terça-feira, 14 de outubro de 2014

Domingo é Dia.........

Ela é imperfeita , repleta de falhas e frágil..........mas uma coisa é fato : desde 1985 , ano do fim da nada saudosa ditadura , O BRASIL É  UMA DEMOCRACIA ! Algo surpreendente em um país nunca teve nela o seu forte  e em que o MANDONISMO é forte , ou seja vale o que determinam os poderosos  , o abominável " VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO ? " ...........A primeira eleição da história do Brasil aconteceu ainda no tempo das caravelas  , ou seja , em 1532 , quando foram escolhidos os integrantes da câmara de vereadores de SÃO VICENTE , a cidade mais antiga do Brasil e localizada no litoral paulista . Durante quase todo o período colonial as eleições foram em caráter municipal e só podiam votar e ser votados os chamados "HOMENS BONS ", ou seja grandes fazendeiros , comerciantes , militares e ocupantes de cargos públicos  . A primeira eleição nacional , ou melhor , colonial , ocorreu em março de 1821 , quando foram escolhidos os deputados que representariam o Brasil no parlamento de Portugal  . Após a independência , entre 1824 e 1891 , só podia votar quem tivesse a idade mínima de 25 anos , fosse católico ( o catolicismo foi a religião oficial do Brasil até 1891 ) , alfabetizado e tivesse uma renda mínima de 100 mil-réis , uma fortuna para a época . Ou seja , os chamados "homens bons" ainda continuaram tendo o privilégio de votar e serem votados . As eleições ocorriam da seguinte maneira : os chamados ELEITORES PROVINCIAIS  escolhiam outros eleitores chamados  COMPROMISSÁRIOS , que sua vez escolhiam os eleitores de PARÓQUIA , que escolhiam os ELEITORES  DE COMARCA  e , estes  sim , votavam em candidatos a deputado e a membros dos conselhos consultivos ( equivalentes ao cargo de deputado estadual . Os senadores e governadores das províncias eram escolhidos pelo próprio imperador ) . Com o tempo as eleições foram simplificadas e os eleitores provinciais escolhiam os eleitores de paróquia , que votavam nos candidatos ( os ocais de votação eram as igrejas e o voto não era secreto )  até que em 1881 , pela LEI SARAIVA , as eleições passaram a ser diretas . A república aboliu a renda mínima para se votar , o chamado VOTO CENSITÁRIO , mas manteve várias restrições  como as proibições de analfabetos  e mulheres  votarem . Em 1894 , por exemplo , nas primeiras eleições diretas para a presidência da república , pouco mais de 2 % da população brasileira votou .........Durante o império e em boa parte da república as eleições foram marcadas pela violência ( grupos armados , lutadores de capoeira e até mesmo soldados da Força Pública - atual Polícia Militar invadiam os locais de votação para intimidar os eleitores ) , compra de votos em troca de dinheiro ou prestações de favores , fraudes e inclusão de eleitores fantasmas ou já falecidos..........

 A partir da década de 30 , porém , as coisas começaram a mudar........ em 1932 as mulheres conquistaram o direito de votar , o voto tornou-se secreto  e no mesmo ano foi criada a JUSTIÇA ELEITORAL BRASILEIRA ; a partir de 1955 os eleitores tiveram que deixar suas impressões digitais para poder votar  , os analfabetos conquistaram o direito de votar em 1985  e os jovens de 16 e 17 anos conquistaram esse direito , pela Constituição de 1988  ; as contestadas urnas eletrônicas foram adotadas a partir de 1996 e a partir de 2008 , de maneira gradativa , vem sendo adotada a identificação biométrica , ou seja a identificação das impressões digitais dos eleitores  . No mesmo ano um fato inusitado : as eleições municipais  de BOM JESUS DE ITABAPOANA e SANTO ANTÕNIO DE PÁDUA , ambas no Rio de Janeiro fora anuladas por excesso de votos nulos..........Na crônica de hoje , escrita  antes das eleições do último dia 5 de outubro , o jornalista ROBERTO SZABUNIA comenta sobre um dos grandes rituais da democracia : O DE IR VOTAR . E é bom lembrar : no dia 26 de outubro tem segundo turno e antes de escolher quem irá governar nosso problemático país nos próximos 4 anos é preciso pensar 10 vezes . CONFIRA :

".......de pescaria .......oi.......lá vou eu de caniço e samburá.......

 A velha marchinha de carnaval traz boas lembranças  e , para muitas pessoas ainda , uma ótima sugestão de programa dominical . Pode ser no rio que corre lá atrás , no pesque -pague  ou , como sugere a marchinha , no mar .



 Maré tá cheia .......ficou na areia ........ porque na areia dá mais peixe que no mar .

 Na verdade , há até quem prefira a areia . Cadeira de praia , óculos escuros pra disfarçar as olhadas nas sereias , isopor com cerveja no lugar do samburá........



 Hoje , porém , caro leitor , e prezada leitora , não faça planos para pescaria no próximo domingo . Em vez de isca , caniço e samburá , equipe-se com o título de eleitor . Todos os caminhos levam à seção eleitoral  , local de cumprir seu dever como cidadão



- na verdade , o voto deveria ser um direito , mais que uma obrigação ; mas esse assunto , a compulsoriedade  , exige mais espaço .

 Enfim , não importa se é obrigatório ; votar é um direito que o regime democrático nos garante  . Já ouvi falar muito que ' a democracia é o pior regime de governo , com exceção de todos os outros ' É fato . Teoricamente cabe a nós , ' demos '  , o povo ,



 decidir nosso destino, escolhendo  as pessoas que vão administrar e legislar .

 Neste domingo , os candidatos é que vão à pescaria , buscando fisgar os votos de quem ainda está indeciso .



 Por isso , se você , leitor -eleitor , estiver no limbo da indecisão , cuidado com o tipo de isca que lhe é atirado . Seja frio e ponderado , avalie mais alguns pontos obscuros e aproveite estes rês dias para se decidir .

 O importante é cumprir a obrigação - ou exercer seu direito , pode escolher ; direitos e deveres caminham juntos , outra característica de um regime democrático . Como essa eleição é a chamada 'majoritária ' , há cinco votos para colocar na urna  ,



 ou dezesseis algarismos para digitar . Não confie na memória , anote suas escolhas . É permitido levar a 'colinha ' para facilitar .

 Eu , particularmente , acho legal ir votar . Sinto-me responsável importante . Lembro-me até hoje da minha primeira participação como eleitor  , em 1976 . Morando há apenas um ano em São Paulo , tirei meu título logo que me instalei na cidade . Morava no Bexiga e votava na Avenida Paulista , no mesmo bairro , num clube chamado Homs . Eram eleições municipais , para prefeito e vereador . Na época , porém , prefeitos de capitais , eram nomeados , ( ABAIXO , OLAVO SETÚBAL , PREFEITO NOMEADO DE SÃO PAULO ENTRE 1975 E 1979 E FUNDADOR DO BANCO ITAÚ )



 então só votávamos para a Câmara . Colegas de faculdade me escolheram a escolher um candidato , já que pouco conhecia de São Paulo .

 Nos anos 80 , residindo em Joinville , estreei nas urnas em 1982 , de novo eleição municipal . Minha seção era no colégio Plácido Xavier  Vieira , ( FOTO ABAIXO )



 vizinho de casa no bairro Santa Catarina ; depois passei para o Lauro Carneiro de Loyola , no km 4 , e há uns 15 nãos voto no Bonja do Saguaçú (minha seção já chegou a se na sala de aula da minha filha )  .

 Agora , se você faz questão de ir pescar  domingo , sem problemas : a votação começa ás 8 horas , dá tempo . Aí leve o radinho junto na pescaria ,



para acompanhar a apuração . Tenha um bom e proveitoso domingo . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário