terça-feira, 25 de novembro de 2014

Assassinato Por Dilema

O que é , o que é .........por parte de pai ele era de origem belga e seu sobrenome significa HORTA DE BETERRABAS ( sim , foi isso que você acabou de ler ! ) , também pelo lado paterno descendia de vários pintores e escultores e foi seu avô quem lhe ensinou as primeiras noções de música . Filho de pai alcoólatra e severo , a partir dos 5 anos de idade foi obrigado a estudar música todos os dias e ao invés de ter aversão à música , isso só que fez com que o menino tivesse paixão por ela . Aos 10 anos já dominava todo o repertório de JOHANN SEBASTIAN BACH e com 11 anos fez a suas primeiras composições . Típico caso de gênio precoce , aos 14 anos já era professor de música ! Chamou a atenção de um conde , que o levou para Viena , onde teve aulas com ninguém menos que JOSEPH HAYDAN  , um dos grandes nomes da história da música clássica . Tornou-se conhecido por ser um exímio pianista , embora a sua consagração só aconteceria como compositor , fez amizade  com nobres e aristocratas e ao retornar para sua terra natal  , tornou-se simpatizante das ideias da Revolução Francesa de 1789 e de um movimento político-filosófico chamado ILUMINISMO  , o que também acabou influenciando sua obra . Dono de um temperamento forte e instintivo , aos 26 anos descobriu os primeiros sintomas de uma doença que lhe tornaria praticamente surdo  esteve a ponto de cometer suicídio ........seus últimos anos de vida - entre 1816 e 1827 , ano de sua morte - foram justamente os mais produtivos de sua carreira , criando 44 composições . Ao longo de mais de 40 anos de carreira foi autor de 138 composições e para os mais diversos instrumentos : violino , órgão , cravo , piano .........Sua obra é tão genial, que ele é considerado um poeta-compositor e também um dos pilares não apenas da música clássica como também da música ocidental .

 Seu velório atraiu cerca de 20.000 pessoa em Viena , cidade em que viveu boa parte de sua vida . Na época em que a Alemanha esteve dividida em duas , entre 1949 e 1990 , foi considerado um símbolo nacional da parte ocidental e sua cidade natal , BONN , foi a capital daquele país nesse período . Provavelmente você já deve ter percebido quem é ele  e sem ainda não percebeu , ao final da crônica de hoje , de autoria do escritor CARLOS ADAUTO VIEIRA  saberá de quem se trata . CONFIRA :

"Nosso professor de medicina legal na tradicional Faculdade de Direito de Santa Catarina  , ( ABAIXO , ANTIGO PRÉDIO DA FACULDADE )



 hoje absorvida pela Universidade Federal , que gozava do carinhoso apelido de alfaiataria do Didico , era o doutor Madeira Neves , inteligência brilhantíssima  que explorava uma robusta erudição e adorava pegadinhas ( como se diz hoje ) . Em uma de suas magistrais aulas , as quais ninguém faltava , fez a seguinte proposição sobre o aborto , tema àquela época , muito mais do que hoje ; de arrepiar , com direito á excomunhão para os católicos .



-  Um casal tinha quatro filhos , três deles eram dementes , e uma , esquizofrênica  .



A mãe estava grávida do quinto . O casal sabia que a causa era sífilis  , adquirida pelo pai e transmitida à família e para a qual não havia cura , então . Trata-se de fato histórico e importantíssimo - advertiu : Pensem !

 Surgiu o dilemas : ter ou abortar o próximo filho ?  - O mesmo dilema que coloco hoje , aqui e agora , para os caros alunos e futuros colegas .



 A turma sentiu que havia por trás uma pegadinha das boas . Mas resolveu encará-la .

- Vamos dividir a turma em duas - direita e esquerda . Hoje estão presentes 48 alunos , segundo o Américo . Duas turmas de 24 , sem alusão . Comecemos pela esquerda : aborto ou parto ?

- Parto - foia resposta dada pelo representante de uma turma .



- Aborto - foi a resposta dada pelo representante da outra .



- Tem certeza ? - ainda inquiriu o mestre dando mais uma oportunidade .

- Pensem um pouco mais !



 Mas desconfiado da pegadinha , insistiram .

- Sim ! Sim! - foi uníssona a resposta da segunda turma já meio dividida e desconfiada .

- Pois bem , deveríeis ter mais cuidado em saber de quem era essa família , pois , senão , acabais de matar o extraordinário músico , surdo pela sífilis , incurável , que foi Beethoven  . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário