quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ofensas

Imagine que ao invés de estar lendo estas mal escritas linhas você esteja neste exato momento lendo algum jornal ou revista , vendo televisão ou acessando algum outro blog ou site e , de repente , você vê a foto de algum político notoriamente corrupto  ou passa a ter conhecimento de algum caso de corrupção e farra com o dinheiro público.......Imagine agora outra situação : o seu time não está jogando rigorosamente nada , está perdendo o jogo e vai muito mal no campeonato ( o JEC que o diga ....) . E agora uma situação mais extrema : você está naquele dia em que tudo está dando errado , você acabou de perder o emprego , soube que seu filho tem uma grave doença e que seu marido ou esposa lhe abandonou........Como é da natureza humana desabafar , extravasar os sentimentos , a tendência é que você , nas hipotéticas situações que acabamos de descrever , diga um sonoro e "cabeludo " palavrão ! Gramaticamente eles são classificados como gírias , mas na prática são os "bandidos " da língua portuguesa : experimente dizer um palavrão na presença de algum desconhecido ou xingar alguém com eles .....na melhor das hipóteses você será taxado de mal educado , ignorante ou grosso .....São as típicas palavras que mesmo existindo na língua portuguesa ninguém gosta de pronunciar e que só o faz por desabafo . A história dos palavrões é muito mais antiga do que se imagina : já no século 18 o português MANUEL JOSÉ DE PAIVA escreveu um dicionário de gírias , e que incluía expressões chulas ou de baixo calão , tendo o título de INFERMIDADES DA LÍNGUA .......Infermidades ? É que o autor quis se referir ao termo INFIRMITAS , presente no latim ( hoje uma língua morta e que deu origem às línguas italiana , portuguesa , espanhola , francesa , romena e ainda a termos presentes a outras línguas , como o alemão e o inglês ) e que significa FRAQUEZA .

    GILBERTO FREYRE ( 1900-1987 ) , um dos maiores historiadores brasileiros e autor do clássico livro CASA GRANDE E SENZALA , publicado em 1933 , durante a pesquisa para esse e ao consultar os relatos do tribunal da INQUISIÇÃO se deparou com inúmeras pérolas como a de pessoas que foram condenadas por " jurarem pelos pentelhos ( ! ) da Virgem ".......Um palavrão , relacionado ao órgão sexual masculino , tem origem no termo , do latim , CARACULUM ( certamente já deu para perceber que palavrão é ) e significa ESTACA . Aliás , na época das grandes navegações - séculos 15 e 16 - quem cometia alguma infração tinha como uma das punições dormir no alto da gávea do navio , um local exposto , e surgiu daí a expressão CASA DO CARACULUM . Portanto o primeiro navegador da expedição de Cabral a avistar o Brasil estava na "casa do caraculum ".......Engana-se quem pensa que as chamadas expressões chulas são algo característico da língua portuguesa : o português , com seus 3.000 termos obscenos ( ! ) perde , e de longe , para o espanhol , o italiano , francês , o inglês e o alemão , tendo cada um deles 9.000 termos obscenos , o que deixaria a impagável DERCY GONÇALVES ( 1907-2008 ) , uma notória "boca suja " com muita inveja ! Na crônica de hoje , o irreverente HILTON GORRESEN ensina como xingar alguém com classe ......certeza de boas risadas ! CONFIRA :

"Este mundo anda muito violento . Veja no trânsito : motoristas não têm mais paciência ,



qualquer deslize do próximo lá vem com xingamentos ,



insultos , buzinaços . Então o próximo ,mesmo um pouco afastado , faz um gesto obsceno , insultuoso , e começa a briga ,



 muitas vezes com fim trágico . Soube , através da internet , de um caso em que os pedestres agrediram o motorista . Com certeza , na origem desse feio procedimento estava algum dos nomes tabu do nosso dicionário .

  Para que utilizar palavras ofensivas se você pode se valer de termos mais comportados e charmosos , obtendo o mesmo resultado ?

  Por exemplo , se o motorista lhe corta a frente , em vez dos costumeiros 'elogios ' , exclame simplesmente : Hebdomadário ! ( SIGNIFICA UMA PUBLICAÇÃO SEMANAL , ABAIXO O SATÍRICO E POLÊMICO JORNAL FRANCÊS CHARLIE HEBDO )



Ele não saberá o significado disso e se considerará devidamente insultado . E poderá responder -lhe indignado : Vi chulear no proscênio ! ( PESSOA NO ALCO , ABAIXO )



  Quando você se demora um pouco diante do sinaleiro aberto e o nervoso motorista de traz lhe aplica uma contundente buzinada  , coloque a cabeça para fora da janela e grite : Alabastro ! Nicéforo !



  Se um 'descuidado ' passar com com o veículo sobre uma poça d ´água e lhe der um banho , contenha aquele termo cabeludo que lhe aflora à garganta e exclame , com cara de poucos amigos : Quiropata ! ( ADIVINHO , ABAIXO ) Selenita !



  Quando jovem ,a gente se divertia gritando para os que passavam de carro : Tomate cru ! Se entendessem outra coisa , não tínhamos culpa .



  A vantagem desse procedimento é que se você for processado pode alegar que os termos que foram proferidos não estão na categoria dos insultos , muito pelo contrário . Ninguém pode lhe condenar por taxar seu desafeto de apedeuta , lutulento , sorumbático , iconoclasta , ludopédio , rocinante , assindético , exafórico , e outros .



 O juiz pergunta á furiosa vítima :



- Qual a ofensa que o réu lhe dirigiu ?

- Ele me chamou de almocreve ( CONDUTOR DE MULAS , ABAIXO ) , Excelência !



 O nobre magistrado , que já leu uma obra de Machado de Assis ( ABAIXO ) , dará uma gostosa risada .



- Minha senhora , de que modo o réu lhe assediou  sexualmente ?

- O sem-vergonha me chamou de furibunda .(  FURIOSA , ABAIXO )



 Alguns desses termos - como intimorato , taumaturgo , panegírico , calipígia - ainda são elogios . Uma jovem calipígia nunca se poderá se considerar tremebunda , seja qual for o significado que dê a esta última palavra .



  O que vale é a intenção , muitos dizem . Você estará exercendo seu sagrado direito de xingar os que lhe desagradam , de modo culto e refinado , e ficará a salvo das sanções legais e persecultórias ( isto sim que é palavrão ) que poderiam cair sobre sua cabeça . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário