sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Micro Entrevista : FELIPE SILVEIRA

Quando se fala em um SEBO , imediatamente a imagem que nos vem à cabeça é de um amontoado de livros usados , alguns deles antiquíssimos ; CDs e LPs raros e revistas igualmente antigas e raras , passando por DVDs , alguns deles recém lançados no mercado . Geralmente os seus proprietários são pessoas experientes , de meia idade , e alguns até  bastante viajados , tanto na profissão quanto no conhecimento de vários lugares do Brasil e até do mundo . Só que alguns desses proprietários de sebo podem ser pessoas extremamente jovens e até mesmo fazer e viver a arte e não apenas vender cultura . É o caso do nosso entrevistado do mês.......Muitíssimo jovem ( ele nasceu em 14 de março de 1991 ) , ele praticamente foi criado atrás do balcão de um sebo e , com certeza , muitos em Joinville o conhecem . Eclético , entre os seus gostos e influências musicais estão BEATLES , ROBERTO CARLOS e LEGIÃO URBANA . Tocando e fazendo música desde a adolescência  , há apenas 3 meses ele se envolveu em uma nova empreitada musical : é baixista da banda SURF PARK , cujo nome já indica  toda a juventude e dinamismo de seus membros , e que embora ainda esteja naquele fase de formação e afirmação , já gravou uma música : É CEDO AINDA . Este é FELIPE SILVEIRA , proprietário da JOINLIVROS SEBO E LIVRARIA , que desde 2004 funciona em um dos locais mais tradicionais de Joinville , o EDIFÍCIO MANCHESTER , inaugurado em 1970 . Nessa conversa  conosco  o despachado e simpático comerciante nos revela o seu lado artista . CONFIRA :

1- O QUE O LEVOU A TRABALHAR LITERALMENTE VENDENDO CULTURA . TEM ALGUMA HISTÓRIA INTERESSANTE QUE TENHA ACONTECIDO EM SEU SEBO E QUE PODERIA NOS CONTAR ?
  • FELIPE - O que me leva a trabalhar com a livraria, é a possibilidade de conhecer pessoas diferentes, culturas diferentes, de uma certa forma, podemos dizer, que trabalhamos "com musica", pois que outro trabalho proporciona trilha sonora? Muitas vezes a musica que esta tocando na loja, nos liga a algum cliente, que entra, seja para perguntar quem canta, ou simplesmente pra curtir o som. Lembro o dia em que um dos maiores cover de Elvis no Brasil, Ronnie Paker, ( FOTO ABAIXO )

  • então na cidade para seu show, apenas porque ouviu da janela do hotel onde estava, o White Album dos Beatles ( FOTOS ABAIXO )



  • tocando na vitrola, entrou na loja, já comentando: - Putz é muito difícil você entrar em alguma loja hoje em dia em que esteja tocando alguma musica boa!!
  • 2 - VOCÊ SE CONSIDERA UM MÚSICO QUE TRABALHA NO COMÉRCIO OU UM COMERCIANTE QUE FAZ MÚSICA ? COMO VOCÊ DEFINE O QUE É A MÚSICA E O QUE É FAZER MÚSICA ?

  • FELIPE - Me considero musico e comerciante. Trabalho na livraria desde adolescente com meu irmão, e depois de sua saída, dei continuidade ao trabalho . ( FOTO ABAIXO )

  • Com certeza é um ótimo trabalho, posso dizer que trabalho com o que gosto, mas musica é minha paixão, e veio muito antes disso, e seja o que for que eu faça, a musica sempre estará presente !( ABAIXO , FELIPE ANTES DE UMA APRESENTAÇÃO NA ESCOLA DE MÚSICA ARTE MAIOR )

  • 3 - QUAIS SÃO OS SEUS PROJETOS COMO MÚSICO ? COMO VÊ O CENÁRIO MUSICAL DE JOINVILLE ?

  • FELIPE - Estou preparando algumas musicas, uma delas junto com o vídeoclip, que serão lançadas no segundo semestre de 2015, ainda não sei dizer se será um EP ou um álbum, vai depender do tempo que leva para lapidar as composições. Acredito que o cenário musical e cultural joinvillense está aquecendo cada vez mais, há muita gente gravando musicas, filmes. Fico feliz em ver a cena crescer, e ver a moçada levando o nome da cidade pra fora, mesmo que regionalmente ! ( ABAIXO , RESPECTIVAMENTE FOTOS DAS BANDAS FEVEREIRO DA SILVA E ULISSES )


  • 4- COMO VOCÊ EXPLICA ABAIXA QUALIDADE DA MÚSICA ATUAL ? 
    FELIPE - Acredito que tudo pode mudar, existe muita moda, muita coisa passageira, e o que é bom, é o que fica. Penso, que outros estilos, como o sertanejo universitário , por exemplo, apela muito pro lado comercial, então conseguem, ser mais popular . ( ABAIXO , FOTOS RESPECTIVAMENTE , DAS DUPLAS GUILHERME E SANTIAGO E MATEUS E CAUAN )


  • No meu ver, as bandas preferem produzir um material mais sério, com letras mais adultas, assim não correm o risco de se tornar mais um clichê. Mas creio que há espaço pra todos, cabe ao musico/banda encontrar seu próprio nicho, assim como em qualquer negocio.

  • 5 - POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ?
    FELIPE - É isso , obrigado pela oportunidade do bate-papo, fiquem de olho na banda SURF PARK , em breve estaremos lançando nossa primeira musica, É CEDO AINDA - com videoclipe . ( ABAIXO , FELIPE COM O VIOLÃO TOCANDO ENTRE AMIGOS )

Nenhum comentário:

Postar um comentário