"Fale baixo , por favor !
Se você estranhou o título desta crônica , exclame um 'ué ! ' em volume sussurrante , de preferência só em pensamento .Por mais que seja difícil manter um mínimo de silêncio em plena quinta-feira , podemos tentar alguns exercícios particulares . Hoje , caro leitor , prezada leitora , comemora-se o ' Dia do Silêncio ' .
Opa , melhor trocar o verbo :hoje é o 'Dia do Silêncio ' ; afinal , comemorar implica algumas ações barulhentas , tipo bater palmas , cantar , abrir garrafas de champanhe ......Então , nada de ruídos neste momento .
De onde saiu esse tal ' Dia do Silêncio ' , afinal ? Em pesquisa pelos sites de efemérides , confesso que não achei explicação . A origem se é que tem , perde-se nas areias do tempo . Nem fica claro que se a data comemorativa é mundial ou se é coisa cá de terras brasilianas . Na paradisíaca ilha indonésia de Bali , ( ABAIXO )
por exemplo , a efeméride em questão foi em 21 de março . E lá , pelo que li , eles levam a sério o ' Nyepi ' , o 'Dia do Silêncio ' .
Tudo para que , quase como um capítulo de ' Além da Imaginação ' . ( SÉRIE DE DOCUMENTÁRIOS A RESPEITO DE FATOS BIZARROS E EXIBIDOS NA TV DOS ESTADOS UNIDOS ENTRE 1959 E 1964 , FOTO ABAIXO )
Ninguém trabalha nem sai do veículo motorizado , fecham-se aeroporto, parques , teatros , restaurantes......Até as praias que dão fama ao lugar são interditadas . Rádio , TV , computador , se alguém liga , deve utilizar fone de ouvido . Apagam-se luzes , não se promovem festas ou reuniões . A voluntária lei do silêncio dura 24 horas , e só a polícia trabalha , ( ABAIXO , POLICIAIS DA INDONÉSIA )
atenta para que todos cumpram essa tradição hindu .
Na verdade , não importa muito conhecer a origem da data , pois esse tipo de ' comemoração ' é mais simbólico . Uma coisa é impor lei do silêncio numa idílica ilha do oceano Índico ,
onde o turismo é a principal fonte de renda . Bem mais complicado seria fazê - lo , para ficar só em nosso quintal , aqui em Joinville . ( ABAIXO , ENGARRAFAMENTO NA AVENIDA DOUTOR JOÃO COLIN )
Até mesmo num domingo , quando enfim cessa o interminável barulho do trânsito ali fora - moro no trevo da Benjamim coma Marquês - , sei que bem pertinho , na Embraco , ( ABAIXO , LINHA DE PRODUÇÃO DA EMBRACO )
na Tecnofibras ou na Schulz , tem gente trabalhando , ainda que momentos de crise imponham folgas , há máquinas incansáveis que não podem ser desligadas . Se eu precisar comprar alguma coisa , vou precisar enfrentar o burburinho do supermercado . Tendo jogo , junto minha voz ao alarido da torcida . ( ABAIXO , JEC X FIGUEIRENSE , PELA DECISÃO DO CAMPEONATO ESTADUAL )
Enfim , não há Dia do Silêncio que resista às exigências do mundo moderno .
Enfim , façamos uma comemoração particular , cada um do jeito que der . Alguns minutos de meditação , uma oração ,
até mesmo uma música suave , com um trompete solando o toque de silêncio . Pra ajudar , inspire-se nos versos da canção ' O Silêncio ' , do Titã Arnaldo Antunes : ( ABAIXO )
'.....o silêncio foia primeira coisa que existiu / um silêncio que ninguém ouviu / astro pelo céu em movimento / e o som do gelo derretendo/ o barulho do cabelo em crescimento / e a música do vento / e a matéria em decomposição / a barriga digerindo o pão / implosão de semente sob o chão / diamante nascendo do carvão ......' "
Nenhum comentário:
Postar um comentário