quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Passando Perrengue !

Na próxima vez em que algum ser vivente , bípede , racional da espécie Nicacium Tiagum Machadium chatius , ou seja , CHATO E RANZINZA vier com aquele manjadíssimo papo de "QUE NA TELEVISÃO BRASILEIRA NÃO HÁ NADA QUE PRESTE " responda a ele - ou a ela - , na condição de um ser vivente , bípede , racional "bicho quente " , ou seja , de LEITOR DO ALAMEDA CULTURAL - portanto , de alguém que manja das coisas - e de maneira fleumática e educada : "TU TÁ DE BRINCATION WITH ME , CARA ! " ......Ao contrário do que dizem por aí assistir um programa de TV pode ser algo engrandecedor , instrutivo , reflexivo e revelador e , para provar que este escriba , não está dizendo uma de suas costumeiras bobagens , darei a seguir um exemplo . Muito provavelmente - a não ser que você seja um ermitão , viva em algum lugar no fiofó deste Brasilzão de meu Deus ou seja um EXTRATERRESTRE ( " Um extraterrestre lendo um texto em português ? Tá SERTO , 'seu ' escriba ! ) - você deve ter pelo menos ouvido em um cara PODRE - mais PODRE que aquela  explosiva combinação de ovo e repolho roxo que alguém soltando aqui por perto deste escriba neste exato instante ( Não fui eu ! ) - de rico chamado Francisco Scarpa Filho , ou melhor , CHIQUINHO SCARPA ( ABAIXO )  :
 
 para quem não se lembra ou não tem a mínima de quem é esse caboclo de um daqueles típicos milionários excêntricos e extravagantes e que se tornou célebre tanto pelas festas arrombônicas , ou seja , caríssimas e extravagantes que promove quanto por declarações miltonwendianas , ou seja , POLÊMICAS , como a de que tinha uma criação de Nelsons Neds , ou seja , de ANÕES para trabalharem de garçons e de que possuía um escravo particular no Marrocos . Pois bem , há cerca de duas semanas atrás e como naquele momento este escriba estava sofrendo de uma terrível preguicite agudo-meningocócica-contagiosa e  fazendo a mesma coisa que um vereador de Joinville , ou seja , NADA , acabei assistindo uma entrevista  dele ( ABAIXO )  para o questionado , contestado e marmanjopeladonomusêudico  , ou seja , POLÊMICO humorista-empresário Danilo Gentili - PALMITO para os mais íntimos e chegados - no talk show apresentado por esse e , do cume de seus serradamantiquêiricos conhecimento e sabedoria revelou fatos e "causos " que certamente , em um futuro não muito distante , contribuirão para que a humanidade se torne mais justa , igualitária , sábia , reflexiva e fofurínica , ou seja , REPLETA DE PAZ E AMOR :
 
 ele revelou ter entrado de elefante em uma festa de aniversário ; que não vai a shoppings , agências bancárias e lojas ( praticamente todos os produtos adquiridos por ele são feitos sob encomenda ) ; que comprou e mais tarde revendeu um barco de preço inacessível a seres viventes , bípedes , racionais reles , mortais e pé-rapados para ninguém menos que Donald CABELO LARANJA Trump ; que era um aluno levado nos tempos de escola ; que nunca fez tchaca tchaca na butchaca com várias mulheres famosas , como a princesa Caroline do bilaudojapônico , ou seja , MINÚSCULO principado de Mônaco e como havia dito em uma entrevista ........enfim , essa foi uma entrevista enriquecedora e na qual o glorioso Chiquinho Scarpa ( ABAIXO ) TRANSBORDOU E  EJACULOU CULTURA ! Palhaçadas e futilidades à parte , eu fico imaginando se de repente esse cara fica PELADO .......
 
Obviamente não foi o que a sua cachoeirônica , ou seja , POLUÍDA cabecinha andou pensando : E se , de repente e sabe-se lá por qual motivo , ele perde tudo , RIGOROSAMENTE TUDO ( Eu não estou rogando uma praga para o cara ! ) e passa a viver como qualquer pobre , coitado , reles , pré-rapado e desnutrido - dinheirísticamente falando - ser vivente , bípede , racional da civilização ? ( Consta que há pouco tempo atrás o AVANTAJADO - dinheirísticamente falando - Chiquinho Scarpa queria vender a sua mansão por nelsonnédicos , ou seja , " MEÚDOS " 80 milhões de reais ......) . Bom , o glorioso PRÍNCIPE DE JOINVILLE teve o dissabor de passar por algo bem semelhante a isso .......( ÔÔÔÔPAAAA !!!! JÁ QUE ACABEI DE FALAR O NOME MÁGICO - JOINVILLE - AQUI VAI O REGISTRO FOGRÁFICO DE UMA DAS MAIORES DIVERSÕES DOS JOINVILENSES DE ANTIGAMENTE : UM PIC NIC NA REGIÃO DO RIO PIRAÍ ; A FOTO FOI TIRADA POR MESTRE FRITZ HOFMANN )
 
Na semana passada ( 18 de outubro )  , ou mais exatamente no texto " CARAAAAAAACA , VÉIO !!!!!! F..... ! " , este escriba chegou a comentar que em virtude de um levante popular ocorrido em 24 de fevereiro de 1848 o então rei da França - LUÍS FELIPE - não só foi destronado e tornou-se o mais novo desempregado daquele país e como ele e sua família - incluindo o príncipe ( ABAIXO , EM FOTO DE 1852 E EM UM MOMENTO FILOSÓFICO )  - tornaram-se também os mais novos sem-teto da França e , para não virar aquilo que se vende nos estádios de futebol , ou seja , CHURRASQUINHO , tiveram de fugir para a Inglaterra .
 
Como se não bastasse isso e embora não sendo um texto escrito pelo Diego Líbio Goetten ( Da série NÃO BOIE SEM ESTAR NADANDO : o dito cujo é um frequentador assíduo do Facebook e ao invés do português a maioria dos seus textos é escrita em língua própria , o DIEGUÊS ) , havia mais UM COMPLICADOR nessa história : o glorioso príncipe era agora pai de dois pimpolhos , FRANCISCA ( nascida em 15 de agosto de 1844 ) e PIERRE ( nascido em 4 de novembro de 1845 e que , a exemplo do pai , também seguiria a carreira militar ) , e , portanto , tinha mais duas bocas para alimentar ......(CALMA , CALMA : NÃO BEIJE E REZE PARA A FOTO ABAIXO ! ELE NÃO É JESUS CRISTO E SIM DIEGO LÍBIO GOETTEN )
 
Bom , se o glorioso príncipe ( ABAIXO ) e a família enfiaram a viola no saco - no bom sentido , é claro ! - e foram de mala e cuia rumo à Inglaterra então é porque obviamente o governo local ofereceu asilo à eles , certo ? A resposta tem a ver com aquela musiquinha do programa global CRIANÇA PILANTRANÇA , ops ! , "Criança Esperança " : " TER UM AMIGO / NA VIDA É TÃO BOM TER AMIGOS ....."
 
           Ele não era o Super Homem , o Capitão América , o Jaspion , o Homem Aranha ou o Chapolin Colorado mas acabou salvando a agora ex-família real francesa : tratava-se do então rei da Bélgica , LEOPOLDO I ( ABAIXO )  , que , por sinal , era cunhado do príncipe ( ele era casada com uma de suas irmãs mais velhas : Louisa d´Orleans ) . Ter um amigão , um "brother " , um "chapa " , um "irmão " , um " parceiro " ou qualquer outro nome que você aí do outro lado queira dar é outra coisa :
 
 após morar provisoriamente na residência de um ministro belga , conhecida como " Sheen House " e localizada nas proximidades de Londres , em 4 de março de 1848 o glorioso príncipe e a parentada acabaram mudando-se para uma residência em Claremont ( ABAIXO )  , um povoado vizinho a Londres . E que casa : ela é descrita como " nobre e severo casarão quadrangular no parque de velhas árvores e  rampas de relvados . Quatro grossas colunas se impunham no peristilo da fachada principal de Claremont , dominando a escadaria lançada a vista de um largo campo ......"
 
Aqui vai rapidamente uma curiosidade : embora não fosse o programa da Xuxa ou da Eliana , a criançada se encontrava e fazia a festa no salão dessa "humilde " residência - " mobiliado de damasco amarelo e listrado " - e entre esses pimpolhos estava um garotinho loiro chamado Louis Phillipe Marie Ferdinand Gaston d´Orleans ( ABAIXO ) , neto do agora ex-rei Luís Felipe e , portanto , sobrinho do príncipe . Certamente você está aí do outro lado perguntando : " BELEZA , MAS QUEM ERA ESSE MOLEQUE , Ô 'SEU ' ESCRIBA ? " .
 
Ele era ninguém mais ninguém menos do que o CONDE D ´EU ( 1842-1922 ) , marido da Princesa Isabel ( 1846-1921 ) , militar de carreira , comandante do Exército brasileiro na etapa final da Guerra do Paraguai ( 1864-1870 ) e que , diga-se de passagem , esteve em Joinville ( EIS MAIS UMA FOTO ANTIGA DE JOINVILLE : UM FLAGRANTE DO DESFILE COMEMORATIVO AOS 75 ANOS DE FUNDAÇÃO DA CIDADE , EM 1926 )  por duas vezes - em 1884 e 1921 e , por sinal , hospedou-se no então Palácio dos Príncipes , o hoje Museu Nacional de Imigração e Colonização - e hoje batiza uma formínica , ou seja , MINÚSCULA e conhecida rua no bairro Bucarein .......
 
Bom , voltando ao que interessa , lamentavelmente não há qualquer referência aos dois anos de exílio do príncipe no livro autobiográfico " VIEUX SOUVENIERS " , publicado em Paris em 1895 e a apenas 5 anos de seu falecimento ( o príncipe veio a falecer , vítima de tuberculose , em 17 de junho de 1900 e a pouco de menos de dois meses de completar 82 anos de idade ) . Pela ausência de informações em sua autobiografia , pela condição de membro da família real francesa e pela providencial ajuda do "brother " Leopoldo I talvez você esteja pensando que esse caboclo e sua parentagem estavam no maior bem bom e fazendo a mesma coisa que o Udo Doehler como prefeito , ou seja , RIGOROSAMENTE NADA ! Quem responderá será o próprio príncipe - em alma penada e assombração ( Vate retro ! Vate Retro ! Vate retro ! ) - e através do trecho de uma carta escrita por ele mesmo , portanto , FALA "SEU " PRÍNCIPE ( ABAIXO )  :
 
 " .....o começo do exílio ! Em Claremont os cuidados com o dinheiro são apertados . SE NÓS NÃO ENTREGARMOS UMA PARTE DE NOSSOS BENS , NÓS NÃO SABEMOS COMO SE NÓS TEREMOS PÃO . A Inglaterra me sufoca . Ela deveria pesar muito à 'Chica ' . Toda família estava reunida em Claremont ou arredores (....) " . TRADUZINDO : o glorioso príncipe ( ABAIXO ) e sua família estavam no MAIOR PERRENGUE , como todo pacato , reles , mortal e desnutrido - dinheirísticamente falando - ser vivente , bípede , racional da civilização !
 
Como diz uma , embora não sendo a torcida do Caxias de Joinville , ANTIGA frase popular , VÃO-SE OS ANÉIS FICAM-SE OS DEDOS : F......ERRADO E NÃO PAGO não restava outra alternativa ao glorioso príncipe se não a de vender as tais e famosas 25 léguas quadradas de terras ( ABAIXO , A FAMÍLIA MICHAELIS EM SUA RESIDÊNCIA NA RUA OTTO BOEHM ) que recebera de dote de casamento de outro bom e generosíssimo "brother " , o então imperador brasileiro DOM PEDRO II (  1825-1891 ) .
 
 Aí acabou PENETRANDO - no bom sentido , é claro ! - outro personagem nessa história : por sinal , hoje batiza uma importante via pública de Joinville e , como sou malvado e estou querendo fazendo mistério , deixarei o tema dessa prosa para semana que vem ! .......( ABAIXO , OUTRA FOTO DA FAMÍLIA MICHAELIS , DESSA VEZ NA PONTE SOBRE O RIO CUBATÃO , EM PIRABEIRABA E NA DÉCADA  DE 30 )
 
Enquanto você vai espremendo os vossos neurônios para saber que rua é essa vá curtindo e , principalmente , se espantando e se maravilhando com o vídeo do dia : um voo de PARATRIKE sobre o bairro Vila Nova . Ah , UMA ÚLTIMA INFORMAÇÃO ( ABAIXO , A ÚLTIMA FOTO : UMA REUNIÃO DE AMIGOS EM JOINVILLE ; A FOTO FOI TIRADA EM 1940 POR MESTRE FRITZ ) : consta que lá do além o próprio PRÍNCIPE DE JOINVILLE CURTIU O VÍDEO ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=l3Bv_tCQkgI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário