quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Pedalando......

As duas iniciais e o número frio dão a entender ser mais uma das tantas estradas existentes Santa Catarina afora : SC- 301 ......( ABAIXO )

Mas quem ultrapassa o trevo ( ABAIXO )  do pacato distrito de Pirabeiraba e entre naquela estrada estadual ( oficialmente ela tem início em São Francisco do Sul e término em Mafra , incluindo a rua Dona Francisca , em Joinville ) logo acaba percebendo que se trata de algo muito especial ......

.A imponência dos morros e serras aliada a vastidão e beleza dos campos belos e bem cultivados forma um cenário magnífico ( se bem que o termo MAGNÍFICO ainda é insuficiente para definir aquela visão ......) , uma verdadeira vista do paraíso .

 A histórica e antiga ESTRADA DONA FRANCISCA - que também chegou a ser chamada de ESTRADA IMPERIAL - , que levou 34 anos para ser concluída ( entre 1858 e 1892 ) e que foi construída graças ao esforço , suor , sangue e esperança de milhares de imigrantes europeus - em sua grande maioria alemães -

 que se estabeleceram na região também esconde tesouros , pequenos paraísos escondidos e até quase isolados e um desses paraísos atende pelo nome de ESTRADA DO PICO........( ABAIXO )


Cortada em dois pontos pelo curso do rio Cubatão ( ABAIXO )  ,

curiosamente chegou a ser chamada de ESTRADA DA CAPIVARA e que acredita-se que tenha o atual nome em função de um dos morros que a cerca e onde tem término ( ABAIXO ) .

Assim como em outras localidades rurais da região ali predominam os sobrenomes alemães , como KRELLING , PRIES , FLEITH , ARTMANN e ERZINGER e que vivem em harmonia com moradores de sobrenome bem brasileiro , como BUDAL , MACHADO e FREITAS . A impressão é de que o tempo ali parou ou se recusa a passar : assim como na época daqueles pioneiros imigrantes que ali se estabeleceram , sobrevive-se da pequena agricultura , cultivando-se produtos como milho , aipim , banana , batata e cana-de-açúcar ( ABAIXO ) e criando-se animais como cavalos , porcos , vacas e galinhas , com a reduzida população local utilizando-se da água proveniente de uma cachoeira existente na região ou de poços artesianos .

     Também já houve época em que a principal atividade do lugar foi a produção de açúcar e melado , só que em virtude da proibição de se retirar lenha - algo que era vital para o funcionamento dos moinhos -

 e a incrível capacidade do governo em mais atrapalhar do que ajudar , a atividade acabou declinando .......Sendo a carroça o principal meio de transporte , antigamente eram raros os moradores locais a terem bicicleta e os pequenos estabelecimentos comerciais das redondezas - pertencentes aos senhores João Pries , Willy Voigt , Waldemar Mueller , Moacir Clemente e Henrique Simm - além de suprirem os moradores eram um dos raros meios de comunicação da isolada região com o restante do mundo . Uma das poucas ocasiões em que esse isolamento foi rompido foi na década de 50 , por ocasião da inauguração de uma das pontes sobre o rio Cubatão ( ABAIXO ) e que contou coma presença do então prefeito ROLF COLIN , que administrou Joinville entre 1951 e 1955 .

Praticamente a única forma de diversão que os poucos moradores locais tinham após mais uma intensa e cansativa semana de trabalho eram os BAILES , tantos aqueles que aconteciam em residências particulares ao som das gaitas quanto aqueles que aconteciam RIO DA PRATA ( ABAIXO )

e FAMILIAR DONA FRANCISCA ( mais conhecida como "Bigode Branco " ) e nos salões pertencentes aos senhores PRIES e EBERHARDT , sempre começando por volta das 19 horas e só terminando ao raiar do dia seguinte , geralmente sendo animados pelas bandinhas FORT e SCHROEDER .

 A luz elétrica chegou no lugar em 1958 e ao contrário de outras localidades rurais de Joinville ali a novidade foi muito bem aceita pelos moradores........

.E que tal fazer um passeio pela Estrada do Pico ? No vídeo do dia um grupo de ciclistas aventureiros

 o levará a uma viagem que começa na histórica SC-301  , passa bucólica Estrada do Pico e termina no bairro Anita Garibaldi ( ABAIXO )  . VALE A PENA CONFERIR , E CURTIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário