terça-feira, 27 de maio de 2014

O Lugar Onde Vivo

Agora faça um exercício mental e volte no tempo : Você se lembra de suas brincadeiras quando era criança ? Daquela boneca ou do carrinho preferidos ? Dos colegas de escola e de alguns professores ? Do primeiro beijo ? Da primeira namorada ou do primeiro namorado ? Das aventuras de adolescente ? São as típicas lembranças que jamais esquecemos , mesmo aqueles de memória fraca . Os acontecimentos que ocorreram em nossos primeiros anos de vida ajudaram a moldar a personalidade que temos hoje e essa fase tão especial da vida é o tema da crônica-poema de hoje , de autoria do escritor , jornalista e produtor cultural JOEL GEHLEN . CONFIRA :

"Ficou uma atmosfera de incredulidade quando repeti a frase : vocês nunca sairão do lugar onde viveram até hoje . Depois de falar quase duas horas sobre doces e delícias da crônica para alunos que vão participar da Olimpíada de Língua Portuguesa , abordei  o tema sobre o qual  deverão abordar este ano , O Lugar Onde Vivo . Foi necessária alguma inventividade para manter acesos aqueles olhos juvenis de uma plateia entre 13 e 14 anos ,



 muito mais interessados em suas próprias questões e na vida que corria lá fora que em qualquer coisa que este sujeito um tanto  peripatético  pudesse lhes propor . ( ABAIXO , FOTO DE JOEL GEHLEN )



 Pois lhes digo :

 Por mais terras que percorram , por mais distantes , cosmopolitas , famosos , ou o inverso disso tudo , vocês sempre estarão no eito onde viveram seus verdes anos . Não se trata de saudade , mas de essência . Somos feitos daquilo que fomos até os vinte e poucos anos .



 Depois , a vida é um recibo . Essa presença do passado torna-se cada vez mais intensa quanto mais avançamos no futuro . ' A gente nunca se livra da infância ' , disse-me , uma vez , o escritor Cristóvão Tezza .( FOTO ABAIXO )



 O lugar da infância é o espaço mítico por excelência . Ninguém precisa voltar para lá , pois ele nunca sai de nós .



 A seiva que alimenta os galhos de uma árvore ,por mais longe que se projetem , vem sempre das raízes entranhadas no solo onde a semente foi lançada . O modo de ser , de sentir , de amar e de sofrer , amaneira como nos colocamos na vida , nosso sentimento de mundo , o senso de justiça e beleza , tudo está impregnado desse tempo-espaço , que podemos enfeixar com rótulo de  'o lugar onde vivo' .



 Mais que a sua rua e o quarto da infância , muito mais que as lembranças boas ou más que seguirão contigo sempre envoltas nas brumas do afeto , esse tempo mítico



 será o filtro entre o seu coração e o mundo ; a lente pela qual você  vai  distinguir o joio do trigo , o file no qual sopesar o amor e a ira , decidindo seu caminho pela Terra e que marcas deixará em sua caminhada . De bom grado lhes oferecia astrolábios e quadrantes para a localização da ilha que se espera encontrar no mar da angústia onde flutua ' o lugar onde vivemos '  . Mas posso dizer apenas : comecem por circunavegar o coração , pois o lugar onde você vive será sempre aquele que mora no seu peito . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário