segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Saudade

A história de hoje é mais um exemplo dos tantos males causados pela nada saudosa ditadura militar , embora exista quem tenha saudade dela .........Aquela obra que era inaugurada em 3 de maio de 1909 , depois de quase dois anos de trabalho , tinha tudo para ser algo monumental . Em uma região de forte colonização e cultura alemãs , com investimento alemão , era inaugurado trecho inicial da ESTRADA DE FERRO SANTA CATARINA , ligando Blumenau a localidade WARNOW , no atual município de Indaial ( então um distrito de Blumenau ) . Em 1934 a pequena e isolada estrada de ferro foi prolongada : construiu-se mais um trecho entre a localidade de SUBIDA ( no atual município de Apiúna ) e Harmônia ( hoje Ibirama , emancipada de Blumenau naquele ano ; em 1969 esse trecho foi desativado  ) e em 1954 o porto de Itajaí foi ligado à ela . Em 1958 ela atingiu sua extensão máxima : 184 quilômetros , chegando ao atual município de BRAÇO DO TROMBUDO ( então um distrito de Rio do Sul ) . O projeto era ousado : fazer com que a ferrovia chegasse na fronteira com a Argentina . Para isso ela se ligada com a ferrovia ITARARÉ-URUGUAI , na localidade de PONTE SERRADA ( atualmente um município próximo a Curitibanos ) e com a ferrovia RIO NEGRO -VACARIA na localidade de LIMEIRA ( situada no município de HERVAL D ´OESTE , próximo de Joaçaba ) , havia ainda a ideia de se conectar a ferrovia com o ramal SÃO FRANCISCO DO SUL - PORTO UNIÃO . Porém tudo isso não passou de um projeto..........( ABAIXO , FOTO DE ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM BLUMENAU )

     Mesmo tendo sido administrada pela REDE FERROVIÁRIA FEDERAL , a partir de 1957 , a ferrovia continuo e o que é pior , ESQUECIDA .........Como se não bastasse a BR-470 , estrada que percorre a região do Vale do Itajaí , foi asfaltada na década de 50 . Como resultado da burra política adotada pela nada saudosa ditadura militar de beneficiar o caro , poluente e perigoso transporte rodoviário em detrimento do das ferrovias , em 1971 a Estrada de Ferro Santa Catarina foi desativada por ser "anti econômica " , o que não era verdade . Com a saturação da BR-470 e o intenso crescimento do porto de Itajaí , vem tomando fôlego o projeto de se reativar a ferrovia e conectá-la com a projetada EF-280 ou FERROVIA LESTE-OESTE , ligando Dionísio Cerqueira ao porto de 
Itajaí  . De concreto apenas só existe a chamada FERROVIA DAS BROMÉLIAS , trata-se de um trecho recuperado da antiga ferrovia , na região de Rio do Sul ( o trecho está situado entre a região de MATADOURO , no município de Rio do Sul e a cidade de Apiúna ) e com fim turístico ( existe até uma agência turística chamada TREMTUR ) e que só se tornou possível graças aos abnegados da ABPF ( Associação Brasileira de Preservação Ferroviária )  . Um dos vídeos do dia conta um pouco mais sobre essa história , que não é apenas um pouco da história da região do Vale do rio Itajaí ( ABAIXO , TREM EM PONTE SOBRE A RUA ITAJAÍ , EM BLUMENAU )  mas também um pouco da história de Santa Catarina . VALE A PENA CONFERIR !

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