quinta-feira, 29 de maio de 2014

Não Mexam Com Nossos Heróis

Povo comerciante e navegador por excelência , os fenícios ( cuja civilização existiu onde é hoje o Líbano , Síria e parte de Israel )  criaram  um alfabeto que serviu de base para os alfabetos modernos e cultuavam uma divindade suprema chamada BAAL ( que significa senhor ) . O exemplo fenício serve para ilustrara necessidade que a espécie sempre teve de super seres , tanto de carne e osso quanto imaginários  : perfeitos física e moralmente  e que , além de serem modelos , servem de apoio nos momentos mais difíceis . Na fase de ouro do cinema norte-americano , entre as décadas de 30 e 50 , as estrelas e astros hollywoodianos pareciam ter saído da mitologia da Grécia antiga : mulheres belas , de cabelos , olhos e pele claros ; homens igualmente belos , atléticos e fortes ........Figuras públicas como artistas e atletas , especialmente jogadores de futebol , são uma versão moderna do BAAL fenício . Na bem humorada e irônica crônica de hoje HILTON GORRESEN comenta sobre os ditos super heróis . CONFIRA :

"Frase parecida foi ultimamente publicada na internet por um indivíduo que ameaçou de morte o ministro Joaquim Barbosa . Desconfio a que heróis ele se referia . Bom , não vou criticar , cada um elege os heróis que quiser . Hoje , na falta dos  valentes e incorruptos defensores dos pobres e oprimidos  ( que , pelo jeito , só existiam no cinema e nos gibis )



 muitos apelam para cantores , atletas , artistas de TV e até políticos . Mas ninguém é tão exemplar como aparece nos programas do tipo 'esta é sua vida' . Famosos , longe da telinha , agridem fotógrafos e humilham trabalhadores subalternos .

 Para quem não pode ficar sem heróis , dou de graça uma relação de figuras autênticas e possuidoras de talentos inegáveis .

 O primeiro deles é Nero , imperador de Roma .



 Além de cantor e compositor de talento , sabia como ninguém botar fogo numa discussão . Vivesse hoje , seria entrevistador de sucesso . Além disso , resolvia facilmente problemas habitacionais .

 Outra de minhas indicações é Jack , o estripador .



 Metódico , organizado , ficou famoso pelas suas relações íntimas com as prostitutas de um bairro de Londres . Detestava ser reconhecido pelas pessoas ( e , principalmente , pela polícia ) por isso , apesar de ser lembrado até hoje em filmes e literatura , morreu no anonimato . Nem mesmo aproveitou a fama para se candidatar a deputado . Iria ganhar de goleada e ainda eleger uns quatro ou cinco de seu partido .

 Outro herói ? O Drácula .



Aquele senhor nobre e elegante , que não era artista de TV , mas deixava as mulheres extasiadas . Não era vaidoso , nunca se olhou num espelho ( nem sei como fazia para se pentear ) . Também não era exigente na alimentação : contentava-se com carne de pescoço . Para ele , certamente , as coisas não terminavam em pizza . Merecia ser imortal .

 Quem sabe você prefira o cidadão Edward Teach . Talvez não esteja ligando o nome à pessoa . Como em certos lugares só se conhece as pessoas pelo apelido , então lá vai : Barbanegra , o pirata .



 Foi um grande líder , especialmente em promover sua assustadora imagem . Nas aparições aos inimigos colocava fogo em papelotes enrolados na barba a fim de parecer mais terrível ( mas quem sabe em casa era dominado pela patroa ) . Fosse hoje , poderia arrasar , surgindo dentro de uma nuvem de fumaça sintética . Foi morto injustamente ,  diga-se - numa batalha contra a marinha inglesa .

 É como digo , cada um escolhe os heróis que desejar . Mesmo assim , acho que esse negócio de se projetar em outros , bons ou maus , é sinal de fraqueza e autodepreciação . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário