quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Gato e Sapato

Excluindo os dialetos regionais , existem no mundo 48 línguas faladas . E o PORTUGUÊS é a quarta língua mais falada , sendo tecnicamente uma língua itálica-românica , ou seja , uma das línguas que se originaram do antigo latim , hoje uma língua praticamente morta , e que era a língua oficial do Império Romano  do qual a região equivalente hoje a Portugal fez parte ( as outras línguas originadas diretamente do latim são o italiano , francês , espanhol  e romeno ) . Para nós , leigos , é difícil responder qual é a língua mais difícil do mundo, o que só um especialista poderia responder , mas com certeza entra facilmente na lista das MAIS DIFÍCEIS : substantivos , adjetivos , pronomes , verbos , paroxítonas , proparoxítonas , oxítonas , advérbios ............esse verdadeiro labirinto gramatical faz com que a língua portuguesa , especialmente a sua aprendizagem e escrita , seja um verdadeiro tormento para as cerca de 480 milhões de pessoas que a falam no mundo . Só que existe que faz a língua portuguesa ser diferente da maioria das outras : o fato de ser uma língua viva e em constante evolução , sendo enriquecida por expressões e gírias populares . Muitas dessas expressões tem o sentido completamente diferente do sentido original . é o que nos explica na crônica de hoje  HILTON GORRESEN , que  , de maneira leve , nos dá uma verdadeira aula de língua portuguesa . CONFIRA :

"Existem expressões usadas até hoje que nos parecem absurdas , nada têm a ver com seu sentido . É o caso da expressão 'fazer de gato e sapato ' , significando abusar de alguém . O que tem a ver gato



 com sapato , além da rima ? Se alguém pesquisar a origem desse dito popular , descobrirá que ,na verdade , uma versão provável é ( ou era ) ' fazer de gato sob pata ' . Aí sim , um perverso animal tem um gatinho sob suas patas e faz o diabo com ele . Preferia que fosse ' fazer de rato sob pata ' , que serviria de incentivo à exterminação desse desagradável roedor .



 Como a frase é meio erudita , o povão terminou por simplifica-la .

 Outra expressão mal entendida é a famosa ' colocar as barbas de molho ' . Qual o objetivo disso ? Aliás , atualmente , poucos usam barba , a não ser os muçulmanos , sem falar nos integrantes do PT . Imaginem Bin Laden ,



quando vivo , passando a noite com a barba dentro de uma bacia de água . A não ser que ele saiba que o provável é ' colocar as bragas de molho ' . Braga é como nossos irmãos portugueses denominam as calças .



 Desse modo , pode-se muito bem coloca-las de molho , prevenindo-se para algum acontecimento futuro .

 As barbas de nossos ancestrais também motivaram outra expressão : ' não se pescam trutas a barbas enxutas ' . Isso quer dizer que para conseguir esse delicioso peixe deve-se mergulhar na água com barba e tudo ?



Não . Aí tudo se esclarece se substituirmos barbas por bragas . Não pescam trutas sem entrar na água e molhar as calças . Essa troca de sentidos poderia motivar a expressão ' não se pode defecar sem arriar as barbas ' .



 O povo gosta de dizer ' este menino é o avô cuspido e escarrado ' . Tem-se a impressão de que o pobre menino nada mais é do que o excremento do avô . Alguns defendem que a origem é 'esculpido em Carrara '  , fazendo menção ao famoso mármore de Carrara , na Itália , ( FOTO ABAIXO )



utilizado pelos grandes escultores . Nesse caso tem-se que o neto foi 'esculpido ' de modo perfeito , tendo como modelo o avô .



 Não sou a favor dessa versão , acho muito elitizada . Outra variante do sentido é ' esculpido e encarnado ' . Esculpido e tornado carne , como se fosse produzido por um Pigmaleão  , que deu vida a uma estátua .



 Mas como o povão ia saber disso ?

 Tornou-se moda corrigir o sentido de algumas velhas expressões , há muito tempo popularizadas . Mas algumas dessas correções , como ' quem tem boca vaia Roma ' são equivocadas . Por que alguém vaiaria Roma ? Prefiro a sábia sentença muito mais adequada : quem tem boca vai  a Roma ( FOTO ABAIXO ) e a qualquer lugar do mundo . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário