Quem consultar algum mapa da Europa ou livro de Geografia fatalmente irá se deparar com um pedaço de continente cercado de um lado pelo mar Mediterrâneo e do outro pelo vasto oceano Atlântico , separado do resto do continente por uma cadeia de montanhas chamada de Montes Apeninos e que recebe o nome de PENÍNSULA IBÉRICA . Logo essa pessoa irá saber que essa península - onde estão a república de Portugal , o reino da Espanha e os minúsculos principado de Andorra e o território britânico de Gibraltar - além de ser o contato físico entre Europa e África , também tem animais encontrados no vizinho continente , como linces , raposas , águias-imperiais e abutres e um clima bem mais temperado do que o encontrado no resto do continente , com invernos não muito rigorosos ( com as exceções do norte da península e de regiões montanhosas ) e verões com temperaturas bastante elevadas . Saberá também que se trata de um região elevada , com grande número de serras , montanhas e planaltos , cortados por extensos vales , muitas vezes ocupados por quase intermináveis plantações de oliva e de uva . Também tem uma grande quantidade de rios , como o Guadiana , Guadalquivir , Tejo , Douro , Minho e Aragão . Se essa mesma pessoa for curiosa o suficiente , também irá se debruçar sobre um livro de história e verá que aquela região não se resume a ser apenas um pedaço de terra quase desgarrado do continente .........A começar pelo povo que deu origem ao seu nome : OS IBÉRIOS . Habitando , a princípio , uma das margens do rio EBRO , na atual Espanha , espalharam-se pela região e chegaram até a região sul da atual França . Povo brioso , guerreiro e de caráter firme , consta que ao serem crucificados , cantavam hinos de glória......
Após um longo período de resistência , os antigos romanos só conseguiram conquistar completamente a região em 218 antes de Cristo , quando assassinaram o valoroso VIRIATO , líder de um povo de origem celta conhecido como LUSO e de tão importante , alguns césares romanos chegaram a serem originários da região . Além dos romanos , uma infinidade de povos ocupou a região : fenícios , cartagineses , gregos , godos , ostrogodos , visigodos , suevos ,vândalos , celtas , judeus e árabes ( esses durante mais de 700 anos ) , criando um fascinante caldeirão cultural , presente principalmente na Espanha : as regiões da CATALUNHA e PAÍS BASCO , completamente distintas culturalmente e linguisticamente do resto do país , há séculos reivindicam independência . Naquela região há uma forte religiosidade , presente em maravilhosas e seculares igrejas e catedrais , em antigas procissões e rituais religiosos e no fato de vários papas e santos da Igreja Católica terem sido originários da região . A região também chegou a ser o centro do mundo : entre os séculos 15 e 16 , cientista e sábios dos mais variados pontos da Europa para lá se dirigiram . De lá partiram frágeis embarcações tripuladas por homens sedentos de fortuna , glória e poder e que - pela força das armas e da religião - conquistaram civilizações milenares de outros continentes, conquistando meio mundo . Revelaram ao mundo um continente - a AMÉRICA - e revolucionaram as maneiras de se navegar , fazer comércio e trouxeram novidades , dando início a algo que hoje chamamos de GLOBALIZAÇÃO . Na crônica de hoje , com jeito de guia de viagem , HILTON GORRESEN revela o seu lado cicerone e nos convida a uma viagem pela ESPANHA e PORTUGAL . Quer embarcar ? CONFIRA :
"Fazia tempo que não viajava . Na última vez o aeroporto de Guarulhos ainda era um campinho de aviação . ( ABAIXO , CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE GUARULHOS , OCORRIDA ENTRE 1980 E 1985 )
Hoje , os aeroportos das grandes capitais se transformaram em monstrengos , enormes e suntuosos , verdadeiros elefantes brancos . ( ABAIXO , AEROPORTO DE NATAL , CONSTRUÍDO PARA A COPA DE 2014 )
E o que o usuário ganha com isso ? Talvez a oportunidade de fazer um bom exercício . Andam-se quilômetros ( sem exagero ) para chegar ao local desejado . Em Madri ( ABAIXO , AEROPORTO DE BARAJAS ) é fácil pegar a passagem após o desembarque : basta andar alguns quilômetros , descer escadas e finalmente ......entrar num outro metrô que o levará a outro pavilhão .
Ao chegar á recepção de um hotel espanhol , a primeira coisa que perguntam é seu apelido . Não vá dizer Tripé , Pirulito ou Alemão . Eles querem saber seu sobrenome . Em Madri ( ABAIXO )
encontra-se gente de todos os países , até espanhóis . Há mulheres espanholas que se parecem com espanholas . Esbeltas , nariz adunco e cabelos puxados para trás .
No site do hotel em que ficaria no início havia inúmeras críticas , por isso já fui bastante preocupado . Não encontrei nenhum dos problemas citados . Provavelmente o gerente do hotel soube que eu iria me hospedar ali e tratou de deixar tudo em ordem . ( ABAIXO , HOTEL EM MADRI )
Mas não espere de atendentes de lojas , hotéis , ônibus , táxis e restaurantes a gentileza dos brasileiros . Falam rápido e com jeito de mau humor . É preciso pedir para 'hablar más despacito ' .
Se quiser comunicar-se com espanhóis , procure os velhinhos que se encontram sentados nos parques e estão dispostos a uma boa conversa .
Mas não adianta você falar , por exemplo , em ônibus , cartão , segunda-feira , tapete ou corredor , que o espanhol não entenderá . Fale autobus , tarjeta , lunes , alfombra ou passadilho .
Viajando por Espanha ou Portugal você encontrará muitas catedrais , mesquitas e mosteiros . Vistar uma catedral ou palácio português ( ABAIXO , PALÁCIO DE BELÉM , EM LISBOA )
é pagar para ver onde foi o ouro do Brasil .
No Porto , ( ABAIXO )
além do respectivo vinho , existe uma especialidade nacional ; tripas á moda do Porto .( ABAIXO )
Segundo eles , ir ao Porto sem experimentá-las é como ir à Roma e não ver o Papa . Convencido disso , sentei-me num pequeno restaurante á beira do rio Douro e mandei ver . Dentro de alguns minutos o atendente de mesa ( não o chame de moço nem de garçom )
veio com uma bela cambuca de dobradinha com feijão branco . Cá para nós : não gostei , a dobradinha tinha pouco molho e muita pimenta .
Mas qualquer problema se torna insignificante diante da imensidão de oliveiras e pinheiros andaluzes que circundam as estradas ,
os vales e montes ao redor do rio Douro , além da magnífica presença do rio Tejo . " ( ABAIXO )
Nenhum comentário:
Postar um comentário