sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Viagem Musical : Brylho da Noite

Algo que se tornou muito comum entre as décadas de 60 e 80 : um grupo de jovens , que com todo o entusiamo e sonhos típicos daquela  idade , juntam-se para formar uma banda . Só que ao contrário da grande maioria dessas bandas , não foi o rock com o seu velho lema de "sexo , drogas e rock´n roll "

que os fez se unir mas sim todo o suingue e a levada gostoso e contagiante de 2 gêneros musicais surgidos entre a população negra dos Estados Unidos : o SOUL e o FUNK ( não confundir com "aquilo " que dizem ser uma música ......) . Em 1970 , ao começar a conquistar o Brasil com hits como PADRE CÍCERO , CORONÉ ANTÔNIO BENTO , AZUL DA COR DO MAR e PRIMAVERA , o saudoso TIM MAIA ( ABAIXO ) acabou fazendo escola e abrindo caminho para o soul , algo até então completamente desconhecido no Brasil ,

 tivesse outros nomes de destaque aqui em terras tupiniquins : CARLOS DAFFÉ , HYLDON ( ABAIXO ) , CASSIANO , SANDRA DE SÁ , o grupo carioca BLACK IN RIO , entre outros......

Influenciados por esses nomes e também por destaques da música negra norte-americana , como MARVIN GAYE ( ABAIXO ) , STEVIE WONDER e JAMES BROWN , um grupo de jovens músicos cariocas

 em 1978 acabou se unindo para formar a banda BRYLHO DA CIDADE e que a princípio tinha no cantor , baixista e compositor ARNALDO BRANDÃO ( ABAIXO ) - que já havia feito parte da banda de rock A BOLHA - o seu líder e vocalista .

Passaram-se 4 anos e em 1982 a banda ( ABAIXO )  já se chamava apenas Brylho e tinha uma formação completamente diferente : o próprio Arnaldo Brandão ( voz e baixo ) , BOLÃO ( percussão ) , PAULO ( guitarra ) , ROBÉRIO RAFAEL ( bateria ) , RICARDO ( teclado ) e CLÁUDIO ZOLI ( voz e guitarra ) , sendo que esse último tinha na época apenas 18 anos .

 O disco de estreia - que levava o mesmo nome da banda -  acabou sendo lançado no ano seguinte e emplacou um sucesso , ou melhor , um mega sucesso : NOITE DO PRAZER . A música foi o grande hit brasileiro na virada de 1983 para 1984 e obrigatoriamente entra na lista das músicas brasileiras mais confundidas de todos os tempos , junto com outras como ALAGADOS ( Paralamas do Sucesso ) e OCEANO ( Djavan ) : muitas entendem que o trecho " Tocando BB King sem parar " é " trocando DE BIQUINI sem parar " ( KKKKK!!!!!! )  .....

Mas o disco não se resumia apenas a essa música : ele trazia outras 9 músicas ( em sua maioria compostas por Arnaldo Brandão ) , sendo duas até bastante interessantes - SE VOCÊ FOR A SALVADOR e CHEQUE SEM FUNDO - mas que acabaram não caindo no gosto do público . ( ABAIXO , CONTRA CAPA DO DISCO )

 O estrondoso sucesso conquistado com Noite do Prazer fez com que a banda  participasse da trilha sonora do filme BETE BALANÇO ( 1984 - ABAIXO , CAPA DO DISCO COM TRILHA SONORA  ) , protagonizado pela então quase novata DÉBORA BLOCH e que se não chegou a ser um colossal sucesso de bilheteria e crítica foi um dos símbolos de uma época , algo que retratou muito bem aquela juventude dos anos 80 .

      Ainda tiveram fôlego para gravar um disco de apenas duas músicas : NAVEGANDO EM ÁGUAS TRANQUILAS e A BRUXA ( também em 1984 ) . Assim como tantas bandas naqueles anos 80 , acabaram ficando pelo meio do caminho e marcados por um único e solitário sucesso , sendo que até hoje muitas pessoas sequer sabem que cantava Noite do Prazer.......

Após a dissolução da banda , ocorrida em 1985 , apenas Arnaldo Brandão e Cláudio Zoli voltaram a sentir doce gosto do sucesso , ou quase isso ......Se como cantor solo Arnaldo Brandão tem um trabalho pequeno - apenas 3 discos gravados - e praticamente desconhecido , o mesmo não se pode dizer dele como compositor : após o fim da Brylho ele até chegou a liderar e a compor a maior parte das músicas de outra banda , a HANOI HANOI ( ABAIXO - a banda existiu entre 1986 e 1994 e também teve apenas um sucesso solitário : TOTALMENTE DEMAIS ) ,

mas ganhou mesmo notoriedade compondo sucessos como a esperançosa O TEMPO NÃO PÁRA ( de 1988 , feita em parceria com o poeta-cantor CAZUZA ) , a romance-fossa RÁDIO BLÁ ( música bastante tocada nas rádios brasileiras ao longo de 1987 , fez parte da trilha sonora da novela global BREGA E CHIQUE e resultou de uma parceria com o polêmico cantor carioca LOBÃO ) e CORRE CORRE ( interpretada pela rainha do rock nacional : lady RITA LEE - ABAIXO ) .

Arnaldo ( ABAIXO ) também é multi instrumentista ( além do baixo toca mais 6 instrumentos : piano , violão , guitarra , percussão , teclados , bateria e percussão , e chegou a tocar entre outros , com GILBERTO GIL CAETANO VELOSO , GAL COSTA e RAUL SEIXAS ) e acabou ganhando destaque como um ativo produtor cultural :

desde 1996 ele é dono do próprio estúdio de ensaio e gravação e que é o reduto das bandas não comercias do Rio de Janeiro ,  e entre os shows que produziu e dirigiu , está o show-tributo BAÚ DO RAUL , que acabou virando CD e DVD e tendo expressivas vendagens .

 Já Cláudio Zoli ( ABAIXO )  tem uma carreira muito mais expressiva como cantor solo , embora jamais tenha emplacado um sucesso iguala Noite do Prazer  : entre 1986 e 2014 gravou 11 discos e 1 DVD , na maioria das vezes misturando samba , soul e funk .

Assim como o seu ex-colega Arnaldo Brandão , ele também chegou a fazer parte de uma banda : em 1993  juntou-se ao inglês-brasileiro RITCHIE ( ABAIXO - aquele mesmo que nos anos 80 estourou com MENINA VENENO )

e a VINÍCIUS CANTUÁRIA ( ABAIXO - cantor que chegou a fazer algum sucesso nos anos 80 , mais especificamente com o hit SÓ VOCÊ , de 1984  e que seria regravado na década seguinte por FÁBIO JÚNIOR e TIM MAIA  )

para formar a TIGRES DE BENGALA , que no entanto teve vida curta ......Como compositor os seus grandes momentos foram duas parcerias e duetos com a cantora carioca MARINA LIMA ( ABAIXO ) em ESSA NOITE ( de 1987 , foi o grande hit do verão do ano seguinte ) e À FRANCESA ( outra semelhança com com o ex-colega Arnaldo Brandão : a música fez parte de uma novela global , TOP MODEL , de 1989 ) .

 O clipe da semana é justamente daquele memorável sucesso de 1983 ......COM VOCÊS O SUINGUE CARIOCA DA BANDA BRYLHO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário