou muito tempo com Rod Stewart ) , ROGER TAYLOR ( do Queen ) e até mesmo daqueles que junto com a bateria também cantavam , como KAREN CARPENTER ( 1950-1983 - ABAIXO ) , que dava voz e sentimento às açucaradas músicas cantadas com o seu irmão e pianista RICHARD , na década de 70 , e o simpático baixinho PHIL COLLINS , que de um pouco conhecido e quase despercebido baterista do GENESIS tornou-se seu vocalista , coma saída de PETER GABRIEL , e sua grande estrela antes de seguir uma carreira solo cheia de sucessos . Agora imagine uma banda ou orquestra que tinha mais 3 músicos : um que tocava bumbo , outro que tocava as caixas e mais outro que fazia efeitos sonoros .......
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