segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Das Vontades De Voar

Você sabe o que é EUDEMONISMO ? Calma , não se trata de nenhum xingamento ou algum tipo de culto ao "capeta" ! Essa palavra  esquisita significa pura e simplesmente A BUSCA PELA FELICIDADE . Em toda a sua frieza e formalidade o dicionário Aurélio define FELICIDADE como "1- QUALIDADE OU ESTADO DE FELIZ . 2- BOM ÊXITO , SUCESSO " . Na verdade é muito difícil definí-la e é muito mais fácil e prazeroso sentí-la ! Por acaso alguma vez você já fez um balanço geral de sua vida  ? Quantos daqueles projetos que você traçou quando era jovem realmente aconteceram ? Algum grande desejo seu ainda está para acontecer ? Iniciamos a última semana de outubro com uma interessantíssima reflexão feita pelo escritor JURA ARRUDA . CONFIRA :

"Eu escolhi não ser feliz demais . Tem a ver com tudo quanto nos mostram há séculos nas liturgias , nos dogmas , nas tentativas de manter a ordem , ou na matéria de que sou feito . A culpa foi nossa primeira lição ,



 aprendemos também muito cedo que é mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha , algo assim . Ser feliz demais pode ferir quem é triste demais , quem é feliz de menos . É preciso , pois , contenção . Monalisa perderia status se mostrasse os dentes .



 De tanto tolher desejos e cozinhar ímpetos , a gente aprende a não oscilar . O mundo , a vida ou alguma entidade invisível vai construindo muros em nossa volta a cada vontade não realizada . Depois , chega a idade , e aumentam os fios brancos na cabeça



na mesma proporção que diminui a coragem . O medo se instala e dar um passo custa . O caminho , muito  que de repente , está minado e agente pode explodir . Perigoso ser feliz demais .

 Por estar tão minado o chão , é imprescindível  que os olhos fitem-no até o pescoço atrofiar . Para olhar o chão , os olhos não precisam estar muito abertos . Dá conforto . A gente acostuma e olhar o céu custa . Custa a dor na coluna e a claridade é intensa demais , faz os olhos doerem .



 Quem não dá mais pra ver os sonhos , nem os desenhos das nuvens . Os desejos também atrofiam e restam encarangadas todas as vontades de voar :a que em menino continha voo rasante , sem preocupação com vista ou altura . Quando se é menino , a velocidade importa mais do que a distância ; a que em pueril adolescência



 era voo acrobático , vistoso , alçado para impressionar e conquistar ; a que mais tarde será voo de cruzeiro , com o olhar sobre detalhes , sem velocidade ou acrobacia . Um voo plano com vistas para o chão , porque pousar pode ser necessário e grande alento .

 Esta crônica é sobre as vontades de voar ,



 mas também é sobre  impotência e amarras . Já ouvimos falar de um tal medo de ser feliz . Existe . Tanto quanto o medo de fracassar  . O medo , em disputa coma coragem , cresce a cada golpe recebido . Se de um lado a coragem agride  , do outro , o medo aumenta . É batalha insana . Por isso , a maioria de nós prefere não subir ao ringue , não travar batalhas . A maioria de nós prefere olhar para o chão a ver o céu . Prefere ver os próprios pés , descalços  ou metidos em calçado , ganhando calo . O caminhar é lento e nostálgico e faz o dorso enrijecer .



 Dizem que também é possível ser feliz olhando o chão , plantando algum futuro . Mas não convém colher felicidade demais . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário