terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Galo X Pinguim

Alô amigos do ALAMEDA CULTURAL ! Neste exato instante entra no campo imaginário e saudoso das memórias um pouco da HISTÓRIA DO FUTEBOL JOINVILENSE ........Ah se não fossem as "formiguinhas " , aqueles heróis anônimos que resgatam episódios esquecidos da história ! Um deles atende pelo nome de CÍCERO ALVES URBANSKI ( ABAIXO ) e há cerca de 20 anos vem resgatando , de maneira anônima , a história do futebol catarinense :

segundo suas pesquisas o "pai" do futebol joinvilense chamava-se LUIZ BERTONI , era paulista , chegou a jogar na hoje extinta ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DAS PALMEIRAS e a provável data da introdução do futebol em Joinville é 1911 . ( ABAIXO , DISTINTIVO E TIME POSADO DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DAS PALMEIRAS ; É O TIME QUE ESTÁ À DIREITA DA FOTO )


 É provável também que por influência de Bertoni alguns alunos do recém criado COLÉGIO CONSELHEIRO MAFRA tenham sido os primeiros joinvilenses a praticarem aquele esporte importado da Inglaterra  , no pátio do colégio .( ABAIXO )

 Detalhe : em seus primeiros anos , o colégio funcionou no mesmo prédio da escola do padre CARLOS BOERGERHAUSEN ( 1833-1906 - ABAIXO  ) ,

 ou seja , naquele mesmo prédio que foi sede da Prefeitura de Joinville entre 1936 e 1974 e que acabou sendo demolido para a abertura da avenida Juscelino Kubitscheck . Portanto , quem passa pela movimentada avenida ( ABAIXO ) nem imagina que ali também foi o berço do futebol joinvilense.......

O primeiro clube dedicado à prática do futebol surgiu em 1913 : era o CLUB DE FOOTBALL JOINVILENSE , usava um uniforme verde e amarelo e seus integrantes batiam bola em local onde hoje está um posto de gasolina , em frente à igreja Assembléia de Deus e na esquina da rua Plácido Olímpio de Oliveira ( ABAIXO ) com a avenida Getúlio Vargas .

Sem jamais ter disputado um jogo oficial e devido a uma desavença entre um de seus membros e o proprietário do terreno , o clube acabaria desparecendo pouquíssimo tempo após ter surgido mas acabou deixando um herdeiro : em 14 de julho de 1914 , um grupo de jovens reunidos ( ABAIXO , FOTOS DE FUNDADORES DO CLUBE )  em uma casa na então ESTRADA SANTA CATARINA (hoje avenida Getúlio Vargas )

 e em frente ao Hospital São José , fundou um novo clube de futebol e para homenagear o América do Rio de Janeiro - campeão carioca no ano anterior ( ABAIXO ) - lhe deu as mesmos nome , cores e uniforme .

Uma das maiores tradições de Joinville e que é um ícone da zona norte da cidade , ao contrário do que todos pensam , não nasceu lá mas sim no então portuário bairro do Bucarein .......Hoje pode parecer algo surreal , mas entre 1915 e 1944 o AMÉRICA disputou os seus jogos no mesmo local onde hoje está o SENAI ( ABAIXO ) , na esquina da rua Padre Kolb com a avenida Procópio Gomes de Oliveira ........

Aliás foi a própria figura que dá nome à avenida quem doou o terreno para o clube , sendo o seu primeiro benemérito e também dando nome ao próprio estádio . Curiosamente o América só disputou seu primeiro jogo um ano após ter sido fundado : o adversário foi o TEOTÔNIA ( como próprio nome já indicava era formado majoritariamente por descendentes de alemães e o seu campo localizava-se na rua Orestes Guimarães , em local onde hoje funciona um centro comercial ( ABAIXO , À ESQUERDA DA FOTO ) e que está de frente para o estacionamento do CENTREVENTOS CAU HANSEN ) , enfrentando-o 2 vezes , vencendo um jogo e perdendo o outro . Infelizmente os resultados são desconhecidos ........

       Ainda naquele ano de 1915 ( ABAIXO ) o América pela primeira vez jogou fora de Joinville , enfrentando e derrotando o Garibaldino , de São Francisco do Sul , pelo placar de 4 a 0 .

