quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Boi de Mamão

Uma das características da população que vive no belo litoral catarinense , além de seu sotaque cantado e tipicamente açoriano , é uma curiosa brincadeira chamada BOI DE MAMÃO . A brincadeira não exclusiva dessa região do Estado e está presente em várias regiões do Brasil e é conhecida pelos mais variados nomes : no Maranhão , por exemplo , ela é chamada de BUMBA MEU BOI e na histórica cidade de Paraty ( Rio de Janeiro ) ela é chamada de BOI PINTADINHO . A sua origem é um tanto incerta : uns afirmam que teve origem na imigração açoriana e outros afirmam que a brincadeira teria surgido no que hoje é o Estado do Piauí , cuja maioria dos primeiros colonizadores eram vaqueiros oriundos do sertão baiano ( a brincadeira seria uma forma de satirizar seu própria profissão e modo de vida ) . Há aqueles que afirmam que a brincadeira teria surgido a partir de um fato inusitado ocorrido em 1644 . A história é a seguinte : durante 25 anos ( 1630 a 1654 ) os holandeses ocuparam boa parte do Nordeste brasileiro , tendo como sede a cidade de Recife e entre 1637 e 1644 essa imensa região foi administrada pelo militar e político MAURÍCIO DE NASSAU . Por determinação dele foi construída uma ponte de madeira sobre o rio Capiberibe , ligando o antigo centro da cidade a uma região que recebeu o nome de CIDADE MAURÍCIA ( equivalente ao atual bairro de Boa Vista ) e aonde situava-se a sede do governo . Boa parte do dinheiro gasto na construção da ponte saiu do bolso do próprio Maurício de Nassau . Ele teria espalhado a notícia de um boi voaria em seu palácio e muitas pessoas literalmente pagaram para ver ( cobrava-se um pedágio pela passagem na ponte ) .

    Após ser apresentado um boi manso na galeria que existia no jardim de seu palácio , em um dos aposentos do palácio apareceu um boi "voando ", na verdade um couro de boi com enchimento de palha e preso a uma corda . A brincadeira acabou rendendo cerca 1.800 florins ,a moeda holandesa na época , e não só acabou Nassau pôde reaver o dinheiro que gastou como ainda sobrou um bom dinheiro . Se o tal acontecimento teria inspirado a brincadeira do boi de mamão ou bumba meu boi , não se sabe , mas acabou inspirando uma música de 1971  , de CHICO BUARQUE , e ainda o nome de um conceituado grupo teatral . Na crônica de hoje , HILTON GORRESEN lembra essa tradição , que anda um tanto  esquecida por estes lados . CONFIRA :

"Era por essa época , começo do ano . Nove horas da noite . De longe já se ouvia o batuque e a cantoria . E logo despontava na rua aquele agrupamento de pessoas ,



 parecendo desfile de circo quando chega em uma cidade . Na frente , vinham os tocadores de pandeiro e bumbo ( quando havia ) . Atrás deles , o 'puxador ' das músicas , o cantador improvisando versos , sempre com o mesmo refrão .

 Era a brincadeira conhecida como ' boi de mamão ' .



Tinha como principais personagens - além do próprio boi - o toureiro , o 'matador' , conhecido como Mateus , o doutor e o cavalo -marinho , uma espécie de vaqueiro . Havia também a bernúncia , um monstrengo com cabeça de jacaré ;



 a Catarina , uma doidona gigantesca , que mexia com os expectadores ; a onça e a cabra .

 O boi era construído com armação de bambu , coberta com um pano geralmente preto , ornado com pinturas e enfeites



. A cara do bicho era originalmente um mamão verde ,onde se enfiavam os chifres , daí o nome ' boi de mamão ' .

 Nessas alturas , o 'dono da casa ' já se encontrava na janela ou em sua cadeira na calçada , cercado pelos familiares . Um dos integrantes acercava com ele o 'negócio' e o cortejo parava defronte da casa . O local naturalmente já se achava cercado de vizinhos e curiosos . Formava-se um círculo em redor da rua e tinha início a encenação . O boi entrava na roda fazendo seus meneios , dando cabeçadas no ar , saudando o público , provocado pela cantoria .



 O enredo da brincadeira consistia na exibição do boi , que investia sobre o toureiro , numa alegre e divertida dança .



 Depois , entrava o Mateus , que matava o boia a facadas , fugindo das cabeçadas do 'animal ' . Quando o boi morria , o coro cantava :

' Meu boi morreu / Que será de mim ?

  Manda buscar outro , ô maninho / Lá no Piauí  . '

 Então o doutor era chamado e fazia uma série de pantominas ( o doutor era o palhaço da encenação ) .



 Benzia o boi , com uma estranha reza ,aplicava-lhe uma injeção cuja ampola era uma bomba de pneu de bicicleta e este ressucitava ; então o doutor cobrava seus ' honorários ' do dono da casa e a dança recomeçava .

 Para terminar , era chamado o cavalo-marinho ,



 que já vinha manejando um laço . Com a retirada do boi , laçado e carregado pelo cavalo-marinho , tinha fim a encenação , não sem antes ocorrer a apresentação dos demais integrantes da brincadeira . A onça ,a cabra e a bernúncia iam para cima dos espectadores , provocando gritinhos das moças ; a Catarina ( FOTO ABAIXO ) tentava agarrar os rapazes , o que divertia a plateia .





 E lá seguia o cortejo , com seu batuque e sua cantoria ........Bons tempos ! "


Nenhum comentário:

Postar um comentário