Mas o real motivo desse ato criminoso não era nada nobre : foi uma maneira que o governo encontrou para não ter de pagar possíveis indenizações a serem exigidas pelos antigos donos de escravos ........Os versos que você leu há pouco são o trecho inicial de um dos clássicos da literatura brasileira : o poema NAVIO NEGREIRO , do grande CASTRO ALVES ( 1847-1871 - ABAIXO ) . Na verdade , em 1868 , época em que o poema foi escrito , o TRÁFICO DE ESCRAVOS já era um fato do passado : ele havia sido extinto através da LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS ( nome do então ministro da Justiça ) , de 4 de setembro de 1850 ( mesmo com a proibição , o tráfico ainda continuou por algum tempo , sendo que o último desembarque registrado de escravos data de 13 de outubro de 1855 , na cidade pernambucana de Serinhaém ) . O poema era na verdade um ato indignação contra a infame e absurda escravidão , que apesar da proibição do tráfico , ainda insistia em continuar existindo........
O boêmio poeta baiano morreu sem ver realizado aquele grande sonho : mesmo com forte resistência , principalmente da bancada de deputados do Rio de Janeiro , província que dependia dos braços escravos , às 15 horas e 15 minutos do dia 13 de maio de 1888 e utilizando um bico de pena de ouro , coube à PRINCESA ISABEL ( 1846-1921 ) libertar os poucos mais de 700.000 escravos ainda existentes no Brasil e acabar definitivamente com essa vergonha ......Mais de 100 anos haviam se passado desde a sua morte mas em 1985 os versos de Castro Alves ainda ecoavam .......Inspirado no poema Navio Negreiro , o menestrel OSWALDO MONTENEGRO ( ABAIXO )
compôs e cantou uma de suas mais belas canções : CONDOR . E foi com essa música que ele participou daquele que encerraria a chamada ERA DOS FESTIVAIS : o FESTIVAL DOS FESTIVAIS , realizado pela TV Globo e que paós 9 etapas teve o seu término em 26 de outubro no ginásio do Maracanãzinho , no Rio de Janeiro . A música infelizmente acabou não vencendo mas é uma de suas canções mais lembradas . Mesmo sem entender completamente nada é possível que na pequena Irineópolis , cidade do planalto norte de Santa Catarina , aquela garotinha de pouco mais de 2 anos de idade tenha até ficado admirada ao ver aquele então jovem cantor barbudo e cabeludo acompanhado por um impressionante coral de 25 vozes , todos eles cantores e cantoras negros .........Nascida em 16 de setembro de 1983 e radicada em São Francisco do Sul , SUELLEN WAGNER é licenciada em Música e além de lecionar , compor e cantar , também é instrumentista . Através de sua voz desfila a nata da MPB , interpretando músicas de nomes como VINÍCIUS DE MORAES , CHICO BUARQUE , MARISA MONTE e a dupla baiana GILBERTO GIL- CAETANO VELOSO . Suellen já participou de inúmeros festivais de música , incluindo o reality show THE VOICE BRAZIL em 2013 , de um interessante evento promovido pelo cantor BETINHO e sua banda PARA TODOS , que leva o nome de BETINHO CONVIDA e que reúne a nata da música local e recentemente dividiu o palco , em evento realizado e promovido pelo MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE , com outros nomes de destaque da música de Joinville , como a dama do jazz LILY BLUMERANTS e a cantora-professora-pedagoga ANGÉLICA ROYER . O vídeo é uma versão muito especial de CONDOR e foi apresentada durante um festival de música realizado na cidade de Timbó , em 2008 . É a velha e bela São Chico pedindo passagem aqui no ALAMEDA CULTURAL , na voz de Suellen Wagner ( ABAIXO )........VALE A PENA CONFERIR !
Nenhum comentário:
Postar um comentário