Também ao coube ao América o feito de ser o primeiro clube de futebol de Joinville a enfrentar um adversário de outro Estado : em 26 de setembro de 1918 os americanos enfrentaram em seu estádio o CORITIBA ( também foi a primeira vez que aquele clube jogou fora de seu Estado - ABAIXO , UM DOS PRIMEIROS TIMES DO CORITIBA  ) e perderam por 3 a 2 .

Ao América coube ainda outro feito : em 1920 venceu aquele que é considerado o primeiro campeonato de Joinville e que foi organizado por comerciantes do centro da cidade . A diferença do América para os demais clubes de futebol de Joinville crescia cada vez mais , portanto era preciso detê-lo : na noite de 12 de outubro de 1920 e em uma casa na esquina entre as ruas São Pedro ( atual Ministro Calógeras ) e São Paulo , um grupo em sua maioria formado por jogadores do Teotônia e do Operário ( até o ano anterior o clube chamou-se VAMPIROS - ABAIXO , FOTO DE 1918 -  e era majoritariamente formado por membros das antigas famílias de origem portuguesa da zona sul da cidade ) ,

oficializou a criação do CAXIAS FOOTBALL CLUB , adotando as cores branca ( do Teotônia ) e preta ( do Operário ) . Curiosamente o Caxias já havia jogado antes mesmo de ser fundado ( ! ) : usando o nome de CASADOS ( ! ) , em 28 de setembro havia empatado em 1 a 1 com o SELECTO e em 5 de outubro derrotado por 2 a 0 o IMARUHY  ( o Caxias chegou a jogar temporariamente no antigo campo do Teotônia e entre 1921 e 1933 onde hoje está o hotel TANNENHOFF - ABAIXO , TIME DO CAXIAS DE 1929 NESSE LOCAL  ) .

 Como o próprio nome já indicava , aquele clube sempre teve uma ligação muito forte com o então 13 Batalhão de Caçadores , hoje 62 Batalhão de Infantaria ( ABAIXO )  , e a partir de 1923 todos os comandantes da unidade militar também são presidentes de honra do clube alvinegro .

 E havia chegado o grande dia : em 6 de março de 1921 pela primeira vez Caxias e América se enfrentariam , jogando no estádio do América ( ABAIXO ) e , curiosamente , com arbitragem de um jogador do América ( ! ) , MACÁRIO BECHARA .......Para aquele jogo histórico o Caxias entrou em campo coma seguinte formação : Paschoa , Braga , Mané Gaspar , Paulo Koch , Joaquim das Neves , Carlos Butschardt , Afonso Krueger , Carlos Lopes e Waldemar Moreira  . Já o América foi de : Antoninho ; Gusman , John , Orlando , Ratton , Macário , Carlos , Amorim , Rodrigues e Alfredinho Zattar . Uma derrota humilhante : era isso o que se esperava do recém surgido Caxias frente ao experiente América , mas não foi isso o que aconteceu .......

Visitante nada cortês , o Caxias acabou vencendo por 2 a 1 ( os gols caxienses foram marcados por Afonso Krueger e Waldemar Moreira , já o gol americano foi marcado por Alfredinho Zattar ) . Na revanche , disputada dias mais tarde , porém deu América : 4 a 3 . O América pôde ter perdido aquele primeiro jogo mas ganhou aquele que seria o seu maior rival : finalmente havia surgido um clube capaz de bater o América ! Iniciava-se uma longa rivalidade entre o GALO DA ZONA NORTE e o PINGUIM DA ZONA SUL.......( ABAIXO , RESPECTIVAMENTE , TIMO DO AMÉRICA DE 1973 E TIME DO CAXIAS DE 1955 )


        Histórias a respeito do clássico ? Muitas , quase incontáveis , mas selecionamos uma das mais curiosas .......Em jogo disputado em 27 de outubro de 1953  ,válido pela última rodada do  campeonato da cidade , o Caxias teria que derrotar o seu velho rival para ficar com o título e se classificar para o campeonato estadual ( até 1965 os municipais , ou campeonatos citadinos , eram classificatórios para o estadual ) e vencia o jogo , por 3 a 2 , até os 31 minutos do segundo tempo . A bola sobrou para o atacante americano RENÊ que sozinho marcou o gol  e os jogadores caxienses pararam no lance , pensando que o juiz marcaria impedimentos .( RENÊ É O SEGUNDO JOGADOR AGACHADO DA DIREITA PARA A ESQUERDA )

 Erraram feio : o gol acabou sendo validado . A torcida caxiense invadiu o gramado para agredir o juiz EUGÊNIO CUBAS DE LIMA e os auxiliares ARTHUR PAULO LANGE e BENEDITO RIBEIRO DE LIMA ( que chegou a ser goleiro do Caxias nas décadas de 20 e 30 ) e a coisa estava tão feia , que tiveram que sair do estádio ( o jogo foi no estádio do América - ABAIXO  )

 às pressas e em um carro da polícia .......

