quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Somos Músicos : Fazemos Ciência......

As coincidências os uniam : ambos tinham o mesmo - LEOPOLD - , eram filhos de grandes concertistas de música clássica e , como isso já estava no sangue , tinham uma enorme e intensa paixão pela música , tornando-se mais tarde músicos profissionais . Havia ainda algo em comum entre LEOPOLD GODOWSKY JUNIOR ( 1900-1983 ) e LEOPOLD MANNES ( 1899-1964 ) : a genialidade . Não , eles não se consagraram graças às seus feitos artísticos , aliás poucos amantes da clássica - e quem sabe até raros - ouviram  falar neles , mas sim graças a uma descoberta científica........( ABAIXO , A DUPLA : GODOWSKY É O DA ESQUERDA )

Havia algo que esquecemos de mencionar : o interesse , quase obsessão , que ambos tinham em produzir uma FOTO COLORIDA . Isso não chegava a ser uma novidade : já em 1856 o físico e matemático escocês JAMES CLERK MAXWELL ( 1831-1879 - ABAIXO  )

 conseguira produzir uma foto colorida , e mais tarde vários outros também sendo que para isso ele lançou 3 projetores de cores distintas - verde , vermelho e azul - sobre uma mesma imagem ( aconteceu a justaposição das 3 imagens formando uma só ) , ( ABAIXO , FOTO COLORIDA FEITA NA RÚSSIA EM 1910 )

só que geralmente as fotos saiam borradas e tendo uma qualidade grosseira .

Em 1916 a dupla Mannes-Godowsky era adolescente e passavam boa parte do tempo no laboratório do colégio onde estudavam realizando pesquisas e processamentos de filmes fotográficos e eles até conseguiram produzir uma foto colorida : só que , a exemplo do que acontecera antes , ela saiu borrada . Era necessário criar um método no qual as fotos não saíssem borradas mas sabe como é que é músico : muito trabalho , muita transpiração , muita inspiração e pouquíssimo dinheiro .......

Para uma pesquisa de vulto , como que estavam dispostos a fazer , era necessário um bom dinheiro e em 1921 a dupla retomou as pesquisas graças a uma bolsa no valor de 20.000 dólares , paga por uma companhia de investimentos , e aos providenciais ajuda e incentivo do doutor MEES , diretor de pesquisas da EAST KODAK , simplesmente a maior companhia de filmes fotográficos do mundo e que cedeu à dupla o que havia de melhor e mais avançado na época em matéria de materiais e equipamentos para produção e revelação de fotos . ( ABAIXO , TOPO DA SEDE DA EMPRESA , EM NOVA IORQUE )

      A dupla de artistas-cientistas pretendia produzir fotos coloridas da seguinte maneira : camadas muito finas de substâncias químicas - as EMULSÕES - seriam separadas umas das outras por camadas ainda mais finas de gelatina ( ! ) , sendo que cada emulsão corresponderia a uma tonalidade cor . 

Pelo fato de serem músicos profissionais , por ser necessário um número considerável de substâncias químicas para esse processo e pela própria tecnologia precária da época , seriam necessários ainda muitos anos para as pesquisas enfim gerassem resultados ........E aí entrou mais uma vez em cena o amigão da dupla , doutor Mees : ele os convidou para irem trabalhar no então moderno laboratório da Kodak , em Nova Iorque . Lá trabalharam de maneira inusitada : cantando trechos de músicas ......Eles não faziam isso apenas por serem músicos mas também por um método de trabalho : as notas musicais ( ABAIXO ) eram uma maneira de marcar os tempos das reações químicas , visto que trabalhavam em um laboratório escuro .

 Em 1933 já haviam descoberto uma maneira de se produzir fotos coloridas e dois anos mais tarde , mais precisamente em 15 de abril de 1935 , a Kodak realizou uma entrevista coletiva : naquela ocasião foi exibido um slide de fotos coloridas , com a dupla mostrando suas habilidades musicais tocando uma sonata para piano e violino 

embora , sinceramente , todos os que estavam ali estivessem mais interessados nas fotos ........Só em 1939 é que as pesquisas foram concluídas e a dupla pôde enfim se dedicar só à música . Em todo esse tempo a dupla registrou 40 patentes de processos químicos de produção e revelação de fotos coloridas .........( ABAIXO , LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO )

Bendito James Maxwell ! Bendita dupla Mannes-Godowsky ! Essa providencial invenção acabou dando mais vida àqueles momentos , fatos e imagens inesquecíveis e que felizmente alguém teve o bom senso de eternizar .

 Imagens como as que você irá ver no vídeo de hoje : ele traz fotos e algumas imagens feitas por um DRONE que sobrevoou os céus de Joinville em 9 de março de 2014 , ou seja , quando a cidade completou 163 anos . VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário