quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Lady Rock

Quem tem a ousadia , a coragem e a piedade de acessar este blog , se não diariamente mas pelo menos com regularidade , já deve ter visto ELE dando muitas , ou melhor , INCONTÁVEIS vezes o ar de seu brilhantismo , genialidade e graça por aqui ......Se você pensou imediatamente em MESTRE FRITZ HOFMANN ( 1872-1960 ) , O PELÉ DA FOTOGRAFIA JOINVILENSE - errou feio e fez até o glorioso ROBERTO BAGGIO ficar espantando com o seu chute errado : estou me referindo ao graaaaaaande ÉBERSON THEODORO ( AO CONTRÁRIO DO QUE APARECE ATRÁS DE ÉBERSON NA FOTO DÁ A ENTENDER , ELE NÃO FAZ PARTE DA QUADRILHA )  - O GARRINCHA DA FOTOGRAFIA JOINVILENSE - e que , diga-se de passagem , é um ABBAMANÍACO assumido , orgulhoso e inveterado ( Segundo ele o quarteto pop , que eram embora não fosse pinguim , era da GELADA Suécia , é o melhor grupo musical de todos os tempos e em todas as galáxias e até os Beatles são uma verdadeira pulga perto do ABBA .....) .
 
 Aliás , caso neste exato instante eu estivesse diante do glorioso Éberson Theodoro eu me aproximaria dele , o abraçaria , aproximaria o meu detonado e caraplégico rosto do dele , botaria uma das minhas mãos em seu ombro e .......( Por favor , toque ou cante uma MÚSICA DE SUSPENSE aí do outro lado .....Ah , você não sabe ? Então pode ser qualquer música , desde que não seja a suprema sacanagem de ser FUNK ou SERTANEJO UNIVERSITÁRIO ! ) .......Que rufem os tambores ! .......diria : VALEU E BRIGADÃO , MEU CHAPA ! ( Você pensou que fosse o quê ? Eita mente alexandrefrotística , ou seja , PORNOGRÁFICA ! ) . Palhaçadas à parte , o que estou dizendo é sério : Éberson Theodoro ( ABAIXO )  acabou salvando o meu dia !
 
 Sabe aquela reginacasélica , ou seja , CHATÍSSIMA situação de você ter de ir trabalhar estando com uma baita duma gripe ou de qualquer outro tipo de enfermidade ou problema ? Pois bem , hoje este escriba acordou uma terrível e abissálicomarinha , ou seja , PROFUNDA preguicite agudo-meningocócico-contagiosa e a princípio a minha habitualmente infértil mente não tinha pensando em rigorosamente nada para postar neste blog neste dia de 19 de outubro do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2017 e foi justamente aí que o glorioso Éberson ( ABAIXO ) , embora não fosse o Chapolin Colorado , veio a me salvar :
 
com aquele misto de instinto , brilhantismo , oportunidade , sorte e genialidade e , é claro , com aquele olhar de águia que apenas os grandes profissionais como ele e o saudoso mestre Fritz têm Éberson acabou capturando uma belíssima imagem de uma paisagem e , para deleite e deslumbramento de milhares de frequentadores do Facebook , no último sábado ( 14 de outubro ) - caso este escriba aloprado não esteja enganado - a publicou nessa popular mídia social . Seria algum paisagem da colossal e planetária Nova Iorque ; da ex- maravilhosa Rio de Janeiro ; da igualmente colossal , barulhenta e caótica São Paulo ou de algum lugar perdido por este mundão de meu Deus ? Nada disso : o cosmopolita e viajado Éberson Theodoro captou com maestria o espetáculo da floração do ipê amarelo em um dia nublado e às margens do rio Cachoeira ou mais exatamente em um trecho próximo ao Mercado Público de Joinville ( ABAIXO )  .
 
 Uma bela imagem , sem sombra de dúvida e algo tão óbvio quanto o fato de que quando tem um jogo JEC X CRICIÚMA a torcida do Criciúma grita  " F....., O JEC APARECEU ! " e de que Michel Temer ( ABAIXO ) estará em breve protagonizando o filme - obviamente de terror - " À MEIA NOITE LEVAREI MINHA PROPINA E MORDOREI O VOSSO PESCOÇO " , no entanto , entre os vários e óbvios comentários de elogios e deslumbramentos pela tal foto um deles acabou chamando a atenção deste escriba ........Como todo CHATO que se preze é mais ou menos que nem a Regina Casé andando trajando um sumário  fio dental nas ruas da gelada Estocolmo , ou seja , SEM NOÇÃO , o cara , que este escriba chamará pelo fictício nome de NICÁCIO TIAGO CASÉ , ou seja , uma mistura de Nicácio Tiago Machado com Regina Casé ( Que horrrrrrrrrrooooooorrrrrrr !!!!!!!! ) ,  não escreveu uma mísera palavra  a respeito da foto em si e acabou escrevendo um extenso texto afirmando , entre outras coisas , que "Joinville é uma cidade suja , mal cuidada , sem qualquer atrativo e que O MELHOR DE JOINVILLE É E  SEMPRE FOI CURITIBA " ( Aaaaaaahnnnnnn ???????? Será que esse cara tomou aquele mesmo drinque , digamos , EXÓTICO que um grupo de alunos ofereceu à sua amada , querida e estimada professora ? ) .......
 
OK , ninguém é obrigado a gostar de Joinville e os mais realistas e pessimistas dirão que as ruas são verdadeiras pistas de rally com buracos para avestruz e tatu nenhum botar defeito ; que os locais de encontro e recreação pública - como o jardim do Museu de Arte - podem ser contados nos dedos ; que a cidade regrediu em vários setores ; que a classe artística local tornou-se refém do SIMDEC ( fundo municipal de financiamento de projetos culturais ) ; que desde 1989 cinco PROCURADORES DO CAPETA , ops ! , desprefeitos atazanaram e atazanam a vida dos joinvilenses e por aí vai , numa lista sombrio e cavernosa capaz de fazer os moradores de Joinville chorarem em alemão com versões em chinês , norueguês , mongol , hindu e chamorro , mas o planeta Terra inteiro pergunta : POR QUE ESSE SER VIVENTE , BÍPEDE , RACIONAL DA ESPÉCIE Homus reclamildus AINDA CONTINUA A MORAR EM JOINVILLE ? ......
 
Embora não sendo o EMÉRSON LEÃO ( Caso os seus conhecimentos de futebol sejam equivalentes ao que um esquimó tem da dança da bundinha , ou seja , IGUAIS A ZERO , trata-se de um goleiro - ABAIXO - e mais tarde técnico de futebol que obteve intenso destaque entre a década de 60 e a década de 2000 e que defendei uma infinidade de clubes , como São José , Palmeiras , Vasco , Grêmio , Corinthians e Sport Recife : a mesma facilidade que tinha para realizar grandes e milagrosas defesas também tinha para arranjar confusões , expulsões e , embora não fosse um certo eletrodoméstico , de TORRAR a paciência dos outros ) , "PEGAREI UM GANCHO " nisso e farei a mesma coisa que os jogadores ZEZINHO e TONIQUINHO fazem durante um lance de ataque do Fluminense do Itaum ( Segundo um dos 25 torcedores do glorioso clube do bairro Itaum - o polêmico geólogo , ambientalista e Homus sincerus MILTON WENDEL - a final da Copa do Brasil de 2050 será entre Fluminense do Itaum e Bangu , na Arena Joinville ) , ou seja , PASSAREI A BOLA para você aí do outro lado :
 
