quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Te Cuida , Chapeuzinho !

Com certeza existe algo impossível de não ter acontecido em sua vida : OUVIR A HISTÓRIA DO CHAPEUZINHO VERMELHO . E essa história é longa , mais especificamente começa no século 14 ! A história teve origem em contos populares , surgidos com camponeses que viviam onde hoje estão as modernas Itália , França e Alemanha e sus primeira versão escrita data de 1697 , de autoria do escritor francês CHARLES PERRAULT . Ele é considerado por muitos o criador dos modernos contos infantis e no já citado ano foi publicado o livro CONTOS DA MAMÃE GANSO  , na qual a história da Chapeuzinho Vermelho está inserida e todas as histórias transmitem alguma moral . Neste caso , além das antigas histórias populares , Perrault inspirou-se nas grandes festas promovidas pelo rei francês LUÍS XIV , movidas a bebida , farta comida e belíssimas prostitutas (ele trabalhou como funcionário do palácio real ) . A história de Perrault era completamente diferente da que conhecemos : uma mulher jovem , atraente e educada e a história sem um final feliz  . Outra curiosidade : na época quando uma mulher perdia a virgindade dizia-se que " ela tinha visto um lobo " . A versão  na qual crescemos ouvindo só surgiu em 1857 , com a publicação de um livro escrito pelos irmãos alemães JACOB e WILHELM GRIMM , que entre inúmeras fontes basearam-se no conto O LOBO E OS SETE CARNEIRINHOS  . Existem várias interpretações para a história : sexual ( o vermelho do manto da personagem representa o sangue do ciclo menstrual , a capa o clitóris e o lobo o homem sedutor ) , biológica ( a história representa o ciclo da puberdade ) , ecológica ( na Idade Média eram frequentes os ataques de lobo em várias regiões campestres europeias ) , religiosa ( os dois caminhos com que a personagem se depara são a virtude e o vício ) e mitológica ( na mitologia escandinava existe um lobo com o nome de SKOLL , que quer engolir o sol e o THOR , deus supremo  , se fantasia de mulher , engana o lobo e o impede de realizar seu intento ) .

 Tão variadas quanto as interpretações são as versões da história . Em vários ramos da arte , como literatura , pintura , desenhos , cinema e música  , o enredo e o desfecho da história foram completamente modificados , indo desde a adaptação da história para um público específico ( o escritor GUIMARÃES ROSA , por exemplo , adaptou a história para os adolescentes ) até versões debochadas e irreverentes ( como no filme DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO VERMELHO , de 2005 ) , passando até mesmo pelo mundo virtual ( a escritora IVONE GOMES DE ASSIS é autora do livro BONEZINHO VERMELHO E A INTERNET NO SÉCULO XXI , em que o lobo é um hacker ) . E entre esse sem número de versões pode-se incluir a versão do irreverente HILTON GORRESEN , que na crônica de hoje conta a história daquele seu jeito bem peculiar . CONFIRA :

"Qual a criança que não conhece a história do Chapeuzinho Vermelho ?



 De simples narrativa para entreter e distrair crianças , virou , na mente de psicanalistas , símbolos do conflito da sexualidade do adolescente .

 Mas as origens da narrativa que se convencionou denominar contos de fadas  não é assim tão ingênua nem tão propensa a delas se extraírem teorias psicanalíticas . Foram criações da grosseria dos antigos camponeses



 e não eram recomendadas para crianças .

 Imagine um grupo de rudes camponeses diante do fogo , a contar histórias , numa época promíscua , em que não havia  edificado uma moral sexual condenando taras como a zoofilia ( sexo com animais ) , a necrofilia ( sexo com defuntos :origem da Bela Adormecida ) , a pedofilia e o incesto . Em que não havia diferença entre sexualidade de meninas e de mulheres adultas .



 A figura do lobo , com sua mortal sedução , era uma ameaça constante aos moradores das aldeias .

 Nesse contexto , Chapeuzinho sabia muito bem o que estava fazendo , quando deu ao lobo o endereço de sua avó . O lobo mau papou a velha ,



 não sei se no bom ou no mau sentido . O bom sentido é deglutir mesmo , como bom animal , o que não se pode negar que era o caso do lobo .

 Ora , qualquer criança de dois anos sabe distinguir um lobo de uma vovozinha . Aliás , o lobo adorava se vestir de vovó , com camisolão e touca na cabeça . Era um fetiche como outro qualquer . Chapeuzinho , que não era boba , entendeu a tara do lobo e fingiu espanto .

- Oh , Vovó , como você tem tudo tããããão grande !

 O lobo , ao ouvir tamanho elogio , ficou maluco e disse :

- Tira logo essa capinha !



 E amenina foi tirando a capinha e todo o resto .



 Digo menina , mas , pelas vezes em que foi repetida a história , Chapéu já devi andar pela terceira idade .

 Nisso , ou após isso , chegaram os caçadores , meteram o pé na porta , e foram logo metendo a faca na barriga  e em algum outro local mais vulnerável do animal ( talvez na figura do lobo houvesse uma vingança simbólica dos camponeses contra os senhores feudais que estupravam suas mulheres e filhas ) . ( ABAIXO , GRAVURA DE PROPRIEDADE RURAL NA IDADE MÉDIA )



 A cada história , ia amenina extinguido a raça dos lobos . Se a organização dos lobos não reagisse , não haveria mais nenhum espécime , nem para colocar no zoológico .



 Hoje , para ver como se pode manipular o 'anal' da História ( com H maiúsculo )  o lobo mau foi anistiado e virou astro nas historinhas da Disney ( ao lado dos três porquinhos )  . E Chapeuzinho foi condenada pela CVCF ( Comissão da Verdade nos Contos de Fadas )  por crueldade contra os animais . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário