quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Vencemos !

SUPIMPA ! PORRETA ! MASSA ! ANIMAL ! MUITO DEZ ! SHOW DE BOLA ! MAGNÍFICO ! EXPLÊNDIDO ! ......." Ô , 'seu ' escriba : que COISA tão boa é essa ? " . Ô , cara pálida , veja como fala : isso não foi uma COISA mas sim A BANDA DE ROCK , ou melhor , A MAIOR BANDA DE ROCK ´N ROLL DE TODOS OS TEMPOS ! ......BEATLES ( ABAIXO ) ? ROLLING STONES ? DEEP PURPLE ? QUEEN ? PINK FLOYD ?
 
 Não , muuuuiiiiito longe disso : as bandas citadas são PINTO - no bom sentido , é claro ! - , furrecas e cafés pequenos , ou melhor , ANÕES perto dessa banda , ou melhor , A BANDA e , embora não eles sejam aquele seu tio dorminhoco ( ABAIXO ) , muito provavelmente os roqueiros de Itú ( Rock em Itú ? Isso existe ? ) BABARIAM de inveja e raiva dessa BANDA !
 
Estou me referindo à grande , à super , à colossal , à mega banda formada por 20.100 MEMBROS ( Caraaaaaava , véio !!!!!!! ) , originários das bandas norueguesas NORGES , MUSIKKORPS e FORBUNDS e que se apresentaram na capital daquele gelado país escandinavo ( Falando em GELO : Ei FRIO , cadê você ? ) - OSLO - , ou mais precisamente no estádio Ullevaal ( ABAIXO )  , em 28 de junho do jurássico ano de 1964 ......
 
Obviamente toda banda que se preze deve ter um BATERISTA  . Bom , eles não eram esse muy humilde e limitadíssimo escriba quando pega no sono mas com absoluta certeza monstros sagrados da "batera " , como JOHN BONHAM ( Led Zeppelin ) , KEITH MOON ( The Who ) , ROGER TAYLOR ( Queen ) e PHIL COLLINS ( Sim , por incrível o simpático cantor carequinha inglês - ABAIXO - já tocou "batera " : era essa a sua função em sua antiga banda , o GÊNESIS , e ele só veio a se tornar cantor , em fins de 1975 , em virtude de nenhum dos mais de 40 vocalistas que fizeram texte para substituir o lendário PETER GABRIEL terem agradado aos membros da banda )  BABARIAM ao se ver diante dessa verdadeira máquina :
 
88 tambores , 18 címbalos , 4 pratos , um gongo , um chocalho e um considerável número de acessórios adicionais . Ao contrário do que possa parecer , esse verdadeiro PROFESSOR PARDAL do rock´n roll não nasceu em ITÚ mas sim nos States , mais precisamente na pequena e modorrenta cidade de Brentwood ( Estado de Nova Iorque ) : esse é JEFFREY CARLO , que em 1990 montou aquela que é possivelmente uma das maiores BATERAIS já montadas desde que o primeiro ser vivente , bípede , racional criou a "batera ".........
 
"UMA BANDA DA NORUEGA ?  TÁ DE BRINCATION WITH ME : ISSO EXISTE ? " . provavelmente essa seria a reação de muitas pessoas em várias regiões do mundo até meados de 1985 , só que já a partir de 1982 um trio ( ABAIXO )  , que era não era aquele deputado que tatuou o nome do nosso querido MICHEL TEMER ( Jéééééééésuis !!!!!!! Uma camisa de força pra esse cara , por favor ! ) mas que escolheu um nome aparentemente pra lá de ESQUISITO E SEM NOÇÃO , formado pelo vocalista MORTEN HAKET , pelo tecladista MAGNE FURUHOLMEN e pelo guitarrista PAUL WAAKTAAR não só haveria de provar que existe sim vida musical inteligente em meio ao gelo daquela monarquia escandinava como uma banda local poderia tranquilamente vir também a fazer parte do seletíssimo grupo de cantores e bandas de sucesso mundial :
 
 caso você tenha chegado a viver ou a ter apenas algumas lembranças da já jurássica década de 80 ( Por favor , não xingue este pobre escriba : não estou o , ou a , chamado de VELHO , ou VELHA ......) , deve ter provavelmente dançado agarradinho , ou agarradinha , ou simplesmente ter sacudido os vossos esqueletos - especialmente no período entre 1985 e 1990 - ao som new wave-pop rock-synthpop do AHA ( ABAIXO ) em canções como , " TAKE ON ME " , " CRY WOLF " , " TOUCHY ! " , " CRYING IN THE RAIN " e " EARLY MORNING " .
 
 Obviamente os três rapazes , que não eram pinguins mas que vieram do gelo , não poderiam ter deixado essa piada de português apelidada de Brasil de fora de sua trilha de sucesso : em abril de 1990 e para delírio dos seres viventes , bípedes , racionais do sexo feminino que muito provavelmente constituíam o grosso daquele impressionante e absurdo público de cerca de 195.000 pessoas , o trio apresentou-se no velho , bom , lendário e ainda não desfigurado estádio do Maracanã .
 
 O Aha podia não ser os times da série A do Campeonato Brasileiro quando enfrentam o vice-lanterna VITÓRIA , de Salvador , mas eles puderam saborear ainda mais essa VITÓRIA ( " Nooooosa !!!!! Que trocadilho podre , hein 'seu' escriba ! ) : alguns dias mais tarde , mais precisamente em 21 de abril , aquele que simplesmente é uma das maiores lendas do rock ´n roll - Paul Maccartney , ou melhor , SIR JAMES PAUL MACCARTNEY ( ABAIXO ) - levou ao velho " Maraca " aproximadamente 190.000 pessoas , portanto menos , que o público dos rapazes de Oslo ! .......
 
       Recordes , números fantásticos , assombrosos e até absurdos e ainda o mega sucesso e a fama de nomes consagrados como os citados Aha , Paul Maccartney e Phil Collins , enfim , a distância entre tudo isso e aquele  grupo de anônimos joinvilenses que se reuniam na hoje longínqua data de 7 de julho de 2001 no porão da casa de um deles seria mais ou menos equivalente entre a distância entre Joinville e o planeta NETUNO ! ( Só a título de curiosidade , a distância entre a Terra e aquele planeta - ABAIXO - é de cerca de 4,308 bilhões de quilômetros ! ) .
 
 Sem combustível ( $ ) , meio a sério e meio na brincadeira , o jeito foi se virar com o que tinha : uma guitarra , um cubo ( amplificador de som ) simples , um violão emprestado e que também funcionou como contrabaixo ( ele foi conectado ao mesmo cubo da guitarra ) , uma bateria inacreditavelmente com apenas um prato e que foi amável e carinhosamente apelidada de "PANELA DE PRESSÃO " ( KKKKKK !!!!! ......Agora eu tomarei mais um pouco de ar .......KKKKKK !!!!! ) e o GOGÓ ao natural mesmo pois não havia sequer um microfone !
 
Como um bom e legítimo guerreiro jamais foge à luta , o único jeito foi continuar assim mesmo e depois de muitos ensaios , improvisos e dificuldades , finalmente - cinco meses mais tarde - chegou a tão aguardada HORA DA VERDADE : uma apresentação , sem receber um mísero centavo furado e utilizando instrumentos emprestados , em um evento . Como a palavra COVER provocava nos rapazes ( ABAIXO ) algo semelhante a quem tem a infelicidade de ver a DILMA PELADA ( " Que horrrrrrrooooorrrrr !!!!! Não me faça ter pesadelos , ô 'seu ' escriba ! ) , ou seja , coceiras por todo corpo , urticária e um princípio de alergia , todo o repertório dessa apresentação foi de músicas autorais .
 
 E NEM É QUE DEU CERTO ?  Eles acabaram sendo contratados para mais duas apresentações , dessa recebendo um combustível ( $ ) , nesse mesmo evento , tornaram-se conhecidos no meio musical de Joinville e em 2003 vieram a realizar o sonho de gravar um disco ( o título dele já diz toda a série de dificuldades que os rapazes - ABAIXO - enfrentaram e também o seu estado de espírito naquele momento : " SO POR ACREDITAR " ) . Fim das dificuldades ? Loooonge disso : o miserê era tão grande que , sem dinheiro para pagar um hotel em Balneário Camboriú - local onde o disco foi gravado - , tiveram de dividir uma construção inacabado com moradores de rua !
 
Tanto sacrifício no fim  valeu a pena : assessorada por aquele que é um dos maiores produtores musicais do Brasil - RICARDO VIDAL -  a banda ( ABAIXO ) gravaria mais dois discos - " DIÁRIO DE NOSSOS DIAS " ( a música-título chegou até a ganhar certa repercussão nacional graças a um clipe exibido na hoje morta-viva emissora MTV ) e " TODAS AS MANHÃS DO MUNDO " ( lançado em fins de 2013 , depois de intermináveis dois anos , é tido por muitos como o seu melhor trabalho , tendo tido a luxuosa participação do ótimo guitarrista TOM SABÓIA ) -
 
e "bombaria " nas rádios , não só de Joinville como também do sul do Brasil ( Para que você tenha uma ideia , a primeira música da banda - ABAIXO - ser tocada em uma rádio - "ESPERANÇA " - dentro de apenas 4 dias tornou-se a mais ouvida e pedida pelos ouvintes , fatos que se repetiu em inúmeras outras ocasiões e rádios e com outras músicas ) , com canções como , " MESMO QUE TUDO PASSE " , " FLOR DE LIS " , " MEU VÍCIO " , " REFÉNS " , " QUANDO VOCÊ CHEGAR " e " FALSO DILEMA " , sempre com um tipo de som que mistura rock ´n roll , romantismo - ou "MELA CUECA " , como diria o saudoso TIM MAIA ( 1942-1998 ) - , intimismo , observação , reflexão , críticas e engajamentos sociais .
 
Os rapazes ( ABAIXO ) ainda produzem e assessoram outros artistas ; são politizados ( o líder e vocalista RONALDO SANTIAGO chegou a participar do Fórum Nacional de Políticas Culturais representando Santa Catarina  ) e , orgulhosos de Joinville , chegaram a compor uma música expondo e enaltecendo esse orgulho - "SOU JOINVILENSE " - , suas participações em eventos públicos e comunitários são frequentes e jamais cogitaram deixar a cidade para fazer sucesso a nível nacional .
 
 O que um dia foi um sexteto hoje é um trio ( ABAIXO ) - o já citado Ronaldo Santiago , o contrabaixista RAFAEL OLIVEIRA e o baterista MAIKEL POA - e as suas influências são basicamente o rock ´n roll tupiniquim : CAPITAL INICIAL , LEGIÃO URBANA , CPM 22 e a eternamente irreverente e escrachada ULTRAJE A RIGOR ........Essa , meu povo , é a BANDA FAIRANS e dentro de alguns segundos você terá o privilégio de conferir parte do talento dos rapazes assistindo o clipe da música "VÉU " . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO :  https://www.youtube.com/watch?v=9e5wwHWeSmY
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário