quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Andar de Trem

Em 1974 , no disco GITA , além de vários clássicos como a própria música-título e SOCIEDADE ALTERNATIVA , está a bela TREM DAS SETE . RAUL SEIXAS ( 1945-1989 ) , o "Maluco Beleza" , não apenas se referia nela ao fim do mundo como também homenageava seu próprio pai ( engenheiro ferroviário ) e um de seus avós , que morava em uma pequena cidade do interior baiano , servida por ferrovia . Para muitos O TREM lembra NOSTALGIA e traz forte cheiro de PASSADO . Não é o que a história conta.......a cada trecho de dormente com trilho assentado era o progresso que estava chegando junto : não fosse pelas ferrovias , talvez a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - processo intenso de industrialização ocorrido nos séculos 18 e 19 e em países como Estados Unidos , Japão , Alemanha e Inglaterra - teria se resumido à algumas poucas regiões do mundo ou talvez não tivesse nem acontecido . Além de ser responsável pelo escoamento de produtos agrícolas e das recém criadas indústrias , as ferrovias possibilitaram o desbravamento de regiões inóspitas ou muito pouco povoadas , a ligação entre as mais diferentes regiões de um determinado país e o deslocamento rápido de tropas em guerra , como ocorreu na Primeira e na Segunda Guerra Mundiais . Há quem diga que o primeiro trem foi criado por um padre jesuíta belga chamado FERDINAND VERBIEST  , que em 1681 teria criado um veículo movido a vapor e que teria circulado em Pequim , a capital da China . O fato é que a primeira vez em que se ouviu falar de um trem foi em 1804 : naquele ano o engenheiro inglês RICHARD TREVITHICK  criou uma locomotiva capaz de carregar cinco vagões com capacidade total para 10 toneladas , de transportar 70 passageiros e de andar a 8 quilômetros por hora , velocidade espantosa para a época . Em 27 de setembro de 1825 viria a primeira grande revolução : era inaugurada nessa data a primeira ferrovia da história , ligando as cidades inglesas de STOCKTON e DARLINGTON e percorrendo 61 quilômetros . A princípio as primeiras ferrovias eram utilizadas quase que exclusivamente para o transporte de cargas , especialmente carvão . Em 1863 , a segunda revolução : surge o primeiro METRÔ , em Londres . A primeira locomotiva elétrica que se tem notícia data de 1879 , tendo sido exposta na FEIRA INTERNACIONAL DE BERLIM e sido criada pelo alemão WERNER VON SIEMENS ( há quem afirme que o seu verdadeiro criador foi o norte-americano THOMAS  DEVANPORT  ; já outros afirmam que foi o escocês ROBERT DAVIDSON ) , ainda no século 19 surgiram as primeiras locomotivas movidas à óleo diesel ; em 1 de outubro de 1964 surgiu  no Japão o primeiro trem de alta velocidade , o popular TREM-BALA , ligando Tóquio à

Osaka e mais recentemente as locomotivas que andam em monotrilho ou em trilhos com atração magnética . Como se pôde ver o transporte ferroviário não tem nada de ultrapassado e está em constante processo de modernização , além de ser um meio de transporte barato , seguro e não poluente .

  Enquanto países como Alemanha , Japão , França e Inglaterra investem na modernização e difusão do sistema ferroviário , chegando até mesmo a desestimular o uso do carro , o Brasil vai na contramão..........Embora desde 1835 existisse um projeto que previa uma ferrovia que ligaria a então capital Rio de Janeiro às então províncias de Minas Gerais , Rio Grande do Sul e Bahia , a primeira ferrovia brasileira só foi inaugurada em 30 de abril de 1854 e ainda assim foi mais uma iniciativa isolada , fruto da visão e do idealismo de Irineu Evangelista de Souza , o BARÃO DE MAUÁ ( 1813-1889 ) , primeiro empresário brasileiro . Na maioria das vezes as ferrovias brasileiras surgiram por iniciativa de empresas estrangeiras , especialmente inglesas , e em alguns casos foram construídas para ligar uma fazenda a um porto  e não para integrar o país .  O período em que mais se construiu ferrovias no Brasil foi entre 1911 e 1916 : foram construídos 5.000 quilômetros . Entre os incontáveis males trazidos pela nada saudosa ditadura militar está o processo de destruição do sistema ferroviário nacional em prol do caro , poluente e perigoso sistema rodoviário . Ferrovias  consideradas "deficitárias " foram simplesmente desmontadas  e esse foi o caso da ESTRADA DE FERRO SANTA CATARINA : situada na rica região do Vale do rio Itajaí , a estrada tinha fortíssima importância econômica , social , cultural e histórica ( seu primeiro trecho foi inaugurado em 1909 ) e em 1971 , sem qualquer explicação mais convincente , foi desativada ..........Em 1996 , lamentavelmente  sucateadas e abandonadas , quase todas as ferrovias brasileiras foram privatizadas . OUTRA BURRICE : as empresas preferindo o transporte de cargas , praticamente acabaram com o transporte de passageiros no Brasil........Atualmente a malha ferroviária brasileira é de 30.129 quilômetros ( já chegou a ter 34.207 quilômetros ) , sendo todas elas de alcance nacional , embora existem conexões com ferrovias bolivianas , argentinas e uruguaias  . Na primeira crônica de 2015 , o escritor DONALD MALSCHITZKY relembra  , com muita saudade , das inúmeras viagens de trem que fez . CONFIRA :

"O francês de ginásio não ajudara muito. 'Já vi este lugar', dizia uma voz de desconfiança lá no íntimo. Mas como, se estava indo e não voltando? Voltava! O francês de ginásio não era exatamente a melhor ferramenta para viajar sozinho num país onde falar inglês ainda era sacrilégio. Ao chegar novamente à Alemanha, a certeza: distraído e meio burrinho, peguei o trem de Paris e não para Paris. Como consequência, o  primeiro e único dia na Cidade Luz



 resumiu-se à emoção do trânsito doido da estação ao aeroporto. Foi minha última viagem de trem; não por despeito, mas por falta de oportunidade. Depois disso, somente trechinhos nostálgicos de Maria-Fumaça .




Cedo – e parecia mais cedo do que era – pegamos o ônibus do Kock para a Estação de Serra Alta . ( ABAIXO , ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM SÃO BENTO DO SUL , CIDADE NATAL DO AUTOR DESTA CRÔNICA ) 

 Num vagão de segunda, um dia inteiro até Porto União.  Com direito a almoço de frango recheado,   fuligem e fumaça entrando pela janela  durante quase toda viagem.  Não pensei em ser maquinista, mas vestir o uniforme garboso do funcionário que anunciava as estações – 'Paciência, Jararaca...' passou a sonho instantâneo. À noite, depois de uma volta ao mundo, União da Vitória, pois desembarcamos do lado direito; do esquerdo seria Porto União. Não concebia que um trilho pudesse separar dois estados ; ( FOTO ABAIXO )

 divisas deveriam ter muros! Também não sabia, e só soube muitos anos depois, que os dormentes de quase todo o trecho estavam manchados de sangue.

Andamos juntos por um bom tempo: Porto União várias vezes, já não de Maria-Fumaça, mas igualmente demorado e barulhento; Linguado – verdade, ele parava lá – ( ABAIXO , FOTO TIRADA EM 2004 DO QUE RESTOU DESSA ESTAÇÃO )

 para ir a Barra do Sul na  carroceria de uma picape velha, depois já usávamos Araquari; ( ABAIXO , ESTAÇÃO DE ARAQUARI , HOJE A SEDE DO CORPO DE BOMBEIROS DAQUELA CIDADE )

 Corupá (cadê mulher que oferecia: 'Flóres, flóres'?), e da estação mais duas horas de bicicleta à noite para um lugarejo ao pé das montanha;  Mafra, ( ABAIXO , ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM MAFRA )

 para um namoro que saiu dos trilhos em 15 dias; Joinville , ( ABAIXO , FOTO ANTIGA DA ESTAÇÃO DE JOINVILLE ) com as bicicletas no bagageiro .


Um dia cismaram que progresso eram estradas de rodagem e mataram a magia .


 Ainda o encontro: às vezes provoca tripas de carros ao interromper o trânsito em suas passagens. Sem nossas fantasias, está muito mais comprido, anda com duas, três locomotivas, virou operário de patrão americano. Ficou triste, perdeu o encanto: já não leva janelas e nem  rostos nelas . "

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