"O Museu Nacional da Imigração e Colonização de Joinville ( ABAIXO )
abre, nesta terça-feira (19), às 10 horas, a exposição ' O Uso do Desuso '. Os visitantes poderão conferir, até o dia 24, peças e demonstrações de tecelagem com materiais reaproveitáveis.
As peças, de autoria da professora Luciane Sell da Silva, das alunas de tecelagem da Casa da Cultura e das integrantes do projeto ' Mãos que Tecem ', estarão expostas de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábado e domingo, das 12 às 18 horas.
Segundo a coordenadora do museu, Maria Cristina Dias , ( ABAIXO )
a exposição é uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a tecelagem. ' Durante a exposição, as alunas do projeto estarão presentes, tecendo algumas peças Assim, os visitantes poderão acompanhar o processo de produção e conversar com elas ', conta.
Todas as peças que serão expostas são feitas com materiais reaproveitáveis, como sacolas plásticas, fios, calças jeans e tecido de guarda-chuva. ' São materiais que antes iriam para o lixo, e agora são transformados em novas peças ', explica a professora Luciane Sell.( ABAIXO )
Segundo ela, o intuito do trabalho é mostrar que a tecelagem
pode ser mais que decorativa. ' Muito mais que um tapete, uma bolsa ou um artigo para casa, a tecelagem também pode ser arte. Além disso, o trabalho também torna um material que inicialmente seria lixo em algo atraente, despertando a consciência sustentável ', pontua.
A exposição integra a programação de Joinville da 13ª Semana Nacional dos Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Este ano são mais de 4.570 eventos realizados em 609 municípios do país, sob o tema 'Museus para uma sociedade Sustentável'. "
FONTE : Site PORTAL JOINVILLE
Nenhum comentário:
Postar um comentário