quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Era Do Rádio

Acredite : O INVENTOR DO RÁDIO ERA BRASILEIRO E PADRE ! Sim , o autor da façanha foi o gaúcho ROBERTO LANDELL DE MOURA ( 1861 - 1928 ) . Embora seguisse a vocação religiosa , ele sempre teve um grande interesse por questões científicas   e em 1878 , quando era apenas um seminarista e estava em Roma , estudou Física e Química . As sua primeiras experiências com ondas eletromagnéticas ( responsáveis por uma transmissão radiofônica )  ocorreram entre 1892 e 1893 e em 1893 o padre conseguiu realizar uma transmissão entre a sua paróquia e o Morro de Santa Tereza , em Porto Alegre  . A sua primeira experiência pública  , no entanto , aconteceu em 11 de junho de 1900 na cidade de São Paulo   e o padre teve o cuidado de registrar a sua invenção tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos  . Como santo de casa não faz milagre , ele foi solenemente ignorada por autoridades , empresários , pela própria Igreja  e , principalmente   por seus fiéis , que o taxaram , entre outras coisas , de "feiticeiro" , "herege" , "bruxo" e tendo pacto com o demônio.........ele morreu aos 67 anos  , anônimo e procurando manter distância do assunto  . Em um típico exemplo de reconhecimento tardio , em 27 de abril de 2012 seu nome foi incluído  no PANTEÃO DE HERÓIS NACIONAIS  . Porém , tudo começou em 1862 , quando Landell de Moura  ainda era um recém nascido . Naquele ano o físico escocês JAMES MAXWELL ( 1831-1879 )  teorizou a existência  de ondas eletromagnéticas ,que só foram descobertas  em 1887 , em experimento realizado pelo físico alemão HEINRICH HERTZ (  1857- 1894 ) , daí o nome de HERTZ para a medição da modulação da ondas de uma rádio .

 Embora em 6 de abril de 1919 tenha ida ao ar a RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO  , por intermédio do telegrafista ANTÔNIO JOAQUIM PEREIRA  , aquela que é considerada a primeira rádio brasileira com transmissão regular é a RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO , criada pelo antropólogo EDGAR ROQUETTE PINTO  em 1923 ( o público ouvinte da rádio pernambucana era restrito a algumas pessoas e transmitia , em sua maior parte , informações militares )  . Com uma programação que consistia na leitura de poemas e música erudita , na década de 30 o rádio , no Brasil , tornou-se comercial  . O astuto presidente GETÚLIO VATGAS logo percebeu que o rádio poderia ser um grande aliado de seu governo e em 1936 o governo federal estatizou a rádio SOCIEDADE , fazendo mesmo com a Rádio Nacional , em 1940 . Esta última foi a grande rádio brasileira nas décadas de 40 e 50 , época em que a televisão no Brasil estava chegando e a princípio não passava de uma caríssima novidade , restrita a alguns privilegiados  . A Rádio Nacional lançou ou fez decolaras carreiras de inúmeros artistas , informou , divertiu e lançou moda ( os grandes clubes do Rio de Janeiro - VASCO , FLAMENGO , FLUMINENSE E BOTAFOGO - tornaram-se clubes populares por causa da rádio ) . Em mais uma de suas divertidas e prazerosas viagens pelo tempo , HILTON GORRESEN  relembra a era dourada do rádio brasileiro . CONFIRA :

"Tive a sorte de nascer e crescer na era do rádio . Criança ainda , passava o dia ouvindo as músicas cantadas  por Orlando Silva , Ataulfo Alves , Emilinha Borba , Marlene  e outras estrelas da Rádio Nacional  , pois em toda casa havia um grande rádio de válvulas  ligado diariamente . Antes dos sete anos chorei a morte de Francisco Alves  , o chamado Rei da Voz . ( FOTO ABAIXO )



 Isso parece exagero  mas nos acostumamos a ouvir repertório de adultos  . A valorização de músicas , gostos e costumes dos jovens só passou a existir após o advento do rock ´n roll e dos filmes que marcaram a revolta da juventude .

 A Rádio Nacional tinha um programa de auditório , onde se apresentavam , sob o comando de Paulo Gracindo ou César de Alencar ,os cantores consagrados pelo público  . Havia uma 'disputa' entre as cantoras Emilinha e Marlene , com os respectivos fãs clubes a se guerrear ,como se fossem torcedores de times oponentes . Havia até um coubói brasileiro , antecedente de Beto Carreiro : o cantor Bob Nelson , ( FOTO ABAIXO )



autor de músicas alegres , como ' Minha Vaca Salomé ' , com o gostoso refrão ' ô tiroleitiiiiii......'

 Publicações como a ' Revista do Rádio'  e ' Radiolândia ' eram especializadas em divulgar eventos radiofônicos e o cotidiano dos artistas : Fulano ao lado de seus cachorros ; Cicrana de avental , fingindo preparar uma feijoada , e assim por diante .





 A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi maior emissora de rádio que o país já teve . Criada em 1930 , foi mais tarde incorporada ao governo Getúlio Vargas , teve então sua potência multiplicada com a importação de modernos equipamentos . Todos os grandes músicos , cantores , apresentadores  e humoristas eram contratados da Nacional . ( ABAIXO , ARTISTAS PARTICIPANDO DO PROGRAMA DE CÉSAR DE ALENCAR )



 Gostávamos de assistir aos programas humorísticos como ' Edifício Balança Mas Não Cai ' . Meu pai acompanhava a série radiofônica ' Jerônimo , O Herói do Sertão ' . ( FOTO ABAIXO )



 As novidades da década eram as radionovelas , patrocinadas pelos produtos Gessy Lever ou Colgate - Palmolive , razão porque esse tipo de programa era conhecido por 'ópera de sabão ' .

 As notícias nos vinham pelo Repórter Esso ( alô , alô , Repórter Esso , alô ! ) , que durante anos estarreceu o país noticiando os grandes acontecimentos em suas edições especiais  .



 Mas a cosa fervia era na época que antecedia o carnaval . O s artistas apresentavam , então , dezenas de alegres sambas e marchas , que , de tanto serem ouvidos , já moravam na boca do povo ( ABAIXO , LAMARTINE BABO , AUTOR DE MARCHINHAS MUITO POPULARES NA ÉPOCA E DOS HINOS DOS CLUBES DO RIO DE FUTEBOL DO RIO DE JANEIRO )



e podiam ser cantados quando chegava a famosa festa  de Momo .

 A era do rádio passou , mas ele continua vivo em nosso cotidiano . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário