segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A " Estrela "

Já estamos na última semana de novembro e inevitavelmente aquele clima de fim de feira já se faz presente........Também é impossível não associar esta época de fim de ano ao aparecimento da TIBOUCHINA TRICHOPODA ..........Tibou o quê ?  Não , não é nenhum palavrão , embora aparente ser  e é sim o nome científico do belíssimo JACATIRÃO , uma das "estrelas " deste fim de ano . Árvore típica da Mata Atlântica  , é encontrado em Santa Catarina , no Paraná , em São Paulo e no Rio de Janeiro . A árvore pode atingir até 12 metros de altura e geralmente o seu tronco tem 30 centímetros de circunferência  , sendo o seu período de florescimento entre novembro e fevereiro  . Sua cor varia do branco ao rosa e suas sementes levam entre 10 e 20 dias para germinarem , sendo uma árvore usada não apenas no paisagismo como também na construção civil  . Também é conhecida como MANACÁ-DA -SERRA , FLOR-DE- MAIO , FLOR-DE -QUARESMA e PAU-DE -FLOR e chegou até a ser título de uma música  de TIM MAIA ( 1942-1998 )  chamada DEBAIXO DO MANACÁ e lançada em 1984 . Agora que você acabou de conhecer um pouco mais sobre a árvore , leia essa interessante crônica de autoria do escritor LUIZ CARLOS AMORIM  , que nos mostra que o fim de ano não é apenas jacatirão , papai noel , compras , presentes , reveillon , comida e sim algo muito maior . CONFIRA :

"A primavera está quase no fim e o verão vai chegando, inclemente .



 O calor está aumentando, as chuvas está rareando, mas não pense que por causa do fim da primavera, as flores acabam: o jacatirão nativo já explodiu em cores. Fui, no último final de semana, para o norte do Estado e vi as matas à beira das rodovias em Joinville, São Francisco, Joinville, Corupá, Jaraguá do Sul, ponteadas por várias ilhas de vermelho. São os pés de jacatirão nativo, que começaram a florescer no início deste mês de novembro e vão até janeiro, quiçá fevereiro,



espalhando matizes de vermelho e roxo por todos os caminhos, por encostas e montanhas desta terra abençoada da nossa Santa e bela Catarina.

É a natureza anunciando o verão, enfeitando nossos dias mais quentes e avisando que o Natal e o Ano Novo estão próximos. Que a festa maior da cristandade está chegando, que um Menino mágico vai nascer para nós mais uma vez

 e, por isso ela, a natureza, começa a festejar bem cedo, para que não esqueçamos de festejar também. Para que não esqueçamos de dar as boas vindas ao Menino que vem para o nosso renascimento.
A simplicidade e singeleza do jacatirão, que traduz toda a natureza que nos cerca, não lhe tiram a beleza e a importância de ser ele o arauto do Menino de Belém , ( ABAIXO , FOTOS RESPECTIVAMENTE  DA CIDADE DE ISRAELENSE  DE BELÉM E DO SUPOSTO LOCAL ONDE CRISTO NASCEU )


 que nos dá o supremo privilégio de nascer em nossos corações em mais este Natal.
Algumas pessoas, cegas de coração, olham mas não veem o jacatirão florido, a sua belíssima florescência. E é preciso olhar e ver. Nossos olhos, perdidos no dia a dia corrido e estressante, não conseguem ver mais beleza. E ela existe neste nosso planetinha azul que insistimos em desrespeitar, não cuidando direito dele.

 O jacatirão nativo é um grande exemplo, florescendo sem exigir nada em troca, a não ser um relance de nossos olhos.

Outras flores, apesar do calor escaldante que está chegando, também fazem companhia ao humilde e ao mesmo tempo majestoso jacatirão, nesta época do ano: o flamboiã, por exemplo, buquês vermelhos colorindo nossos jardins e nossas praças.

 Então, unamo-nos a Mãe Natureza para prestar nosso tributo ao Menino que chega. Mais uma vez . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário