Osaka e mais recentemente as locomotivas que andam em monotrilho ou em trilhos com atração magnética . Como se pôde ver o transporte ferroviário não tem nada de ultrapassado e está em constante processo de modernização , além de ser um meio de transporte barato , seguro e não poluente .
Enquanto países como Alemanha , Japão , França e Inglaterra investem na modernização e difusão do sistema ferroviário , chegando até mesmo a desestimular o uso do carro , o Brasil vai na contramão..........Embora desde 1835 existisse um projeto que previa uma ferrovia que ligaria a então capital Rio de Janeiro às então províncias de Minas Gerais , Rio Grande do Sul e Bahia , a primeira ferrovia brasileira só foi inaugurada em 30 de abril de 1854 e ainda assim foi mais uma iniciativa isolada , fruto da visão e do idealismo de Irineu Evangelista de Souza , o BARÃO DE MAUÁ ( 1813-1889 ) , primeiro empresário brasileiro . Na maioria das vezes as ferrovias brasileiras surgiram por iniciativa de empresas estrangeiras , especialmente inglesas , e em alguns casos foram construídas para ligar uma fazenda a um porto e não para integrar o país . O período em que mais se construiu ferrovias no Brasil foi entre 1911 e 1916 : foram construídos 5.000 quilômetros . Entre os incontáveis males trazidos pela nada saudosa ditadura militar está o processo de destruição do sistema ferroviário nacional em prol do caro , poluente e perigoso sistema rodoviário . Ferrovias consideradas "deficitárias " foram simplesmente desmontadas e esse foi o caso da ESTRADA DE FERRO SANTA CATARINA : situada na rica região do Vale do rio Itajaí , a estrada tinha fortíssima importância econômica , social , cultural e histórica ( seu primeiro trecho foi inaugurado em 1909 ) e em 1971 , sem qualquer explicação mais convincente , foi desativada ..........Em 1996 , lamentavelmente sucateadas e abandonadas , quase todas as ferrovias brasileiras foram privatizadas . OUTRA BURRICE : as empresas preferindo o transporte de cargas , praticamente acabaram com o transporte de passageiros no Brasil........Atualmente a malha ferroviária brasileira é de 30.129 quilômetros ( já chegou a ter 34.207 quilômetros ) , sendo todas elas de alcance nacional , embora existem conexões com ferrovias bolivianas , argentinas e uruguaias . Na primeira crônica de 2015 , o escritor DONALD MALSCHITZKY relembra , com muita saudade , das inúmeras viagens de trem que fez . CONFIRA :
"O francês de ginásio não ajudara muito. 'Já vi este lugar', dizia uma voz de desconfiança lá no íntimo. Mas como, se estava indo e não voltando? Voltava! O francês de ginásio não era exatamente a melhor ferramenta para viajar sozinho num país onde falar inglês ainda era sacrilégio. Ao chegar novamente à Alemanha, a certeza: distraído e meio burrinho, peguei o trem de Paris e não para Paris. Como consequência, o primeiro e único dia na Cidade Luz
resumiu-se à emoção do trânsito doido da estação ao aeroporto. Foi minha última viagem de trem; não por despeito, mas por falta de oportunidade. Depois disso, somente trechinhos nostálgicos de Maria-Fumaça .
Cedo – e parecia mais cedo do que era – pegamos o ônibus do Kock para a Estação de Serra Alta . ( ABAIXO , ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM SÃO BENTO DO SUL , CIDADE NATAL DO AUTOR DESTA CRÔNICA )
Num vagão de segunda, um dia inteiro até Porto União. Com direito a almoço de frango recheado, fuligem e fumaça entrando pela janela durante quase toda viagem. Não pensei em ser maquinista, mas vestir o uniforme garboso do funcionário que anunciava as estações – 'Paciência, Jararaca...' passou a sonho instantâneo. À noite, depois de uma volta ao mundo, União da Vitória, pois desembarcamos do lado direito; do esquerdo seria Porto União. Não concebia que um trilho pudesse separar dois estados ; ( FOTO ABAIXO )
Um dia cismaram que progresso eram estradas de rodagem e mataram a magia .
divisas deveriam ter muros! Também não sabia, e só soube muitos anos depois, que os dormentes de quase todo o trecho estavam manchados de sangue.
Andamos juntos por um bom tempo: Porto União várias vezes, já não de Maria-Fumaça, mas igualmente demorado e barulhento; Linguado – verdade, ele parava lá – ( ABAIXO , FOTO TIRADA EM 2004 DO QUE RESTOU DESSA ESTAÇÃO )
Andamos juntos por um bom tempo: Porto União várias vezes, já não de Maria-Fumaça, mas igualmente demorado e barulhento; Linguado – verdade, ele parava lá – ( ABAIXO , FOTO TIRADA EM 2004 DO QUE RESTOU DESSA ESTAÇÃO )
para ir a Barra do Sul na carroceria de uma picape velha, depois já usávamos Araquari; ( ABAIXO , ESTAÇÃO DE ARAQUARI , HOJE A SEDE DO CORPO DE BOMBEIROS DAQUELA CIDADE )
Corupá (cadê mulher que oferecia: 'Flóres, flóres'?), e da estação mais duas horas de bicicleta à noite para um lugarejo ao pé das montanha; Mafra, ( ABAIXO , ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM MAFRA )
para um namoro que saiu dos trilhos em 15 dias; Joinville , ( ABAIXO , FOTO ANTIGA DA ESTAÇÃO DE JOINVILLE ) com as bicicletas no bagageiro .
Um dia cismaram que progresso eram estradas de rodagem e mataram a magia .
Ainda o encontro: às vezes provoca tripas de carros ao interromper o trânsito em suas passagens. Sem nossas fantasias, está muito mais comprido, anda com duas, três locomotivas, virou operário de patrão americano. Ficou triste, perdeu o encanto: já não leva janelas e nem rostos nelas . "
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