sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Viagem Musical : Rock do Cerrado

No distante século 18 ela já era cogitada , embora muito vagamente ; em 1822 , JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA( 1763-1838 ) , um dos articuladores da independência do Brasil e que é conhecido como o PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA  , não apenas escreveu sobre ela como também sugeriu sua localização e até deu um nome à ela : BRASÍLIA ; em 1891 a primeira constituição republicana já previa sua construção e no ano seguinte uma comitiva liderada pelo astrônomo e geógrafo LUÍS CRULS foi até o distante sertão goiano e demarcou a área da futura capital . Embora  o lançamento de sua pedra fundamental tenha ocorrido em 7 de setembro de 1922 na então cidade goiana de Planaltina ( parte de seu território é hoje uma cidade-satélite de Brasília )  e de as Constituições de 1934 e 1946 preverem sua construção , ela só começou a se tornar real em setembro de 1956 : cumprindo promessa de campanha , o então presidente JUSCELINO KUBTSHECK  DE OLIVEIRA ( 1902-1976 ) , determinou a construção da nova capital e também a data de sua inauguração : 21 de abril de 1960 . Após 4 anos de intenso trabalho , a cidade foi inaugurada ainda inacabada e muitos funcionários públicos de uma hora para outra tiveram que trocar a comodidade e a certeza do Rio de Janeiro , a VELHACAP , pelas incertezas e precariedades da poeirenta e nova capital . Em 1977 Brasília já estava pronta e sua condição de capital federal já estava mais do que consolidada ( em 1969 os últimos órgãos federais transferiram-se do Rio de Janeiro para Brasília ) e foi a vez de a família BONFÁ  , vinda da pequena Itapira ( São Paulo )  trocar a certeza pela dúvida da jovem capital federal..........vivendo em um condomínio habitado por uma maioria esmagadora de cariocas e uma cidade completamente estranha e diferente de sua pacata cidade natal , o menino MARCELO AUGUSTO BONFÁ  acabou logo se adaptando e se tornando amigo de FÊ LEMOS , futuro baterista da banda CAPITAL INICIAL . Foi amor à primeira vista , ou melhor , à primeira baqueta , e o menino brincava coma bateria do amigo como quem se apega a um brinquedo . Nascido em 30 de janeiro de 1965 e filho de um funcionário do Banco do Brasil  , MARCELO BONFÁ foi um dos pioneiros do rock  em uma cidade que ainda lutava para ter uma identidade e onde as diversões eram escassas . Após passagens por 2 bandas punks de curtíssima duração , METRALHAZ  e BLITX 64  , Bonfá e mais dois amigos , DINHO OURO PRETO ( futuro vocalista da banda CAPITAL INICIAL ) e DADO VILLA LOBOS , assistiram a um show de uma banda de nome pra lá de esquisito : ABORTO ELÉTRICO , liderada por um vocalista e guitarrista conhecido como RENATO RUSSO..........Após o show  os três pensaram : PODEMOS FAZER ALGO MUITO MELHOR DO QUE ISSO !



    Juntamente com LORO JONES e PEDRO THOMPSON  formaram uma banda de nome bem humorado : DADO E O REINO ANIMAL . Durou muito pouco : após um único e péssimo show , feito com as bandas Aborto Elétrico e PLEBE RUDE , a banda acabou . O tal Renato Russo , após siar brigado do Aborto Elétrico e de seguir uma breve carreira solo , em que apresentava como TROVADOR SOLITÁRIO , resolver criar uma nova banda e em maio de 1982 chamou Marcelo , Dado e o baixista Renato Rocha  para formar a LEGIÃO URBANA .........Era o início de uma maravilhosa caminhada de 15 anos , época em que a banda emplacou sucessos  que até hoje são lembrados , como GERAÇÃO COCA-COLA , SERÁ , QUE PAÍS É ESTE , EU SEI  e PAIS E FILHOS  ; quebrou recordes de vendas , vendendo mais discos no Brasil do que os BEATLES e foi o grande espelho e voz de uma juventude que viveu um período difícil , de recessão econômica , perda das ilusões e transição da nada saudosa ditadura para a democracia . Em 11 de outubro de 1996 o sonho acabou : seis anos após descobrir ser portador do vírus da AIDS  , Renato Russo , o POETA DA JUVENTUDE , falecia precocemente , aos 36 anos  e em 22 de outubro , a decisão óbvia : sem o seu grande líder , a banda acabava ,  para deixar muita saudade ...........Em abril de 2000 , uma grande e agradável surpresa :  era lançado o primeiro disco solo de Marcelo Bonfá  . O ex-baterista da Legião Urbana revelou-se um cantor razoável e um fabuloso letrista : a sensação é um misto de estar ouvindo um disco da Legião Urbana e de estar lendo um livro de poesias de Carlos Drummond de Andrade . O disco esteve longe de se igualar em vendas a antiga banda do baterista ( foram vendidas  cerca de 30.000 cópias )  mas a música DEPOIS DA CHUVA foi uma das mais ouvidas nas rádios brasileiras naquele ano e o disco , com certeza , daria orgulho ao exigente e perfeccionista Renato Russo . Os seus disco seguintes : BONFÁ MAIS VIDEOTRACKS ( 2004 ) , MOBILE ( 2007 ) e BONFÁ E OS CORAÇÕES PERFEITOS ( 2012 )  não tiveram o mesmo êxito  e em todos os discos do baterista uma pessoa esteve presente : o compositor e baixista carioca GIAN FABRA ( ele chegou a tocar com a Legião Urbana )  .



  Além de seus discos solo e dos discos da Legião , Marcelo participou dos dois discos - DINHO OURO PRETO ( 1994 ) e VERTIGO ( 1995 ) - da breve carreira solo do vocalista DINHO OURO PRETO e também do disco SEXO , DROPS E ROCK ´N ROLL ( 1990 ) , de LEO JAIME e da banda PHODAS C . Também participou de shows-tributo em homenagem à Legião Urbana e de uma turnê da banda mineira JOTA QUEST  , realizada entre 2011 e 2012 e que contou também com a participação de DADO VILLA LOBOS . Marcelo tem a sua própria banda , BONFÁ E CORAÇÕES PERFEITOS ( na qual um de seus filhos , JOÃO PEDRO , é o guitarrista ) e ainda é CACHACEIRO..........Calma , não é o que você pensou : em sua fazenda , localizada na pequena cidade mineira de Santo Antônio do Rio Grande  , é produzida uma cachaça que leva o nome de PERFEIÇÃO e é totalmente orgânica , sem adição de substâncias químicas . O clipe de hoje é da  belíssima música DEPOIS DA CHUVA . OUÇA O SOM DO CERRADO !


Nenhum comentário:

Postar um comentário