sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Viagem Musical : Música Científica

O psicólogo  norte-americano ARTUR JANOV ganhou notoriedade ao escrever o livro GRITO PRIMAL e desenvolver uma terapia de mesmo nome . Seja lá o que isso for , o fato é que entre seus clientes estavam nada mais nada menos que o casal JOHN LENNON - YOKO ONO........Suas teorias também influenciaram dois jovens músicos ingleses da pequena cidade de Bath , situada no sudoeste daquele país e uma tradicional estância termal criada pelos romanos . Corria o ano de 1981 e o guitarrista ROLAND OZÁBAL  e o baixista CURT SMITH eram recém saídos da  dissolvida banda de ska ( uma vertente roqueira do reggae ) GRATUATE . Amigos desde a infância , resolveram unir forças e criar uma banda TEARS FOR FEARS , se juntando logo à eles o tecladista IAN STANLEY e o baterista MANNY ELIAS . Em 1983 foi lançado o primeiro disco da banda com o nome de THE HURTING , que não chegou a fazer sucesso mas que chamou a atenção . O som era uma mistura de gótico ( uma vertente do rock punk ) e música eletrônica  e as letras tinham forte influência das ideias do já citado psicólogo norte-americano , além disso as letras de algumas músicas faziam referência à pesada história de vida de Roland Ozábal ( ele tinha problemas de relacionamento com seu pai e sua mãe era vítima de violência doméstica ) . Em fevereiro de 1985 era lançado o disco SONGS FROM THE BIG CHAIR , com um som mais alegre , leve e mais pop . A banda ainda encontrou tempo para abordar temas relacionados à política , especialmente os conservadores governos de MARGARET TATCHER , no Reino Unido , e de RONALD REAGAN , nos Estados Unidos .  Desta vez com um clima bem mais leve que o do primeiro disco , a banda conseguiu emplacar 3 sucessos : SHOUT , HEAD OVER HEELS  e EVERYBODY WANTS TO RULE  THE WORDS . O disco vendeu a expressivo número de cerca de 10 milhões de discos e elevoua banda ao status de estrela internacional e a partir de então foram 4 anos de uma longa turnê mundial . Em um despretensiosa visita a uma casa noturna na cidade norte-americana de Kansas City uma agradabilíssima surpresa estava reservada ............

 Roland e Curt  ficaram encantados com uma cantora desconhecida e dona de uma voz , ao melhor estilo das grandes divas da música negra norte-americana . Ela já havia gravado dois discos , longe de chamar a atenção , e seu nome era OLETA ADAMS . Finalmente , em 1989 , a banda voltava  a gravar um disco depois de 4 longos anos e uma mudança : no lugar da dupla Ian Stanley - Manny Elias entrou a já citada Oleta Adams . A entrada dela seria importantíssima : por sua influência o novo disco teve uma "cara" mais jazz e blues , com alguma influência dos Beatles . Várias músicas daquele disco fizeram sucesso mas o grande ponto alto foi , sem dúvida , o memorável dueto entre as poderosas vozes de Roland e Oleta , na balada WOMAN IN CHAINS ( o clipe da música foi gravado em preto e branco e a letra aborda o caso de uma mulher que é vítima de violência por parte do parceiro ) . O disco fez a carreira da cantora norte-americana finalmente decolar mas como diz um velho ditado : " DEPOIS DA CALMARIA VEM A TEMPESTADE ".........Em 1992 , após o lançamento de uma coletânea com os grandes sucessos da banda e diante da participação cada vez menor de Curt Smith nas composições e vocais das músicas , a dupla acabou sendo desfeita e Roland acabou conquistando na justiça o direito de seguir com o nome Tears For Fears  . Em 1993 ele gravou o razoável ELEMENTAL , cujo grande sucesso foi a música BREAK IF DOWN AGAIN e o próximo disco , lançado em 1995 , foi RAOUL AND THE KINGS OF SPAIN , cujo ponto alto foi reencontro com Oleta Adams na música ME AND MY BIG IDEIAS . Para a alegria dos fãs , em 1996 foi lançado o disco SATURNINE MARTINAL AND LUNATIC  , só com músicas até então inéditas e que eram restos de antigas gravações de estúdio .

 Em 2003 , para a alegria  ainda maior dos fãs Roland e Curt acabaram "fumando o cachimbo da paz " e acabaram selando o retorno do Tears For Fears . No ano seguinte foi lançado o disco EVERYBODY LOVES A HAPPY ENDING  , com o maior número de músicos já envolvidos na gravação de um disco da dupla : nada menos do que 49 músicos ! O mais recente trabalho da dupla é um disco ao vivo , lançado em 2006 , de um show realizado em Paris . Um dos vídeos do dia é o clipe da dançante SHOUT . OUÇA O SOM CIENTÍFICO DO TEARS FOR FEARS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário