quinta-feira, 9 de outubro de 2014

As Coisas Não Ditas

Como todos os grandes impérios da história da humanidade , o IMPÉRIO ROMANO deixou inúmeras contribuições : obras públicas como aquedutos para o abastecimento de água , espetáculos públicos ( a velha política do circo para anestesiar as massas ) , um complexo sistema jurídico  que acabou servindo de base paras as leis e constituições de muitas nações modernas , a prática de exercícios físicos ( os soldados romanos praticavam um jogo chamado HARPASTRUM , que teria dado origem ao futebol moderno ) , a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA ( oficializada no século 4 , pelo imperador CONSTANTINO ) e , entre inúmeras outras contribuições , a sua própria língua  - o LATIM - acabou dando origem a várias línguas modernas . Havia uma forma mais simplificada e popular de latim chamada LATIM VULGAR  e a partir do ano 218 antes de Cristo , uma região recém conquistada pelos romanos e chamada por eles de LUSITÂNIA recebeu um número cada vez maior de soldados romanos , os temíveis centuriões . O latim vulgar , junto com as línguas dos povos nativos do lugar ( celtas , galegos , cónios e lusos )  fez surgiu um dialeto próprio do latim e mais tarde , a partir do ano 409 , com o colapso do Império Romano a região foi invadida por povos ditos "bárbaros "( que estavam fora dos limites do Império Romano ) : vândalos , suevos , búrios , alanos e visigodos . Completando essa verdadeira salada  de povos , línguas e culturas , a partir de 711 a região foi invadida por árabes do norte da África , os mouros .  A língua surgida de toda essa mistura , em 1297 , já era tão falada pelo povo do lugar , que o rei DON DINIS I a tornou a língua oficial do REINO DE PORTUGAL . A língua portuguesa acabou se disseminando em duas etapas : entre os séculos XV e XVI com a expansão marítima portuguesa e o domínio de vastas regiões da África , Ásia e América e entre o final do século XIX e  a década de 60 , com a fortíssima presença de imigrantes portugueses em países como Canadá , Estados Unidos , França , Suíça  e Venezuela .

 Língua oficial de 9 países e constando no currículo escolar de países que sequer foram colonizados pelos portugueses , como Argentina , Venezuela e África do Sul  , o português é falado por cerca de 273 milhões de pessoas , sendo a quinta língua mais falda no mundo . As inúmeras diferenças com que a língua é falada e escrita obrigaram a adoção 5 reformas ortográficas para tentar padroniza-la : em 1911, 1943 , 1945 , 1971 e em 1990 ( esta última só entrou em vigor em 2008 ) . Ceia de regras ortográficas , ela é , com certeza , uma das línguas mais difíceis do mundo e o as aulas de Português são consideradas por muitos um tormento ! O escritor HILTON GORRESEN nos dá uma pequena aula de Português na crônica de hoje e mostra que o seu ensino pode ser simples e divertido . CONFIRA :

"Todos nós utilizamos a linguagem ,



 mas muitos não percebem que num ato de comunicação , como a fala ou a escrita , é comum a existência de coisas não ditas . Nem sempre deixamos claro aquilo que pensamos ou desejamos que os outros entendam . E usamos o que se chama de informações implícitas . Ligadas à ela estão os pressupostos e os subentendidos . Calma , já vou explicar .

 Pressupostos são aquelas informações que queremos dar como certas , já de conhecimento do interlocutor . Exemplo : 'Finalmente , Fulano , conseguiu conquistar a Claudinha . '



O autor da frase dá como certo que já ouve tentativas anteriores  de Fulano para conseguir seu intento . Outra : ' Fulano já voltou de viagem ' . Não é preciso dizer que Fulano estava viajando , isso está pressuposto .

 Usam-se também os pressupostos para manipular os ouvintes-leitores , dando como certa uma informação que é contestável . ' Quem é mais feio , Fulano ou Shreck ? ' . ( DESENHO ABAIXO )



 Neste caso , aquele que pergunta dá como pressuposto o que é somente uma opinião individual : que Fulano é feio . E deixa o interlocutor numa situação embaraçosa : qualquer resposta que dê nesse sentido , estará admitindo a feiúra de Fulano .



 De bom-senso seria desfazer o pressuposto , voltar à raiz da frase , com uma contestação : e quem disse que Fulano é feio ?

 Subentendidos são aquilo que se diz não dizendo . Tenho uma crônica que se inicia assim : ' Atenção , leitor , esta é uma história tétrica . Por favor , chame as crianças . ' Há aí uma informação subentendida , a de que as crianças são as que mais ' curtem ' as histórias de terror .



 Normalmente , utilizam subentendidos pessoas que não querem dizer algo explicitamente , por efeito humorístico , por maldade , ou para evitar responsabilidades . Perguntado sobre a competência de um colega de serviço , o funcionário afirma apenas : não apresenta nenhuma qualidade destacável  . Nesse caso , o 'dedo-duro ' não pode ser censurado ,



 pois ' nada disse ' em detrimento do colega .

 Mas a linguagem serve também para mascarar interesses de pessoas ou de grupos , procurando enobrecer atos que seriam condenáveis  . Sob o nome de ' filantropia ' , por exemplo , pode haver a 'venda ' de imagens num trabalho de marketing . Algumas ' bondades ' , com denominações variadas , às vezes não passam de manobras eleitoreiras .( ABAIXO , CASA AMARELA , ENTIDADE SOCIAL DE JOINVILLE MANTIDA POR DEPUTADO ESTADUAL )



 Veja , leitor , que o uso da linguagem se aprende na prática , na observação . O que vai mais além da ' decoreba ' de teorias  , suas regras exceções . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário