terça-feira, 27 de janeiro de 2015

As Pessoas Desnecessárias

Por uma dessas incríveis coincidências   em 1986 as bandas 14 BIS e LEGIÃO URBANA  gravaram seus respectivos discos , SETE e DOIS , na mesma época e no mesmo estúdio ( as duas bandas eram contratadas da gravadora inglesa EMI ) e as salas em que gravaram seus discos eram muito próximas . Isso fez com que surgisse uma amizade entre os membros das bandas e certo dia FLÁVIO VENTURINI  , líder e vocalista da 14 Bis estava criando uma melodia para o disco que sua banda estava gravando . RENATO RUSSO ( 1960-1996 ) de repente entrou na sala e adorou o que ouviu ........Ele se dispôs a compor a letra da música e propôs como tema uma música motivacional , em que o pai dá conselhos ao filho . Venturini adorou a ideia e , em virtude da turnê de lançamento do disco DOIS , só 3 meses mais tarde Renato Russo enviou uma fita em que ele cantava a música sozinho . As vozes de Venturini e Renato Russo acabaram sendo sobrepostas  e a música , juntamente com o disco SETE , acabou sendo lançada em março de 1987 , curiosamente não fazendo sucesso . Anos mais tarde , já em 2002 , foi encontrada a fita com a gravação original de Renato Russo e foi feito um novo arranjo para a música , aproveitando o vocal original de Renato Russo . A nova versão da música foi lançada em março de 2003 , data em que Renato Russo completaria 43 anos , e acabou sendo uma das músicas mais ouvidas no Brasil naquele ano ; é cheia de frases motivacionais como " NUNCA DEIXAM QUE LHE DIGAM QUE NÃO VALE A PENA ACREDITAR NO SONHO QUE SE TEM " e um trecho da música é o seguinte : " Tem gente que está do mesmo lado que você / Mas deveria estar do lado de lá / Tem gente que machuca os outros / Tem gente que não sabe amar / Tem gente enganando a gente ......." Esse também poderia ser o resumo da bela crônica de hoje , de autoria do escritor DONALD MALSCHITZKY , que do alto de seus 62 anos de vida e experiências traz observações valiosas . CONFIRA :

"Sou estranho , sim , preconceituoso , talvez , e existem mais um bom tanto de adjetivos para classificar este título ,mas você também deve ter a sua lista , manifestada aos pedaços , em conversas , pensada inteira em certos momentos , aumentada na hora da raiva .



 Falando em raiva , o que seria do mundo sem as pessoas que a sentem , qualquer que seja o sinônimo utilizado ? Sem aqueles que se indagam , se exaltam frente à injustiça ? Os que se arriscam em ira santa por seus ideais ? ( ABAIXO , FOTO DE NELSON MANDELA )



 Já , os mansos por conveniência , os cordados por covardia  , os discípulos do medo



 e que ousam chamá-lo cautela , esses são dispensáveis , para pouco ou nada servem .

 Há os fanáticos , tanto faz em quê . São bactérias que se espalham , contaminam os incautos , tomam conta do cérebro dos ingênuos , infiltram-se nos espaços dos ignorantes , aproveitam-se da fé sem conteúdo e sem conhecimento dos arrependidos ,



 corroem a verdade , deturpam as mensagens , disseminam o mal  . Mais do que desnecessários são uma ameaça à verdade ou sua busca . São bombas dispostas a explodir a humanidade .



 Fingem que são apenas sérios , mas , assim , só entre nós : qual a serventia de quem não sabe rir ? Os pássaros riem com seus cantos ,



 as folhas o fazem por seu farfalhar ou na dança de sua queda , as tempestades com seus raios que assustam os desprevenidos e os arco-íris que filtram a luz depois que tudo passa , como a perguntar : ' Valeu a pena , não foi ? '



 Mas existe gente que prefere não rir e cultivar essa falsa seriedade - que deveria ser chamada de amargura -



 como um atributo e deixar um rastro de fel em sua passagem . Entre eles os piores ; os que não sabem rir de si mesmos , por idiotice , por se terem ' na mais alta conta ' ,o que é idiotice também . Pessoas sem senso de humor são pessoas sem senso .

 E os hipócritas para que existem ? Para destilar falsidade  e, na maioria das vezes , condenar aqueles que não se enquadram em seus ' valores ' que nada valem . Podem ser dispensados por justa causa , juntamente com os preconceituosos , já que hipocrisia e preconceito são vinho - péssimo - da mesma pipa ruim .



 Chegam a ser engraçados os que usam a prepotência como máscara para disfarçar seu vazio , sua insegurança , sua flata de importância . Quanto mais inseguros , mais opressores , mais ridículos e desnecessários . Nada devem aos mencionados acima .

 Pensando bem , sem essas pessoas todas , riríamos de quê ? "


Nenhum comentário:

Postar um comentário