Resultado : o juiz teve de ficar 3 dias escondido em Garuva , nunca mais apitou um jogo oficial e , mesmo sob protestos , o título do América foi confirmado ( ABAIXO , SALA DE TROFÉUS DO AMÉRICA )

 ( só a título de curiosidade : o América acabou sendo derrotado pelo Carlos Renaux de Brusque - ABAIXO -  na decisão do título estadual ......) .

Ainda a respeito desse tumultuado jogo , outra curiosidade : às vésperas do jogo , uma das edições do jornal A NOTÍCIA trouxe uma lista de prêmios e que incluía produtos como CINTO DE CROCODILO ( ! ) , BILHETE DE LOTERIA ( ! ) ,

PACOTE DE CIGARROS ,

 SUSPENSÓRIO ( ! ) e A ASSINATURA DO PRÓPRIO JORNAL POR UM PERÍODO DE 6 MESES  . Até mesmo o juiz e o jogador que sofreu a primeira falta no jogo foram premiados ! E chegou a década de 70.......embora o futebol brasileiro já fosse profissional desde 1933 , só a partir dos anos 70 é que ele se tornou profissional na prática : as velhas imagens do jogador que jogava quase de graça e exclusivamente por amor ao clube e do dirigente que tirava dinheiro do próprio bolso para sustentar o clube começavam a se tornar coisa do passado........( ABAIXO , TIME DO CAXIAS DE 1974 )

     Vitórias cada vez mais escassas , glórias perdidas num passado cada vez mais distante , dívidas trabalhistas e salários atrasados , uma diferença cada vez mais distante em relação a dupla da capital , AVAÍ-FIGUEIRENSE .........( ABAIXO , TIME DO AVAÍ CAMPEÃO CATARINENSE DE 1975 )

Em 29 de janeiro de 1976 oficializava-se e saía do papel uma ideia lançada pelo ex-presidente e benemérito americano KURT MEINERT ( ABAIXO ) em 1971 e que só ao ser pronunciada já causava calafrios nos caxienses e americanos da velha guarda :

A FUSÃO ENTRE AS DUAS ANTIGAS AGREMIAÇÕES , mesmo  se resumindo apenas aos times de futebol........( ABAIXO , TIME DO JEC QUE ENFRENTOU O VASCO NO PRIMEIRO JOGO DA SUA HISTÓRIA )

O último clássico foi disputado na noite de 11 de fevereiro de 1976 no velho e saudoso estádio Ernesto Schlemm Sobrinho ( ABAIXO ) : válido pelo inexpressivo torneio Camilo Mussi , foi apitado por JOSÉ CARLOS BEZERRA e terminou empatado em 1 a 1 , com SILVINHO marcando para os caxienses e NELINHO empatando para os americanos .

Considerando-se apenas os jogos oficiais - campeonatos municipais e estaduais - foram 107 confrontos , com  43 vitórias caxienses , 34 vitórias americanas e 30 empates ( entre 1995 e 1996 Caxias e América  voltariam a se enfrentar em campeonatos oficiais , mas como oficialmente eram clubes amadores , esses  jogos não entram nas estatísticas  ) .......( ABAIXO , TIME DO CAXIAS CAMPEÃO MUNICIPAL DE 1960 )

Os artistas são sempre sensíveis ás manifestações populares e com o futebol não é diferente ......No interessante vídeo de hoje , em entrevista para jornalista KAROLINE MEIER ( ABAIXO )  ,

 o artista plástico WILSON LAMBERTO DOIN ( ABAIXO )  - santista radicado em Joinville desde a década de 80 - , entre outras coisas comenta sobre o seu trabalho , suas fontes de inspiração e sobre a função do artista e na segunda parte comenta sobre um interessante trabalho que estava fazendo :

um mural a respeito da história do JEC , que como se sabe surgiu a partir da fusão entre América e Caxias . Em tempo : a entrevista foi feita antes da estreia do JEC na série A e , a julgar pela ridícula campanha do time naquele campeonato , os jogadores ( ABAIXO ) não entenderam bem a mensagem do mural........VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário