quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Detesto Feriado !

Essa é mais uma da série CLÁSSICOS RAULSEIXISTAS ........No fim de 1977 o rei do rock brasileiro mais uma vez figurava entre os mais ouvidos nas rádios com 2 mega sucessos : MALUCO BELEZA , origem de seu apelido , O DIA EM QUE A TERRA PAROU música-título do disco lançado em outubro daquele ano  . Essa última música , em tom fortemente apocalíptico , trazia versos como esses : " O empregado não saiu pro seu trabalho / Pois sabia que o patrão também não tava lá / Dona de casa não saiu pra comprar pão / Pois sabia que o padeiro também não tava lá / E o guarda não saiu para prender / E o ladrão não saiu para roubar / Pois sabia que não ia ter onde gastar " .......Aquele talvez tenha sido o mais utópico dos discos de Raulzito e também o que melhor expressou a ideologia a qual ele foi em boa parte de sua vida : o ANARQUISMO , ou seja , um tipo de sociedade libertária e igualitária , na qual não existem forças policiais , militares , países , cidades , políticos , etc... , etc... e sim pequenas comunidades auto sustentáveis . A inspiração tanto para o título da músicas quanto para suas próprias letras não foi apenas ideológica : trata-se de um velho filme norte-americano lançado em 28 de setembro de 1951 . Baseado no conto FAREWELL TO THE MASTER , de autoria de HARRY BATES ( ele  recebeu míseros 500 dólares pela adaptação para o filme ......) , o filme custou 1,2 milhão de dólares ( hoje uma ninharia , levando-se em conta os astronômicos gastos com os filmes hollywoodianos ) e rendeu um lucro de 1,85 milhão de dólares . A margem de lucro pôde não ter sido pequena mas o filme tornou-se icônico , uma daqueles típicas fontes de inspiração para todas as formas de arte ( por exemplo , um musical - THE ROCKY HORROR SHOW , de 1975 - e vários filmes de ficção científica , entre eles o primeiro filme da consagrada e cultuada série GUERRA NAS ESTRELAS , fizeram alguma referência a O DIA EM QUE A TERRA PAROU ) , mesmo para aqueles que nem sequer eram nascidos na época de seu lançamento......
     Existem várias curiosidades a respeito do filme : diversos jornalistas norte-americanos de renome participaram dele para dar um aspecto de realismo ; o ator protagonista do filme - o inglês MICHAEL RENNIE ( 1909-1971 ) - foi escolhido não só em função de uma boa atuação em peça teatral em Londres como também por ser desconhecido do público norte-americano , o que reforçaria a imagem de seu personagem ( um alienígena ) ; por muito pouco o filme não perdeu um de seus atores principais - SAM JAFFE ( que interpretou um cientista ) - supostamente acusado de ser comunista , o que na época era quase equivalente a um crime ( vivia-se o início da paranoica disputa entre Estados Unidos e União Soviética , a GUERRA FRIA ) e após ler o roteiro o alto comando do Exército dos Estados Unidos negou a participação da corporação no filme .......A má vontade dos comandantes do mais poderoso Exército do mundo tinha um motivo : a mensagem do filme era PACIFISTA . Um alienígena chamado KLAATU desembarca em uma nave junto com o seu robô humanoide GORT , em Washington ( o curioso é que todos os ETs escolhem a Terra do Tio Sam ! )  , com uma missão : tentar convencer a raça humana a continuar a fazer guerras e a corrida armamentista , o que atrapalhava os demais planetas  . Ferido por um soldado logo ao desembarcar da nave , praticamente sem ninguém a lhe dar ouvidos e ainda por cima sendo perseguido por pensarem ser um espião soviético , ele acaba morrendo.......Após ser levado pelo robô de volta à nave ele ressuscita e pouco antes de partir de volta a seu planeta ele deixa um a mensagem às pessoas que se encontram próximas da nave : a Terra deveria fazer parte de uma liga pacífica de planetas caso contrário robôs tão ou mais poderosos do que Gort agiriam.......Em português curto e grosso : ou vai por bem ou vai por mau.......A julgar pelo que acontece todo fim de ano , parece que os tais robôs agiram mesmo : a impressão que setem é de que houve uma desastrosa hecatombe , em que boa parte da raça humana acabou sendo extinta , ou de que o planta está para ser invadido......HILTON GORRESEN  começa 2016 com tudo , revelando o seu lado filósofo e ao mesmo expressa o seu bom-mal humor com uma época do ano  que todos , ou quase todos , aguardam tão ansiosamente........CONFIRA :

"Sei que muitos vão me amaldiçoar, me excomungar, e até, o que é mais

grave, deixar de ler esta coluna. Mas não posso deixar de fazer uma confissão:

detesto feriado.


Os comerciários, operários, funcionários públicos, bancários,

professores, estudantes e outros que me perdoem ;

deixem-me explicar : não é

absolutamente porque desejo defender o lucro das empresas nem evitar que o

país perca milhões com esses dias parados.


 Simplesmente detesto ver a cidade

vazia, mais abandonada do que o Congresso nos fins de semana.

Aliás, até os

ladrões devem sumir da cidade, senão muita gente seria assaltada em qualquer

de nossas ruas, sem que ninguém percebesse.


Gosto de sair caminhando pela manhã, vendo pessoas apressadas, lojas

cheias, aposentados jogando dominó na praça,

 lanchonetes exalando cheiro de

pastéis, camelôs juntando gente com sua palavra fácil,

locutores de rua,

defronte das lojas, apregoando preços baixos, sacoleiros expondo nas calçadas

seus produtos ' importados '  do Paraguai.

Vou visitando os sebos em busca de

novidades,

cumprimentando conhecidos, saboreando mate gelado no quiosque,


fingindo que não vejo o exuberante traseiro da morena que cruza comigo.


Enfim, a cidade com seu movimento, seus cheiros e ruídos.


Nos dias ' de fechar o comércio ' , parece que se desencadeou uma

hecatombe, durante a qual se evadiram todos os moradores,

 permanecendo

apenas dois ou três, perdidos nas ruas, diante de portas cerradas, vitrines,

mostruários, placas, que refletem apenas os raios solares, quando o sol se digna

aparecer.

 Um mendigo preguiçoso dorme num vão de parede.

 Um cão tristonho

não encontra nem uma sombra para perseguir com seus latidos.

Dois ou três

carros passam velozmente, como os últimos fugitivos desse cenário do filme

' A Guerra dos Mundos ' ( ABAIXO ) , após a destruição da raça humana.


Nesses dias parece que a presença do sol fica mais forte, tem mais

espaço para espalhar seus raios.

Quando o tempo fecha, é mais lúgubre a

tristeza contida nas nuvens escuras.

Os passos do caminhante são mais lentos

por falta de destino : ir aonde ?


Alguns homens não gostam de futebol,

algumas mulheres não gostam

de chocolate,

 alguns meninos não gostam de videogames.

Não é de estranhar

que alguém, pelo menos, não goste de feriados.


Sei que essa é uma das coisas que não podem ser ditas impunemente

–assim como alguém dizer que é ateu,

 que é filho de político,

 que é

simpatizante da ditadura militar ( ABAIXO , O GENERAL-PRESIDENTE-DITADOR COSTA E SILVA , QUE GOVERNOU O PAÍS ENTRE  1967 e 1969 )

 ou que o Maradona foi melhor do que Pelé.


Somente para esclarecer: sou apenas o cara do feriado. "

Um comentário:

  1. Somos dois, também não gosto. Feriado desde sempre me traz a sensação de vazio, atraso de vida, desânimo. Nem sempre estamos com $$$ para viajar, sair, nos divertir e o tão esperado dia acaba se tornando um tédio sem precedentes.

    ResponderExcluir