segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Um é Bom , Dois é Genial !

VOCÊ VIU A BIANCA ? .....Não , este escriba não está se referindo àquela AU-AU branca e vira-lata do seu vizinho aí da frente e que costuma dar bola para o CIGANO , aquele AU-AU bege e guapeca daquele seu vizinho esquisito , torcedor do Figueirense e que - para supremo horror seu e de seus vizinhos - chegou a comemorar um título do clube alvinegro da capital da mesma maneira em que aterrissou neste planeta ( Pô , aí já não é ser esquisito : isso é caso para um hospício ! ) mas sim a uma roqueira que chegou a fazer considerável sucesso na virada da década de 70 para a década de  80 e que chegou a FALAR  GROSSO - musical e alexandrefrotísticamente falando - , chegando a rivalizar , tanto em matéria de vendagens de discos quanto de mídia , com cantores-sensação da época , como Gilliard , Cláudia Telles , Jessé , Christian - sim , aquele mesmo que forma com o irmão mais novo , Ralf , uma dupla de músicas sertanejo-romântico-melosos-açucarado-mela-cuecas - e MISS LENE ( Para quem não sabe ou não se lembra , trata-se de uma versão tupiniquim - furreca , diga-se de passagem - de TINA CHARLES , uma cantora inglesa que fez estrondoso sucesso na era da Disco Music ou mais exatamente entre 1976 e 1980 ) .
 
 Pois bem , a tal da Bianca era mineira da cidade de Ituiutaba , onde fez a sua ESTREIA no mundo em 1964 ( Na verdade o seu nome era CLEIDE DOMINGUES FRANCO : como o seu nome não tinha qualquer apelo comercial e artístico e como , obviamente , esse nome era mais feio que o JOSÉ SERRA ACORDANDO - Que horrrrrrooooorrrr !!!!!! - , por sugestão do seu então produtor REINALDO BRITO - que anos mais tarde se consagraria ao produzir os trabalhos de duas bandas-ícones do rock tupiniquim da década de 80 , ENGENHEIROS DO HAWAII e CAMISA DE VÊNUS - , ela acabou concordando em adotar o nome de BIANCA pois esse era o nome da então esposa de Mick Jagger , que a exemplo de seu , digamos , AGITADO MARIDO , também foi tido como um ícone da rebeldia , da transgressão , da liberdade e da contracultura ao longo dos anos 60 e 70 ) , e acabou sendo a grande percussora daquela febre de rock´n roll que , embora não fosse um arrastão em uma praia carioca , tomou o Brasil de ASSALTO a partir de 1982 :
 
 Bianca procurava passar uma imagem de REBELDIA - tanto no seu visual quanto nas letras de suas músicas - ; usava e abusava de gírias que hoje parecem ter saído da boca de um ser vivente , bípede , racional do tempo das cavernas , como GRILO , FOSSA e CARETA e em muitas de suas canções , além daquele velho romantismo água com açúcar seguido de baunilha e mamão e naquela velha toada do "POR VOCÊ ME ATIRO NO RIO CACHOEIRA " ( Jééééééésuis !!!!! ......Isso não é amor : é CAMISA DE FORÇA ! ) , havia algo que 10 em cada 10 adolescentes de antigamente , de hoje , de sempre e do futuro já vivenciaram , ou seja , CRISES EXISTENCIAIS . Resumo da ópera : ela talvez tenha sido a artista que melhor simbolizou e encarnou aquela geração de adolescentes que testemunhou o estrebuchamento da nada saudosa ditadura militar e o nascimento da tão imperfeita , falha , confusa , caótica , humilhada , zoada e estuprada democracia brasileira ......
 
Embora não fosse uma figura de algum jogador do BANGU no Álbum de Campeonato Carioca de 1997 , Bianca era FIGURINHA CARIMBABA em programas de auditório popularescos , como Chacrinha , Sílvio Santos , Bolinha , "Almoço Com As Estrelas " e Flávio Cavalcanti e também em programas , como GERAÇÃO 80 E GLOBO DE OURO , os dois últimos da toda-poderosa TV Globo , o que naquele jurássico tempo representava meio caminho e mais 49,9999 % do caminho restante andado rumo ao sucesso . Embora não fosse a fogosa e gostosística Creuzinete - a digníssima esposa do glorioso Vasco da Gama Pereira - fazendo compras em uma boutique com o cartão de crédito do maridão , Bianca ESTOUROU nas paradas de sucesso tupiniquins no período entre 1979 e 1981 com canções , como " OS TEMPOS MUDARAM ( O QUE ME IMPORTA ) " , " SOU LIVRE ( AGORA CHEGA ) " , "VOU PARA CASA REVER MEUS PAIS " , " MINHA MANEIRA ( NÃO SUPORTO MAIS ) " , " COMENTÁRIO A RESPEITO DE JOHN ' e , principalmente , "MINHA AMIGA " e , embora tivesse a imagem de "rebelde " , não tinha um ser vivente , bípede , racional masculino para lhe dar uns amassos , ou seja , UM NAMORADO ; era uma aluna exemplar e dedicada ( seu sonho era ser um MÁRIO GHANNA , ou seja , se formar em DIREITO ) e era fã assumida de gibis .
 
A garota - que fora descoberta quando tinha apenas 14 anos de idade fazendo uma das segundas vozes em uma banda em sua pequena e modorrenta cidade natal e que tinha fontes de inspiração e influência nomes , como Maria Bethânia , Elis Regina , Ney Matogrosso , Gilliard , Belchior , Beatles e Rolling Stones - podia não ser a estonteante ,arrasaquarteirística e gostosística KIM BASSINGER ( Para quem não sabe ou não se lembra , trata-se daquela loiraçaaçaaçaaça que protagonizou uma das mais conhecidos e icônicos filmes hollywoodianos da década de 80 - " NOVE E MEIA SEMANAS DE AMOR " - juntamente com o eterno bad boy Mickey Rourke e que para delírio , falta de ar and others cositas dos marmanjos espalhados por este mundão de meu Deus fez um strip-tease em uma das cenas do filme ) em um belo e ensolarado dia da semana andando na rua João Colin trajando um minúsculo biquíni mas ESTAVA NA BOCA DO POVO : ela era uma figura tão popular que eram comuns participações suas em FOTONOVELAS , outra coisa que hoje parece ter saído diretamente dos tempo das cavernas .
 
Após o frustrado projeto de um segundo disco seu , em 1984 ( o primeiro disco de Bianca fora lançado em 12 de maio de 1980 e a sua então gravadora - a hoje extinta RGE - acabou fazendo com o disco de 1984 - que teria como carros-chefe as músicas " ESPERANDO O DIA CHEGAR " e " CORRENDO NA CHUVA " - a mesma coisa que MÔNICA SERRA , a esposa do glorioso ,absurda e inexplicavelmente horroroso José Serra - ABAIXO - , fez com o feto de um futuro pimpolho do casal 20 do terror tupiniquim , ou seja , O ABORTOU ......) e de um inverno de 7 longos e tenebrosos anos , Bianca acabou voltando em 1993 , só que não necessariamente da maneira que os fãs esperavam :
 
 se no princípio da década de 80 ela era chamada de "A ROQUEIRA DO BRASIL " a versão anos 90 de Bianca era "A BREGUEIRA DO BRASIL "  .Sim , para desespero , choro , lamentos , gritos e ranger de dentes de sua ainda numerosa legião de fãs , Bianca acabou gravando naquela oportunidade o disco " A VOLTA " , de BREGA MUSIC , ops ! , sertanejo e que inexplicavelmente acabou tendo uma divulgação mais tímida que John Deacon , o apagado , arisco e arredio baixista da saudosa e legendária banda inglesa Queen : ainda por cima o disco , mesmo tendo sido lançado , não teve suas cópias postas à venda , teve uma tiragem limitadíssima e , obviamente , acabou caindo no esquecimento .
 
Sabe aquela pergunta que este escriba fez lá no começo destas porcas , mal escritas e avacalhadas linhas ? Pois é , caso você consiga encontra-la ( ABAIXO , BIANCA -A BAIXINHA DA FOTO - ENTRE 3 FÃS , EM 1985 ) , este escriba lhe presenteará com 500 garrafas de refrigerante Max Wilhelm , 1.000 garrafas de vinho Sinuelo , uma temporada de férias em Vigorelli Beach , uma cruzeiro de bateia pelo rio Cachoeira e uma viagem para a paradisíaca Massaramduba : desde 1994 não há uma mísera notícia a respeito da eterna rebelde e tudo o que existe a respeito dela - além , é claro , das recordações dos fãs , de algumas raríssimas cópias de discos de Bianca , de algumas fotos e matérias em revistas e jornais antigos e ainda de alguns vídeos no Youtube - são boatos , como a de que ela teria "ido pra Jesus " graças a uma overdose de drogas ( Jééééééésuis !!!!! Vixe Maria ! Nossa Senhora ! Meu Senhor ! .....) ......
 
         Como você deve estar mais careca que o pneu do carro Scort modelo 1985 do vizinho da frente deste escriba de saber , repentinamente e nos últimos dias os brasileiros passaram a entender de ARTE tanto quanto entendem de mulher , caipirinha , futebol , corrupção and others cositas más embora o entendimento que um brasileiro comum tenha de ARTE seja igual ao que um vietnamita tenha da dança da bundinha , ou seja , igual a ZERO ! Talvez você esteja aí do outro lado perguntando o porquê deste escriba aloprado ter comentado e contado um pouco da história de uma cantora que está mais PERDIDA que o futebol do JEC ( O JEC jogou em 2017 ? ) e que fez sucesso no tempo em que o meu trisavô soltava pandorga ( ABAIXO )  .......
 
Bom , este escriba acredita que ARTE é justamente o que a gloriosa e dorílica , ou seja , SUMIDA BIANCA ( ABAIXO , EM UMA POSE , DIGAMOS , DESCONTRAÍDA ) foi , ou seja , alguém que produz algo que espelhe e simbolize o que foi uma determinada época , o que pensa uma determinada faixa etária ou social , o que é uma determinada sociedade , etc....etc.....( na verdade o conceito do que é ARTE é gigantesco : essa palavra - que tem origem na palavra latina ARS , ou seja , "técnica " - é usada para se referir às todas as atividades da espécie humana e não apenas atividades ligadas ao belo ao lúdico , ao harmonioso e ao estético e à perfeição , como LITERATURA , PINTURA , ESCULTURA , DESENHO , TEATRO , ARQUITETURA , etc....etc... ) .
 
 Ah , você não gostou da definição dada por este aloprado escriba ?  Então preste muuuuuuiiiiita atenção nesta definição : " A ARTE TEM DE SAIR DE SEU UNIVERSO PRÓPRIO , TEM DE CHEGAR ÀS PESSOAS . SUA ESSÊNCIA É A DE COMPARTILHAR O QUE É BELO , EXPRESSIVO E RELEVANTE PARA TORNAR O MUNDO  UM LUGAR MELHOR . " ( Palmas ! Palmas ! Palmas ! ) ........Consta que naquele distante ano de 1982 , o obstetra - por sinal , primo em trigésimo grau do famoso vidente francês MICHEL DE NOSTRADAMUS - que trouxe o autor dessa filosófica-aristotélica-socrático-confuciana frase ao mundo e seu irmão gêmeo , do cume de sua picodaneblínica sabedoria teria dito , de maneira bem fleumática , o seguinte : " CARAAAAAAACA , VÉIO !!!!! OS MOLEQUES IRÃO ARREBENTAR A BOCA DO BALÃO ! " . Estes , meus amigos , são os irmãos EDUARDO E ALEXANDRE FEITOSA , ou tão singela e somente IRMÃOS FEITOSA ! ( ABAIXO )  ......
 
Em 2003 os gêmeos acabaram trocando a caótica , colossal , poluída , barulhenta e cosmopolita megalópole São Paulo por Joinville mas não foi a ARTE que acabou trazendo os super gêmeos ( ABAIXO ) aqui para terras de Dona Francisca : como milhares de imigrantes que aqui chegaram e que decidiram que Joinville seria o novo cenário de suas angústias , tristezas , alegrias , vitórias , derrotas , etc....etc..., foi o trabalho que os trouxe para cá  ( Eduardo é designer gráfico , já Alexandre é designer de produtos ) e , embora não fossem aqueles seres viventes , bípedes , racionais que passam pela micosa experiência de participar de um certo concurso no programa apresentado pelo chatérrimoérrimoérrimoérrimo Fausto Silva - o FAUSTÃO - , eles também tiveram de SE VIRAR NOS TRINTA , chegando a trabalhar como garçons .
 
Dívidas , contas a pagar ,compromissos a saudar , o pão nosso cotidiano de cada dia , tudo corria assim até aquele ano de 2014 quando acabou acontecendo algo tão trágico quanto a reeleição de Udo Doehler : ELES FICARAM DESEMPREGADOS ......" CARAAAAAACA , VÉIO !!!!!! E AGORA ? " , foi o que pensaram em voz alta os super gêmeos só que a CRIATIVIDADE é uma Isadora Ribeiro em duplicata , ou seja , A CRIATIVIDADE É IRMÃ DA NECESSIDADE ou , em outras palavras , os super gêmeos decidiram SAIR DO ARMÁRIO .........Eita , não é o que sua cabecinha tietística , ou seja , POLUÍDA andou pensando : eles decidiram se dedicar integralmente à ARTE . ( ABAIXO , UMA DAS MARAVILHAS COM O SELO DE QUALIDADE IRMÃOS FEITOSA )
 
Não se tratava de dois novatos : paralelamente a seus trabalhos oficiais e com carteira assinada , os super gêmeos já havia feito - com outros artistas - trabalhos como os murais do América de Joinville e do Centro de Treinamentos do Santos ( Um médico urgentemente : os super gêmeos são DOENTES pelo clube do litoral paulista , que só veio a conquistar um título - o Campeonato Paulista de 1935 - quando o TODO PODEROSO BANGU já tinha 1 título carioca e dois títulos cariocas da segunda divisão ) e participado de um mega interessante encontro envolvendo dançarinos de rua e grafiteiros em uma das edições do Festival de Dança . O resultado de os super irmãos ( ABAIXO , "DANDO UMA COLHER DE CHÁ PARA UMA FÃ " )  terem saído do armário ?
 
Três gibis educativos para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville ; trabalhos espelhados por Joinville , Santos , São Paulo e Jaraguá do Sul ; uma quase infinidade de murais , painéis - inclusive em condomínios residenciais de luxo - , desenhos , quadros e grafites ; desenhos nas latas da Ômega Tintas ; 8 coleções de desenhos para a marca de balas Billa ; uma série de canecas com charges de ex-jogadores do JEC para o hoje finado jornal Notícias do Dia ; produção , em escala industrial , de marcas e licenciamentos próprios ; uma afinada "tabelinha " com o escultor joinvilense PIERRE TONIOTE na série de quadros em 3 dimensões e intitulada "SANTA LA NOCHE " ( esses trabalhos aliam a pintura à escultura e têm como tema a religiosidade e a cultura relacionada à morte de povos indígenas mexicanos ) e por aí vai ......( ABAIXO , OUTRA MARAVILHA MADE IN IRMÃOS FEITOSA )
 
Seja , bem sincero, e sincera : você aplaudiria alguém colocando uma nova mensagem em um OUTDOOR ? O que à primeira vista poderia parecer ser um sintoma de avacalhamento das ideias é algo mais do que natural quando se trata da GENILIDADE EM DUPLICATA E QUE ATENDE PELO NOME DE IRMÃOS FEITOSA ( ABAIXO , OUTRA OBRA DJOU......DJOUTRO MUNDO FEITA PELOS SUPER GÊMEOS )  , como , aliás , você terá a honra e o privilégio de conferir no vídeo de hoje . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=uRqyrsHS4IU
 

Um comentário:

  1. "mais feio que José Serra acordando". hahahah

    legal a história da Bianca. Nâo conhecia. Parabéns pelo resgate. Absss

    ResponderExcluir