 COMO VOCÊ DEFINE UM CHATO ?............Eita ! Jésuuuuuuuuis ! Ó coitado ! .....Também não precisa pegar pesado com o coitado : UM CHATO TAMBÉM É FILHO DE DEUS ! Pois bem , agora veja qual é a definição de um CHATO segundo a minha velha amiga e colega CICI ( Para quem , embora não seja o glorioso maridão Vasco da Gama Pereira em relação ao que o Tonhão faz com a sua digníssima e fogosa esposa Creuzinete , AINDA NÃO SABE , trata-se a tal CICI é Enciclopédia Universal ) : " 1 - Espécie de PIOLHO DO PÚBIS (Aí marmanjada : na próxima vez em que vocês estiverem coçando o saco pode ser o tal bichinho está lhe fazendo companhia.....) , 2 -  Pequeno MARRECO de bico curto , 3 - Plano , sem desigualdade , 4 - Reles , vulgar , 5 - Sem dinheiro ( Isso quer dizer que quase todo brasileiro é parente do NICÁCIO TIAGO MACHADO , ou seja , CHATO - QUE BICHO MORDEU O "HÔMI " ?  ABAIXO , NICÁCIO SOLTANDO UM DE SEUS RAROS SORRISOS )  , 6 - Desagradável , maçante , aborrecido . "
 
           Essa , com absoluta certeza , você não sabia : CHATO também é o nome de três existentes no Brasil ( o primeiro deles está localizado em São Paulo ou mais exatamente na cidade Botucatu , tendo cerca de 725 metros de altitude e sendo um prolongamento da Serra de Botucatu ; o segundo está localizado entre os rios Barra Grande e São João ou mais exatamente no município paranaense de Prudentópolis , sendo um prolongamento da Serra da Esperança e o outro está localizado na cidade gaúcha de Piratini e é uma extensão da Serra do Mar ) ......." CHATAS ! " , " DIFÍCEIS ! " , " NÃO ENTENDO RIGOROSAMENTE NADA ! " , durante muito tempo foi o se que se disse - injustamente , diga-se de passagem - a respeito das canções do cantor , compositor , menestrel , dramaturgo e show man carioca OSWALDO Viveiros MONTENEGRO ( ABAIXO )  . EJACULANDO - no bom sentido , é claro ! - bom humor , ironia e uma certa dose de auto gozação , em 1986 - por sinal , em uma época em que sua carreira estava no auge -
 
o show man do bairro carioca do Grajaú acabou compondo uma canção , obviamente intitulada " O CHATO " , que não pode faltar em qualquer show que se preze de Oswaldo Montenegro e que é assim : " Ah , todo chato é bonzinho / nunca nos faz nenhum mal / ah , todo chato é calminho / como se faltasse sal / Ah , todo chato te conta / aonde passou o Natal / E sempre te dá uma dica / de onde ir no Carnaval / Ah , todo chato cutuca / pra você prestar atenção / chama cabeça de cuca / e arranha um violão / diz que inventou uma música  e toca as seiscentas que fez / E quando você abre a boca e boceja / ela toca tudinho outra vez / Ah , todo chato é gosmento q mas não há como evitar / eu sou um chato e , meu Deus , não me  aguento / só me tacando no mar . " ......( ÔÔÔÔPAAAA ....FALOU EM CHATO , FALOU EM GALVÃO BUNEO , ABAIXO )
 
Você aí do outro lado sentiu falta de algum outro tipo de CHATO ? Sim , trata-se daquele que talvez seja o pior de todos os CHATOS : O PESSIMISTA ......A parada foi a seguinte : no pré-histórico ano de 1949 um engenheiro da Força Aérea dos Estados Unidos chamado EDWARD ALOYSIUS MURPHY criou um aparelho para medir os batimentos cardíacos e a verificar a respiração dos pilotos de aviões a jato ( a intenção era observar os efeitos da GRAVIDADE sobre os pilotos ) . Tudo muito bom , tudo legal só que na hora do "vamo vê " , ou seja , de funcionar ele acabou falhando pois o técnico que ficou encarregado de montá-lo - que , diga-se de passagem , não era o português Manuel Joaquim ( ABAIXO ) da Padaria Vasco da Gama - o havia instalado de MANEIRA ERRADA .......
 
A declaração do glorioso engenheiro ? " SE ESTE HOMEM TEM ALGUM MODO DE COMETER UM ERRO , ELE O FARÁ " . Anos mais tarde , durante uma conferência , justamente um dos pilotos-cobaias no tal teste feito pelo glorioso e azarado engenheiro - JOHN STAPP , que , por sinal , NASCERA NO BRASIL ( Huuummm..... ) - tratou de simplificar essa frase : " SE ALGUMA COISA PODE DAR ERRADO , ELA DARÁ " . Resumo da ópera : embora não fosse a garota-propaganda da cerveja Itaipava andando de biquíni na Nove de Março essa frase acabou caindo na boca do povo , acabou sendo apelidada de LEI DE MURHY e virou um mantra para todo pessimista ( ABAIXO )  - e CHATO - inveterado , assumido e militante . Porém , existem momentos em que a CHATICE vira DIVERSÃO ......
 
Não , ao contrário do que você deve ter pensado aí do outro lado , o Nicácio Tiago Machado não resolveu soltar a franga : estou me referindo a um grupo de jovens e porretas músicos joinvilenses  ( ABAIXO ) que no já distante ano de 2001 resolveram formar uma banda de rock ´n roll e que estavam com terrível , filosófico , socrático e desesperador problema em mãos : QUE NOME DAR À BANDA ? .....
 
Pensa daqui , espreme os neurônios dali , divaga filosófica-socrático-confucionamente do outro lado , eles acabaram chegando a uma solução : em um misto de brincadeira , bom humor , PARONOMÁSIA ( Para você que andou " matando " as aulas de Português - e com toda a razão , pois são chatas pra CA-RAM-BA - , saiba que esse nome esquisito é dada para palavras que têm sons semelhantes a outras ) e , acima de tudo e embora não sendo o jogador de vôlei Giba , EM UMA SACADA GENIAL , o nome que veio a ser escolhido foi o de LADY MURPHY ( ABAIXO ) .....Influências ? As mais variadas possíveis : FRANZ FERDINAND , ALANIS MORRISSETTE , COLDPLAY , MARRON 5 ......
 
Fazendo um tipo de som predominantemente pop e com um repertório majoriamente de covers de grandes clássicos tanto do pop quanto do rock , foi só em 2009 que eles resolveram dar um passo um pouco mais à frente : em agosto daquele gravaram uma música autoral intitulada " PORCELANA " e que acabou alcançando um relativo sucesso nas rádios daqui de terras de Dona Francisca , chegando a merecer um clip , por sinal , ótimo . Só que infelizmente , tudo ficou por aí ; embora a partir de então a banda tenha passado a investir mais na composição de músicas autorais os covers ainda continuam a ser maioria em seu repertório e em 16 anos de estrada a banda ( ABAIXO ) ainda não sentiu o gostinho de gravar um disco .
 
 E qual seria a diferença dessa banda para as outras ? Bom , a DIFERENÇA é feita de carne e osso , é loira , tem olhos azuis , é um dos - lamentavelmente - raros casos de seres viventes , bípedes , racionais femininas no machista mundo do rock ´n roll ,  é vocalista e líder da banda e atende pelo nome de JUSSARA GOSSEN ( ABAIXO , SOLTANDO O SEU AVANTAJADO GOGÓ ) : dona de um voz super poderosa e de uma incrível , inesgotável e inexplicável energia é justamente através de suas interpretações que os covers passam a ter um toque bem pessoal e característico da banda .
 
"EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE " , diz um velho e sábio ensinamento filosófico-aristotélico-confuciano e a Lady Murphy ( ABAIXO )  o segue à risca : desde 2007 , além , é claro , de Jussara , formam a banda o guitarrista e vocalista RICO VOGEL , o baterista RICARDO MOTTA e o baixista FORMIGA MACHADO ......Bom , agora chega de lero-lero : É HORA DE MÚSICA  ! OK , tudo bem que a qualidade do áudio do vídeo do dia deixa muuuuuuiiiiiito a desejar mas mesmo assim merece ser visto :
 
trata-se de uma versão da Lady Murphy para a belíssima "COMO NOSSOS PAIS ", composta pelo já e infelizmente saudoso cantor-compositor-poeta cearense BELCHIOR ( 1946-2017 ) e originalmente gravada em 1976 pela igualmente defúntica cantora ELIS REGINA ( 1945-1982 ) . Sem EXAGERO ALGUM : a versão da Lady Murhy ( ABAIXO ) deixa a versão de Elis Regina , embora ela não fosse uma barata , NO CHINELO ! MAS PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=qCHU0P-2W7Y
 

Um comentário: