terça-feira, 21 de outubro de 2014

Gerações Sem Conflito

Em 1975 ELIS REGINA ( 1945-1982 ) vivia um momento especial em sua já bem sucedida carreira : após fazer uma das melhores interpretações da famosa e nacionalista  música AQUARELA DO BRASIL ( que contou até com um coro reproduzindo cantos indígenas ) , naquele ano ela iniciou uma longa turnê , que só terminaria em 1977 , chamada FALSO BRILHANTE . Foram 1.200 apresentações em estilo circense , com músicas sobre a sua vida , carreira  e fazendo críticas à nada saudosa ditadura militar , então vigente no país . O sucesso foi tão grande , que no início de 1976 foi gravado um disco com parte do repertório dos shows  e a grande pérola foi a música que deu título ao disco : COMO NOSSOS PAIS , de autoria do então jovem e desconhecido compositor e cantor cearense BELCHIOR  . Essa não foi a única canção , na história da música , a tratar do chamado CONFLITO ENTRE GERAÇÕES  , mas o seu próprio título é uma perfeita síntese do que acontece : em nossa maturidade fazemos justamente aquilo que criticávamos em nossa juventude ! E é justamente sobre esse velho tema que a crônica de hoje , escrita antes do último Dia das Crianças  , aborda  , com a visão do jornalista ROBERTO SAZABUNIA , do alto da sabedoria de seus 57 anos e com a experiência de ser pai de 6 filhos . CONFIRA :

"Quantas vezes , leitor , você já foi criança ? Se tiver menos de 12 anos , ainda é ( e tá lendo uma crônica no jornal ; parabéns ! ) , se está nos teen ,a adolescência ( dos thirteen aos seventeen ) , provavelmente acha que perdeu um tempo precioso brincando até os 12 ( mas lê a crônica ; isso é bom ! ) ; ah ! ,  está na melhor idade  ( entre os 18 e 30 )  , então curte a vida , pensando mais no presente que no passado ; passou dos 40 mas ainda não chegou aos 60 ? Já sem filhos , talvez um neto ou dois , administra o relacionamento com crianças de idades diferentes . Passou dos 61 ? Já é setentão ? Talvez chegando aos três dígitos .......Tem muito a recordar , viveu com muitas gerações .......E tem vontade de voltar a ser criança .



 A história se repete ciclicamente , acumulando experiência nas dunas do tempo . Ocasionalmente , o vento das mudanças altera o formato destas dunas , mas a substância continua a mesma  . O ser humano dificilmente está satisfeito com as circunstâncias atuais  , e sempre acha que faria diferente  . Se é jovem , tem certeza que o mundo seria melhor com suas ideias e ideais . Já o adulto se atém ao ' no meu tempo era diferente ' , esquecendo-se que de que seu tempo é hoje ,



 e que os jovens agem de acordo com as condicionantes de  época , espaço , costumes e necessidades .

 Você que já passou dos 30 , acha que a juventude não tem jeito ? Que , se depender dos jovens , o mundo está perdido ? Veja então algumas frases que um inglês chamado Ronald Gibson  ( FOTO ABAIXO )



utilizou numa conferência sobre conflitos de gerações . A palestra do ilustre começa com quatro frases sobre a juventude  :

' A juventude adora o lixo , é mal educada , caçoa da autoridade e não tem respeito pelos mais velhos  . Nossos filhos são verdadeiros tiranos . Não se levantam quando uma pessoa idosa entra , respondem a seus pais e são maus . '



' Não tenho mais esperança no futuro do país se a juventude  de hoje tomar o poder amanhã , porque essa juventude é insuportável , desenfreada , simplesmente horrível . '



' Esta juventude está estragada até o fundo do coração . Os jovens são malfeitores e preguiçosos . Eles jamais serão como a juventude de antigamente . A juventude de hoje não será  capaz de manter a nossa cultura . '

 Você pode concordar ou não com as afirmações acima , fica  a seu critério . Mas veja a origem delas : a primeira é de Sócrates ( 470- 399 a. C ) ; a segunda , de Hesíodo ( 720 a . C ) ; a terceira é de um sacerdote do ano 200 a . C e a quarta foi descoberta nas ruínas da Babilônia  , ( FOTO ABAIXO )



 e tem mais de 4.000  anos !

 Particularmente , acho que minha geração



 deu uma importante contribuição ao desenvolvimento do mundo . Afinal  ,nos anos 70 , a humanidade experimentou um grande salto no desenvolvimento tecnológico responsável por muitas comodidades existentes hoje . E a juventude atual , para mim , está dando conta do recado . É só ver a idade dos cérebros que dominam a Tecnologia de Informação , entre outros campos .

 Domingo , abrace todas as crianças que estiverem ao alcance . E aposte nelas ! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário