segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Som de Joinville : O Tostão Que Vale Milhão

PELÉ , BEETHOVEN ( ABAIXO ) , LEONARDO DA VINCI , GAUDÍ , ENRICO CARUSO , WILLIAM SHAKESPEARE , JÚLIO VERNE ......Existiram , e existem , pessoas que durante sua estadia por este tão maltratado planeta não se contentaram "apenas" em fazer  algo ÓTIMO ou EXCELENTE :

 era preciso , acima de tudo , fazer algo impressionante , diferente , maravilhoso , extraordinário , GENIAL e que ficasse eternizado para posteridade ( ABAIXO , JÚLIO VERNE ) . A exemplo das pessoas , também entre as palavras , mais especificamente entre as FRASES , também há essa diferenciação :

existem frases que de tão marcantes acabam sendo transformadas pela sabedoria popular em verdadeiras MÁXIMAS , ditas e repetidas de geração em geração e a  frase a seguir é um clássico exemplo disso . Na tão milionária e glamourosa indústria dos cosméticos existe uma frase que tem a força de  uma lei e que a sabedoria popular tão bem se apropriou e consagrou : " OS GRANDES CONTEÚDOS ESTÃO NOS PEQUENOS FRASCOS " .......

Porém , nem sempre essa frase pode ter um sentido positivo . Um exemplo ? Bom , iremos a uma caso  que não tem nada a ver com cosméticos mas sim com algo tão presente , desejado , invejado e  que ultimamente anda tão ausente de nossos pobres bolsos : O DINHEIRO .

Entre 1914 e 1923 circulou tanto na Alemanha quanto na Áustria uma moeda provisória e paralela  e que ficou conhecida como NOTGELD . Suas menores unidades foram cédulas com valores "miúdos " entre 1 e 3 PFENNIG ( ABAIXO - CÉDULA DE PFENNIG - equivalentes a centavos ) , emitidas na cidade alemã de Passau entre 1920 e 1921 , e cujo tamanho era menor ainda : elas mediam , pasmem , entre 18 e 18,5 milímetros !

O valor e o tamanho delas eram desproporcionais à quantidade necessária delas : a inflação alemã entre janeiro de 1922 e dezembro do ano seguinte foi de estrondosos e inacreditáveis 1 BILHÃO POR CENTO ( !!!!! ) e era preciso encher um carrinho de supermercado , inclusive com as notinhas miúdas citadas há pouco , para se poder fazer uma compra ! ( ABAIXO , UMA CÉDULA DE 100 MILHÕES DE MARCOS - A ENTÃO MOEDA ALEMÃ )

Agora iremos ao lado bom da coisa ......" REVOLUCIONADOR , CONTESTADOR , VIBRANTE E VERDADEIRO " , dizem os amantes e apreciadores do rock´n roll e também aqueles que são donos mentes abertas e libertárias ; " SELVAGEM  , INDECENTE , DEMONÍACO E RUIM ! " , gritam conservadores , puritanos e apreciadores de um tipo de som mais lírico e calmo . Os dois lados , porém , devem concordar em uma coisa : A IRREVERÊNCIA , elemento sem o qual provavelmente o rock´n roll não existiria .....( ABAIXO , UMA BANDA QUE É E SERÁ ETERNAMENTE SÍMBOLO DE REBELDIA E IRREVERÊNCIA )

     " SOME CENTS " , uma frase em inglês que traduz bem o "miserê " que vivemos hoje - " ALGUNS CENTAVOS " - , mas também uma forma muito bem humorada , criativa e irônica que 5 talentosos e jovens músicos joinvilenses encontraram para denominar a banda ( ABAIXO ) que criaram logo no primeiro dia do ano de 2012 . Aliás , quem tiver o privilégio de poder assistir a alguma apresentação da banda , assumida e orgulhosamente independente , logo perceberá nos primeiros acordes que aquele som não vele alguns míseros centavos mas sim polpudos milhões !

Influências ? Bandas internacionalmente consagradas , como THE STROKES , PEARL JAM ,  KINGS OF LEON , FRANZ FERDINAND ( ABAIXO ) e THE KILLERS ;

cantoras de voz poderosa ou vibrante , como a canadense ALANIS MORISETTE ( ABAIXO )  e a tão talentosa quanto trágica AMY WHINEHOUSE ( 1983-2011 ) ;

bandas 100 % locais , como ATRITO , MÁFIA BARDINI e MAD MAVERICK e ainda clássicos do rock , como " PSYCHO KILLER " ( da banda norte-americana TALKING HEADS ) , " ANOTHER BRICK IN THE WALL ( um dos clássicos da igualmente clássica banda inglesa PINK FLOYD ) e " THE ONE I LOVE " ( da banda norte-americana REM - ABAIXO ) .......

Como se percebe uma considerável variedade não só de nomes como também de gêneros como pop , rock , indie rock e rock alternativo . Juntando todos esses muitos ingredientes e temperando-se com talento , vibração e um toque bem pessoal , a Somecents ( ABAIXO )  faz um apetitoso manjar musical , dando vida nova a velhos sucessos . A gora iremos aos COZINHEIROS , ops ! , aos integrantes da banda :

com mais de 10 anos de carreira e passagens por uma considerável número de bandas locais , o baterista TIAGO PEREIRA e o baixista JEAN REECK representam a EXPERIÊNCIA ;


 o ótimo guitarrista ÁLVARO SCHEID é um misto de EXPERIÊNCIA , VIRTUOSISMO e PROFESSOR "PARDAL" ( ele também é técnico de áudio e fabricante de pedais e amplificadores ) ;

a tecladista KIMBELEY NEVES é um misto de erudito , popular e teatral-circense ( durante 11 anos estudou piano clássico e sendo membro de uma família com séculos de tradição circense , por vezes vive a PALHAÇA "LINGUIÇA " ; a respeito disso ver o vídeo e o texto intitulado " RESPEITÁVEL PÚBLICO ! " , postados no último dia 26 de julho )

e , por fim, tem-se toda a vibração , paixão e emoção na poderosíssima voz de NATANA ALVARENGA .......

Você já percebeu algo ? Sim , a afinada dupla KIMBERLY-NATANA forma a NAPKIN ( ABAIXO ) , deram o seu ar da graça aqui no ALAMEDA CULTURAL no último dia 27 de junho ( ver vídeo e texto intitulado " SOM DE JOINVILLE : SURPRESA ! " ) e em breve voltaram a aparecer aqui no blog , mas isso é para os próximos dias !

Enquanto isso curta a especialíssima interpretação da canção " CRAZY " ,  que ao contrário do que indica a legenda do vídeo foi gravada originalmente em 1990 pelo cantor inglês SEAL ( ABAIXO ) , por sinal , neto de brasileiro .......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário