Por acaso , você já ouviu falar em uma cantora chamada TANITA TIKARAM ? É praticamente certo que não , mas uma de suas música com certeza você já ouviu .......Trata-se de CATEDRAL , música presente no disco de estréia da cantora , ANCIENT HEART , de 1988 , mas que só foi fazer sucesso em 1994 , na voz da então desconhecida ZÉLIA DUNCAN ( RENATO RUSSO ; o cantor LEANDRO , da dupla LEANDRO E LEONARDO e a banda gospel CATEDRAL também a regravaram ) e serviu para consolidar e impulsionar a carreira da cantora carioca , radicada em Brasília . O nosso homenageado de hoje não chegava ser um ilustre desconhecido , como era Zélia Duncan , e a música que o consagrou não foi um sucesso meteórico de algum cantor ou banda que logo caiu no esquecimento , como a cantora alemã , radicada na Inglaterra . Ao ouvir pela primeira vez a voz daquele cantor muitos americanos provavelmente provavelmente devem ter pensado tratar-se de algum cantor negro do Mississipi , do Alabama ou de qualquer outro Estado sulista e devem ter ficado ainda mais surpresos ao saberem que se tratava de um branco de olhos azuis e inglês ! A trajetória daquele surpreendente cantor começou em 1959 , aos 15 anos de idade : fortemente influenciado pelo blues , ele começou a cantar usando o nome artístico de VANCE ARNOLD e entre 1963 e 1969 foi vocalista das bandas THE AVENGERS e THE GREASE BAND ( nesse mesmo período , em 1968 , foi lançado o seu primeiro disco solo ) , mas foi nos Estados Unidos e mais especificamente no tradicional programa de TV THE ED SULLIVAN SHOW que ele passou a ser percebido , mas foi mesmo no histórico FESTIVAL DE WOODSTOCK , realizado em agosto de 1969 , que o mundo passaria a conhecer John Robert Cocker , ou simplesmente JOE COCKER .
E foi justamente a última música de sua apresentação que impressionaria a todos : WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS . A música havia sido gravada originalmente em 1967 pelos BEATLES e faz parte do antológico disco SARGENT PEPPERS , passou praticamente despercebida coube a Cocker dar nova vida e , principalmente , alma a ela ( a música acabou sendo tema do filme THE WONDERFUL YEARS ) . Naquele mesmo ano de 1969 Joe Cocker gravou um disco com o mesmo nome da música que o consagrou e no ano seguinte teria outro grande sucesso : THE LETTER ( trata-se de uma música gravada ao vivo e que faz parte da coletânea MAD DOGS AND ENGLISHMAN , lançada em 1970 ) . Embora tenha gravado 6 discos ao longo da década de 70 , emplacado sucessos como CRY ME A RIVER , SHE CAME TROUGHT THE BATHROOM WINDOW ( outra música originalmente gravada pelos Beatles ) e FEELIN ALLRIGHT e feito até um surpreendente e improvável dueto com o humorista norte-americano JOHN BELLUSHI ( 1949-1982 ) , algo não andava bem .......Afundado em quantidades cavalares de bebidas e drogas , Joe Cocker passaria por um período bastante crítico tanto em sua vida quanto em sua carreira . Já na década de 80 , maduro e coma cabeça no lugar , Cocker daria a volta por cima , em alto estilo .......Gravou ótimos discos , como SHEFFIELD STEEL ( 1982 ) , COCKER ( 1986 ) e UNCHAIN MY HEART ( 1987 ) e emplacou sucessos como UP WHERE WE BELONG ( música tema do filme A FORÇA DO DESTINO , protagonizado por RICHARD GERE ; trata-se de um dueto com a cantora JENNIFER WARNES , que já esteve aqui no ALAMEDA CULTURAL , dessa vez fazendo dueto com cantor norte-americano BILL MEDLEY ) , YOU ARE SO BEAUTIFUL , WHEN THE NIGHT COMES , UNCHAIN MY HEART , DON ´T YOU LOVE ME ANYMORE e , principalmente YOU CAN LEAVE YOUR HAT ON ( música presente no filme NOVE E MEIA SEMANAS DE AMOR , de 1986 ; aliás quem não se lembra da cena do strip tease da estonteante KIM BASSINGER tendo essa música o fundo ? ) .
Já a década de 90 não chegou a ser tão brilhante quanto a anterior , em compensação nos anos 2000 o cantor teve como destaques a música NEVER TEAR US APART ( originalmente gravada pela banda australiana INXS ) e uma participação no filme-musical ACROSS THE UNIVERSE , cantando outra música dos Beatles : COME TOGETHER . Em 2012 ele gravou aquele que seria o seu vigésimo oitavo disco : FIRE IT UP . Infelizmente também acabou sendo o último .........Às vésperas do Natal de 2014 , mais precisamente em 22 de dezembro , o longo show de sua vida e que já durava 70 anos ( nasceu na cidade de Sheffield em 20 de maio de 1944 ) chegava ao fim ........Joe Cocker falecia , vítima de câncer no pulmão , na pátria que adotou - os Estados Unidos , mais precisamente na cidade de Crowford ( Estado do Colorado ) . Além da voz poderosa , Cocker era um dos raros cantores a se entregar de corpo e alma a música ( algo praticamente ausente nos cantores de hoje , se é que merecem serem chamados de cantores ) que estava cantando , tanto na intensidade dos shows quanto na frieza dos estúdios . É o que você verá no clipe desta semana , da música DON ´T YOU LOVE ME ANYMORE , de 1986 . BELA OPORTUNIDADE DE MATAR A SAUDADE DA VOZ DE OURO DESSE ROQUEIRO E BLUESMAN CHAMADO JOE COCKER !
Nenhum comentário:
Postar um comentário